A partir desta segunda-feira, 5 de maio, tem início em Sinop a semana de encontros literários do projeto sociocultural “Lê Pra Mim?”, que incentiva a leitura de livros infantis para crianças de 4 a 10 anos. Esta será a primeira edição do projeto no município, com atividades programadas em cinco escolas da rede municipal de ensino.
Criado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, da Associação Cultural Somar Ideias, o projeto existe desde 2010 e já foi realizado em 24 cidades brasileiras, somando 44 edições. A proposta é simples e poderosa: estimular o hábito da leitura desde a infância, por meio da escuta de histórias infantis lidas por convidados especiais.
Nesta edição, o “Lê Pra Mim?” contará com a presença de personalidades conhecidas nacionalmente, como os atores Lucinha Lins e Rodrigo Fagundes, além de nomes locais como as escritoras Maria da Paz Sabino e Jaqueline Diel, o jornalista Alessandro Gomes, entre outros.
As atividades acontecerão em dois períodos: às 9h30 da manhã e às 14h30 da tarde, começando pela EMEI Alvorada (segunda-feira, 5). A programação continua na EMEB Profª Shieley da Costa Fortuna (terça-feira, 6), EMEB Ana Cristina de Sena (quarta-feira, 7), EMEI Neuza Nadir Fuzinatto Graf (quinta-feira, 8) e se encerra na EMEB Armando Dias (sexta-feira, 9).
Durante os encontros, dois livros infantis serão lidos em cada sessão. Os convidados também compartilharão suas experiências de vida com os alunos, promovendo não só o incentivo à leitura, mas também à valorização da trajetória pessoal e cultural. Ao final de cada encontro, as crianças receberão exemplares de livros infantis como forma de estimular a continuidade do hábito da leitura em casa.
A secretária de Educação de Sinop, Salete Rodrigues, destacou a importância do projeto:
“Será uma alegria receber o projeto Lê pra Mim nas nossas escolas e proporcionar mais um momento de estímulo à leitura com os alunos. Será uma oportunidade de reforçar para eles o quanto a leitura é importante e o tanto que ela pode ser divertida e empolgante.”
Com foco na inclusão, todas as sessões terão tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, o projeto oferece capacitações em vídeo para professores, com técnicas de “Pós-Leitura”, e oficinas online para pais e funcionários, ampliando o alcance e impacto da iniciativa dentro e fora das salas de aula.





























