O suplente de Deputado Xuxu Dal Molin (PL) afirmou que uma possível mudança nos planos eleitorais de Damiani, atualmente cotado para disputar vaga a estadual pelo MDB, pode alterar o cenário político regional e viabilizar vagas na esfera estadual e federal.
A parceria entre Damiani e Xuxu Dal Molin estão bem adiantadas, conforme divulgação nas redes sociais. Em publicação no Instagram, Damiani afirmou que a conversa tratou do futuro de Mato Grosso e “das necessidades da nossa gente”.
Nos bastidores, Xuxu confirmou que discutiu com Damiani a possibilidade de o comunicador disputar uma vaga para Deputado Federal em vez de concorrer novamente à Assembleia Legislativa.
“Discutimos a possibilidade dele vir a federal, uma atitude de grandeza política, de visão estratégica, a mesma que no passado Xuxu Dal Molin já fez por 4 vezes. Já abri mão de disputar eleições justamente para somar em um projeto maior”, comentou ao falar sobre a representatividade Estadual e Federal do Médio Norte.
“Com menos divisão de votos, as chances que nós vamos ter de chegar à Assembleia são muito grandes”, explica Dal Molin ao comentar o coeficiente eleitoral dos partidos em Mato Grosso, “inclusive a legenda do PL também ajudaria muito”, complementou.
Na avaliação do parlamentar, a discussão passa principalmente pelo cálculo partidário e pelo peso das chapas nas eleições proporcionais.
Ele afirmou que o MDB, partido de Damiani, atualmente possui uma disputa mais equilibrada para deputado federal uma vez que não tem nenhum Deputado com mandato.
“O MDB hoje não tem nenhum deputado federal dentro do partido. Então todos teriam chances de chegar”, declarou.
Já Damiani, em entrevista recente ao apresentador Toninho de Souza, disse que não descarta abrir mão da pré-candidatura a deputado estadual, caso isso contribua para ampliar a representatividade política da região:
“Se Sorriso quer ter deputado estadual e deputado federal, eu não tenho problema nenhum em abrir mão da pré-candidatura de deputado estadual e vir como pré-candidato a deputado federal por Sorriso e por toda a nossa região”.
Damiani ainda argumentou que “tem legenda que nós sabemos que com 30 mil votos você não vai chegar lá”.
Durante a conversa, Xuxu ainda criticou o que considera baixa representatividade política do Médio Norte na Assembleia Legislativa, apesar da força econômica da região.
“Nós estamos falando de uma região com mais de 600 mil habitantes e a maior força econômica do estado”, afirmou.
As conversas e da aproximação pública entre os dois, vão se intensificar agora, possibilitando chances reais de vitória nas eleições de 4 de outubro de 2026.




























