A Polícia Civil intensificou o combate aos crimes patrimoniais com ações estratégicas e rigor investigativo, em 2025. Ao longo do ano, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) executou 46 diligências operacionais e seis operações de grande escala, alcançando 99 alvos na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande (Cuiabá e Várzea Grande).
Do total de alvos, 27 foram cumpridos no âmbito de operações estruturadas, enquanto outros 72 resultaram de ações diretas decorrentes de investigações em curso, evidenciando a elevada capacidade operacional e a efetividade do trabalho desenvolvido pela unidade especializada.
Os resultados refletem a atuação efetiva da Polícia Civil, por meio da Derfva, que tem intensificado o trabalho investigativo no combate aos crimes de roubo e furto de veículos, com foco na apuração qualificada, análise de dados criminais e desenvolvimento de ações coordenadas voltadas à repressão desses delitos e à desarticulação de grupos criminosos.
De acordo com o delegado titular da Derfva, Guilherme Bertoli, os números demonstram a efetividade das estratégias adotadas pela unidade especializada.
“As ações desenvolvidas pela delegacia são pautadas em investigações técnicas e coordenadas, que têm possibilitado a identificação de suspeitos, a realização de prisões e a repressão qualificada a esse tipo de crime, impactando diretamente na redução dos índices de roubo e furto de veículos na região metropolitana”, destacou.
A atuação da Derfva envolve ainda o cumprimento de mandados judiciais, identificação de receptadores, desarticulação de associações criminosas e monitoramento contínuo das ocorrências, contribuindo para a coibição de novas práticas criminosas e para o fortalecimento da segurança pública.
Fonte: Governo MT – MT
































