Momento Turismo

5 praias próximas de São Paulo para quem quer fugir da muvuca

Publicado

source

Durante os meses quentes do ano, as praias mais famosas do litoral brasileiro ficam lotadas de turistas nacionais e estrangeiros. É nessas horas que explorar algumas praias pouco conhecidas  próximas da cidade de São Paulo podem ajudá-lo a unir o útil ao agradável.

Pôr do Sol na Praia de Massaguaçu arrow-options
Reprodução/Twitter/BrunoCotrimS

O litoral de SP está repleto de praias secretas para você descobrir e relaxar durante o final de semana

Assim, você conseguirá descansar ao sol e se refrescar num lugar mais tranquilo sem precisar gastar mais tempo e dinheiro procurando destinos em outros cantos do país ou até mesmo fora dele.

“Durante as férias de dezembro e janeiro, altíssima temporada, quem quer sossego na praia deve procurar as mais afastadas e selvagens, de preferência com menos estrutura de alimentação e acesso por trilhas”, aconselha Eduardo Martins, diretor nacional do buscador de viagens Viajala.com.br.

E para ajudá-lo a escolher as melhores praias secretas do litoral de SP acordo com as suas preferências, sem ter que viajar mais de 220 km, o iG Turismo separou, com as sugestões do Viajala.com.br, cinco destinos que valem a pena ficar de olho.

5 praias secretas no litoral de SP para passar o verão

Para esta lista, as praias estão em ordem de proximidade com a capital paulista, embora todas fiquem perto o suficiente para um bate e volta ou uma viagem num feriado prolongado. As distâncias foram baseadas no trajeto de carro mais curto sugerido pelo Google Maps.

  1. Praia de Itaguaré, Bertioga – 115 km de São Paulo
  2. Praia Preta, Guarujá – 116 km de São Paulo
  3. Praia Brava de Guaecá, São Sebastião – 135 km de São Paulo
  4. Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba – 186 km de São Paulo
  5. Ilha do Cardoso, Cananéia – 215 km de São Paulo

Ao final da lista, você poderá votar numa enquete para eleger qual das praias mais gostou (ou gostaria) de visitar, então não deixe de conferir o que cada uma delas tem a oferecer.

1. Praia de Itaguaré, Bertioga – 115 km de São Paulo

Turistas descansando na areia da Praia de Itaguaré arrow-options
Reprodução/Flickr/BERTIOGA TURISMO

Praias secretas em SP: a Praia de Itaguaré fica a meros 115 km da capital paulista, sendo ideal para praticar surfe

Localizada no litoral norte de São Paulo, a Praia de Itaguaré, em Bertioga, é quase deserta. Segundo o Viajala, suas águas cristalinas e agitadas, ideais pela prática de surfe, são protegidas pelo Parque Estadual Restinga de Bertioga, um dos últimos pontos de Mata Atlântica preservada.

O encontro das águas do Rio Itaguaré também atrai turistas a procura de um retiro litorâneo mais rústico e distante do agito das praias mais movimentadas. De 205 avaliações no TripAdvisor, Itaguaré recebeu excelente de ⅔ (67%) dos usuários.

Leia mais:  Cidade dos EUA ganha estátua de "cocô gigante" para turistas tirarem fotos

Para chegar nela, a cerca de 50 metros da Rod. Rio-Santos, basta entrar pela Riviera de São Lourenço e caminhar até o final da praia, pegando uma trilha de 5 minutos.

Leia também: 15 passeios bate e volta saindo de São Paulo

2. Praia Preta, Guarujá – 116 km de São Paulo

Rochas na Praia Preta arrow-options
Reprodução/Twitter/turpaulista

Praias secretas em SP: a Praia Preta, no Guarujá, tem uma areia mais escura e densa, boa para um descanso sob o sol

A Praia Preta do Guarujá pode ser acessada de duas maneiras: por trilha a partir da Praia Branca ou então de barco, passando pelo pontão de Bertioga. Chegando lá, você irá se deparar com 200 metros de areia escura e densa cercados por Mata Atlântica.

Bem como a primeira das praias secretas, a Praia Preta é outro ponto ideal do litoral de São Paulo para a prática de surfe. Mas não se engane com o mar agitado: ela também é perfeita para quem quer um pouco de paz e tranquilidade.

Segundo o Viajala, uma forma de aproveitar um momento de serenidade na Praia Preta durante seu bate e volta ou feriado é caminhando por 30 minutos na trilha do Camburizinho até chegar num rio com cachoeira.

Leia também: Conheça o melhor de Guarujá em 9 dicas

3. Praia Brava de Guaecá, São Sebastião – 135 km de São Paulo

Praia de Guaecá durante o pôr do Sol arrow-options
Reprodução/Flickr/Dani Chagas 2010

Praias secretas em SP: é preciso percorrer uma trilha de 1h de duração para chegar à Praia Brava de Guaecá

Voltando para o litoral norte de São Paulo, a Praia Brava de Guaecá, a 15 minutos do centro de São Sebastião traz um aspecto caribenho para a lista, com águas cristalinas e areia esbranquiçada.

Além das tartarugas que costumam visitar o local, outro atrativo dela é a piscina natural que se forma no final da praia. E, apesar da proximidade geográfica com a cidade, é preciso percorrer uma trilha de 1h para chegar nesta praia, então vá preparado para a aventura, tanto para a chegada como para a partida.

“Ao visitar praias selvagens é ainda mais importante ter em mente a conservação do local, evitando usar canudos e sacos plásticos e levando sempre o seu lixo embora com você”, alerta o diretor do Viajala.

Leia também: Veja o que Maresias tem para você em um bate e volta

Leia mais:  Polêmica no mar! Casal alemão é expulso de cruzeiro por "sexo barulhento"

4. Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba – 186 km de São Paulo

Coqueiro na Praia de Massaguaçu, em Caraguatatuba arrow-options
Reprodução/Flickr/Beatriz Helena Martins

Praias secretas em SP: a Praia de Massaguaçu é ideal para o surfe e tem trechos rústicos ao longo de sua extensão

De todas as praias paradisíacas da lista, a de Massaguaçu é a mais popular no TripAdvisor, com 527 avaliações e nota 4 de 5 no geral. Segundo o buscador de viagens, ela é voltada para os aventureiros, com uma extensa faixa de areia grossa banhada por mar revolto, ideal para o surfe.

Caso queira apenas descansar sob a luz do sol durante o seu bate e volta, a areia, apesar de grossa, é bastante limpa e ainda preserva o jundu, espécie de vegetação rasteira típica da zona costeira no litoral de SP. Você também poderá, se der sorte, avistar golfinhos e baleias por lá.

Além de suas atrações naturais também conta com uma estrutura um pouco melhor que a das outras praias secretas da lista, oferecendo restaurantes e hotéis em seu trecho inicial. Portanto, para ter uma experiência mais rústica, procure por pontos mais distantes.

Mas como faz para chegar até a Praia de Massaguaçu? Diferentemente das outras praias da lista, ela não irá exigir de você uma caminhada por longas trilhas. Mas você precisará viajar ao menos 8 km saindo do centro de Caraguatatuba rumo a Ubatuba para chegar nela.

Leia também: 6 dicas do que não fazer em Caraguatatuba e Ubatuba

5. Ilha do Cardoso, Cananéia – 215 km de São Paulo

Praia na Ilha do Cardoso arrow-options
Reprodução/Twitter/SamCowie84

Praias secretas em SP: além das praias reclusas, a Praia do Cardoso oferece trilhas, cachoeiras e rios para explorar

Outra sugestão do Viajala para relaxar num lugar isolado do litoral de SP é a Ilha do Cardoso, no município de Cananéia. Devido ao acesso mais complicado – você terá de escolher entre embarcações que levam 1 ou 3 horas para chegar na ilha -, este talvez não seja o destino ideal para um bate e volta, mas sim para uma viagem mais extensa, na qual você também aproveite o que Cananéia tem para oferece .

Segundo o Viajala, o preço varia tanto de acordo com a velocidade e o tipo da embarcação como de acordo com a lotação máxima. Então se for para lá, reserve uma quantia entre R$ 150 e R$ 600 para a contratação do transporte.

Chegando lá, contudo, o gasto com as embarcações é compensado coberta por mata nativa em 90% de seu território e várias dunas, praias, piscinas naturais e cachoeiras para você explorar.

A biodiversidade terrestre e marítima é outro destaque local, sendo que o boto-cinza é um visitante relativamente frequente das águas que margeiam a Ilha do Cardoso.

Qual das praias secretas você mais gostou?

Agora, o iG Turismo gostaria de saber a sua opinião: você já foi a alguma dessas praias? Se sim, qual a melhor delas? Se não, qual mais gostaria de conhecer? Deixe seu voto na enquete abaixo:

Leia também: 10 praias de São Paulo para aproveitar ao máximo seu feriado de 3 dias

E lembre-se que não faltam praias secretas no litoral paulista, então fique de olho no mapa. Vai que você encontra um novo destino para passar o final de semana sem ter de comprometer seu orçamento e seu cronograma com uma viagem para longe.

Fonte: IG Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Momento Turismo

Muito além do buffet e fast food! Veja opções para comer muito bem nos cruzeiros

Publicado

source

Comer bem é uma prioridade nas suas viagens? Se sim, os cruzeiros também podem ser uma opção para vivenciar uma experiência gastronômica inesquecível. Engana-se quem pensa que a viagem de navio se resume a buffet e fast food . Também é possível aproveitar pratos refinados em alto mar.

Leia também: Brasil recebe cruzeiro com espetáculos do Cirque du Soleil a bordo em 2020

restaurante no navio arrow-options
Divulgação

Restaurante Ocean Cay by Ramón Freixa no MSC Seaview que oferece pratos sofisticados de peixe e frutos do mar

Muitos navios têm restaurantes com chefs renomados e pratos exclusivos. Selecionamos o que há de melhor em três companhias marítimas para quem faz questão de comer bem durante a viagem a bordo de um cruzeiro . Com pratos típicos da França, Itália, Espanha e países do Oriente, são opções para todos os gostos.

Confira alguns restaurantes disponíveis nas companhias MSC Cruzeiros, Oceania Cruises e Costa Cruzeiros:

MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros tem parceria com chefs renomados de diferentes países, o que permite aos passageiros desfrutarem de pratos exclusivos em restaurantes além do buffet.  O serviço é à parte do pacote e todos exigem reserva.

Ocean Cay by Ramón Freixa

ramon freixa arrow-options
Divulgação

Ramón Freixa é o renomado chef espanhol que comanda o restaurante do MSC Seaviw

Ramón Freixa , chef espanhol com duas estrelas Michelin, está no comando do “Ocean Cay by Ramón Freixa” a bordo do MSC Seaviw. O restaurante oferece pratos sofisticados de peixes e frutos do mar que misturam a tradição e a vanguarda da essência mediterrânea. O chef é conhecido por apresentar uma culinária ousada e inovadora. Vale experimentar! 

HOLA! Tapas Bar

restaurante arrow-options
Divulgação

Restaurante espanhol HOLA! Tapas Bar no MSC Bellissima

Presente no MSC Meraviglia e no MSC Bellissima, o restaurante “HOLA! Tapas Bar” apresenta pratos tradicionais da culinária da Espanha. O hóspede pode provar aperitivos para compartilhar, refeições completas e ainda degustar um bom vinho espanhol. A tortilla e o creme catalão são destaque no menu. 

Leia mais:  Tire as crianças de casa no feriado: 9 passeios pertinho da capital paulista

L’Atelier Bistrot

restaurante arrow-options
Divulgação

L’Atelier Bistrot, restaurante tradicional francês, no MSC Seaview

Para quem quer desfrutar de um restaurante sofisticado e tradicional francês, o “L’Atelier Bistrot” é uma ótima opção. A bordo do MSC Seaview e MSC Bellissima, oferece pratos tradicionais franceses como Escargots e Foie Gras, além de aperitivos, queijos e outros pratos principais. Também é possível tomar um café da manhã ao estilo parisiense, com um puro croissant com manteiga e café au lait. 

Leia também: Cruzeiro volta ao mundo: opções e como se organizar para viajar mais de 100 dias

Oceania Cruises

A Oceania Cruises tem um diferencial interessante: não existem bufês nos navios da companhia. Todos os restaurantes tem serviço de mesa e não há custo adicional. 

Jacques

restaurante arrow-options
Divulgação

Restaurante Jacques, dos navios Marina e Riviera da Oceania Cruises

Os amantes da gastronomia francesa vão se interessar pelo “Jacques”. O restaurante está presente nos navios Marina e Riviera com um projeto arquitetônico que lembra um bistrô parisiense. O menu oferece clássicos franceses reinterpretados pelo Master Chef Pépin. É necessário reservar.

Red ginger

restaurante arrow-options
Divulgação

Restaurante de culinária asiática Red Ginger, decorado de acordo com o feng shui

A culinária asiática também tem espaço nos navios Marina, Riviera e Sirena. O “Red Ginger” é um ambiente tranquilo decorado com base no feng shui que apresenta interpretações contemporâneas de clássicos asiáticos. É possível provar uma salada de pato assado apimentado e melancia com castanha de caju, hortelã e manjericão tailandês, por exemplo. Ou um penang de carne malaio com arroz de coco e paratha rôti. É preciso fazer reserva.

Leia mais:  Espírito natalino chegou! 5 cidades onde já é Natal em novembro

Toscana

restaurante arrow-options
Divulgação

Restaurante Toscana, com pratos italianos

A culinária típica da região da Toscana pode ser apreciada a bordo do Marina, Riviera, Regatta, Insignia e do Nautica no restaurante que leva o mesmo nome.

Com a intenção de resgatar as receitas tradicionais de família, o menu oferece o clássico jantar antepastos quentes ou frios, sopa, macarrão ou risoto, salada e prato principal. É possível saborear pratos como carpaccio de polvo, lasanha e ossobuco à milanesa.

Apresentados em louça Versace elegante e personalizada, os pratos são  preparados como se fossem obras-primas exemplificam a essência da Toscana e celebram a paixão da Itália pela culinária.

Também é preciso fazer reserva por aqui.

Leia também: Costa Cruzeiros abre vendas para nova temporada na América do Sul

Costa Cruzeiros

Para quem gosta de comer bem no  cruzeiro , a Costa Cruzeiros também apresenta opções.

Pizzeria Pummid’oro

chef preparando pizza arrow-options
Divulgação

As pizzas da Pizzeria Pummid’oro são feitas com ingredientes de alta qualidade e massa de fermentação lenta

Imagina comer uma pizza tipicamente italiana em alto mar? A frota da Costa Cruzeiros tem a bordo a “Pizzeria Pummid’oro”, que prepara 14 sabores de pizza com ingredientes de primeira qualidade e fermentação lenta.

Os destaques são as clássicas Margherita, Napolitana e Quattro Stagioni (uma pizza típica da Itália dividida em quatro partes, em que cada uma leva ingredientes que representam uma estação do ano). Para acompanhar, vinho ou chopp. O serviço não está incluso no pacote. É preciso fazer reserva.

Teppanyaki

restaurante arrow-options
Divulgação

Teppanyaki no navio Costa Diadema

O restaurante “Teppanyaki” oferece um jantar oriental interativo, onde um chef asiático fica ao centro de uma mesa comunitária com capacidade para 15 pessoas preparando os pratos. É um verdadeiro show de acrobacia. Existem três opções no cardápio: um jantar clássico, um mais sofisticado e uma versão vegetariana.

Também é preciso pagar a parte e os valores variam entre 27 e 34 euros, e o local exige reserva. Está disponível no navio Costa Diadema e estará também no Costa Smeralda que inaugura em dezembro deste ano

Ristorante LAB

No novo navio da companhia, o Costa Smeralda, que será inaugurado em 21 de dezembro, apresentará uma experiência completamente diferente. Os passageiros poderão colocar a mão na massa e preparar um prato para família e amigos sob a supervisão de um chef. Será preciso fazer reserva e o programa também não está incluso no pacote.

Fonte: IG Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Turismo

Estadia deliciosa! Você já pode se hospedar em uma casa feita totalmente de doce

Publicado

source

O filme João e Maria sempre encantou crianças e adultos pela casa feita de doces no meio da floresta. Porém, parece que a ficção virou realidade e agora é possível se hospedar numa dessas casas em Londres, na Inglaterra.

Leia também: Museu da Vagina está aberto em Londres; veja fotos do espaço

casa doce arrow-options
Divulgação

A Casa Doce do Booking.com estará disponível para hospedagem em 18 e 19 de dezembro, em Londres

A oportunidade de dormir na Candy Cane House é oferecida pela Booking.com para os dias 18 e 19 de dezembro deste ano. A Casa Doce pode receber até duas pessoas em cada uma das diárias disponíveis. Os hóspedes ficarão em meio a docinhos, chocolates, biscoitos e outras delícias.

A construção localizada no bairro Soho tem janelas que imitam bengalas de açúcar e uma fachada decorada com açúcar de confeiteiro e neve. Uma árvore de Natal feita de algodão doce encanta a parte interna e, já que não pode comer as paredes, os hóspedes ganharão uma cestinha de cortesia com diversos produtos da marca Candy Lounge.

Leia mais:  Paraíso tranquilo: 10 praias em Florianópolis para fugir do agito

“O Natal é uma daquelas épocas do ano em que amamos dar uma escapada da dieta. Estamos animados em oferecer aos nossos clientes a mais doce de nossas acomodações! Ela é perfeita para quem quer se mimar – e mimar uma pessoa querida – em uma experiência inesquecível”, comenta o gerente regional da Booking.com, Ryan Pearson.

Veja fotos da acomodação:

banheiro arrow-options
Divulgação

Banheiro da Casa Doce, em Londres

doce arrow-options
Divulgação

O quarto da Casa Doce tem pinhas de chocolate e um despertador feito de pão de mel

casa arrow-options
Divulgação

Uma tábua de queijos aguarda os visitantes na cozinha, acompanhada de uma variedade de balinhas de goma retrô.

Leia também: 5 pontos turísticos imperdíveis para visitar em Londres, na Inglaterra

Uma diária na casa doce de Londres custa 99 euros (R$ 545). As duas reservas estarão disponíveis a partir do dia 09 de dezembro as 07h, horário de Brasília.

Fonte: IG Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana