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A muito especial Yamaha MT-07 do Rafael Paschoalin

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Rafael Paschoalin me passando informações sobre a sua Yamaha MT-07 especial

Certamente já contei muito sobre a Yamaha MT-07. Já disse que é uma funbike das mais divertidas, leve e super ágil, com entrega de potência na medida certa, além de ter um visual bastante agressivo. E que a apresentação da versão 2019 dessa motocicleta ocorreu no fim do ano passado, em um passeio pela noite paulistana.

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Na ocasião, expliquei que, apesar de sua irmã maior, a Yamaha MT-09 , ser mais potente, a MT-07 é mais fácil de ser domada e, dependendo da situação, até mais eficiente em termos de desempenho. Tanto é que o piloto Rafael Paschoalin a escolheu para participar do Pikes Peak deste ano, depois de experimentar por três vezes as duas motocicletas em uma das mais difíceis e perigosas provas de subida de montanha, no estado norte-americano do Colorado. Resultado: ele venceu a prova na categoria Middleweight, com um “caminhão” de vantagem sobre o segundo colocado.

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Paschoalin em ação na pista da Fazenda Capuava

Paschoalin, que já havia conquistado a pole position, percorreu os 20 quilômetros e 156 curvas do percurso em 10m43s880, abrindo grande vantagem sobre Richard Kay, segundo colocado com o tempo de 11m20s959, e Jimi Heyder, o terceiro, com 12m58s629.

Para o piloto, muitos foram os fatores responsáveis por sua vitória. “Este ano cheguei em Pikes Peak mais preparado, tanto no aspecto físico quanto psicológico, e tive a oportunidade de ir para os Estados Unidos algumas semanas antes da corrida para treinar e realizar os acertos finais na minha nova Yamaha MT-07. Começamos a desenvolvê-la cedo, após o lançamento de sua nova geração em outubro de 2018, e acertamos em cheio em sua preparação e na estratégia de levarmos uma moto fabricada no Brasil pronta para competir”.

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As diferenças em relação à MT-07 original estão na posição de pilotagem

O que torna a vitória de Paschoalin mais importante é o fato de essa competição ser uma das mais difíceis do motociclismo mundial. Neste ano, a Pikes Peak International Hill Climb, como a prova é chamada, completou 97 edições, em 103 anos de existência. 

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Trata-se da subida de uma estrada sinuosa em Colorado Springs (EUA), com 156 curvas em um percurso de 20 km. A largada acontece a cerca de 2.300 metros de altitude, com a chegada a mais de 4.500 metros de altitude, colocando pilotos e máquinas à prova em função do ar rarefeito.

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A Yamaha MT-07 original já é bastante divertida na pista

Bem, cá estamos nós aqui novamente, falando dessa divertidíssima motocicleta. Só que, desta vez, eu pude experimentar a própria motocicleta do Paschoalin, em uma modesta comparação com a Yamaha MT-07 original, no circuito da fazenda Capuava, interior de São Paulo.

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Todos os ajustes da motocicleta foram feitos sob medida para o piloto

A motocicleta utilizada é basicamente a mesma vendida na rede da marca no Brasil, mas com muitas modificações com o objetivo principal de torná-la mais leve. Foram retirados, entre outros itens, o suporte da placa, piscas, espelho e farol, com as rodas originais trocadas pelas mesmas que equipam a Yamaha R1M.

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No motor, as alterações ficaram restritas ao trabalho no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção, com a retirada do filtro de ar e com a adoção de um escapamento de maior vazão. Tudo sem alterar a cilindrada original da moto, que é 689 cm3.

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Na comparação visual, vê-se que trata-se mesmo da nossa Yamaha MT-07

Para reduzir ainda mais o peso, foi retirado o estator e todo o sistema elétrico que recarrega a bateria, esta substituída por uma de lítio, extremamente leve. Essa bateria tem autonomia de apenas 20 minutos, o suficiente para uma corrida, que dura pouco mais de 10 minutos. É claro que a motocicleta deve estar permanentemente ligada à rede elétrica, para manter a bateria sempre carregada, da mesma forma que um telefone celular.

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Quanto às suspensões, elas foram adequadas para uso extremo em competição, assim como a relação de transmissão, que passou por um trabalho de fino tuning com o objetivo de reduzir ao máximo as perdas por atrito. A bomba do freio dianteiro e os pneus também foram substituídos por componentes de competição.

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Um detalhe interessante na ponteira de escapamento da Yamaha MT-07

Um aspecto curioso foi bastante trabalhado na Yamaha MT-07 do Paschoalin: a posição de pilotagem. Alturas e distâncias foram minuciosamente medidas e ajustadas para sua melhor postura, incluindo a fixação das pedaleiras. Para isso, foi instalado o guidão de uma Yamaha MT-03, só que invertido, ou seja, “de cabeça para baixo”. Para o piloto, essa era a melhor posição, o que exigiu que o tanque de combustível original tivesse que ser rebaixado em alguns centímetros.

Com todo esse trabalho, é claro que a Yamaha MT-07 ficou perfeita para o Rafa. E para conhecer melhor a moto vencedora do Pikes Peak , eu e minhas medidas muito diferentes fomos dar um passeio pelo circuito da Fazenda Capuava. Antes, é claro, algumas voltas na MT-07 original, para sentir a diferença.

A Yamaha MT-07 original já é divertidíssima em uma pista sinuosa com essa. Ao sentar na motocicleta do Rafa, no entanto, é claro que a posição de pilotagem é o que se destaca de imediato, mas em poucas voltas, pude notar facilmente as diferenças, principalmente nas reações, já que, logicamente, eu não iria acelerar nem perto do limite com uma motocicleta única como essa. Pena que no momento em que eu fui pra pista com a motocicleta, o fotógrafo estava almoçando!

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Um dia pra lá de interessante, não apenas pela pista, mas pela história do Rafael Paschoalin, que mostrou que um objetivo pode ser alcançado com muito trabalho e talento. Parabéns, Rafa!

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Honda CB 500X e CB 500F 2020 já podem ser compradas em pré-venda

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Honda CB 500X e 500F 2020 (foto) agregam mais desempenho e atributos esportivos com novidades na mecânica

A Honda divulga o início da pré-venda das novas Honda CB 500X e CB 500F 2020. Apresentadas no Salão do Automóvel de 2019, a primeira sai por R$ R$ 28.900, enquanto a segunda, por R$ 26.900. Ambas estreiam novo design, com ângulos mais definidos e agressivos, além de melhorias mecânicas.

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Na traseira, observa-se as linhas esportivas na rabeta, que conta com luz de LED

A grande novidade nas Honda CB 500X e CB 500F 2020 é, sem dúvida, a roda dianteira, que agora é de 19 polegadas. Ela chega para oferecer melhor manejo em cenários de off-road leve e, por mais que seja de liga de alumínio e não raiada, oferece um conforto maior em relação ao modelo anterior de 17 polegadas. A CB 500F, especificamente, recebeu um design mais agressivo.

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Mais equipamentos novos

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CB 500 X conta com pormenores diferenciados ante a 500F, apesar de partilharem muitos componentes

Além disso, as novas motos da Honda receberam um assento mais estreito, curso maior nas suspensões dianteira e traseira, iluminação total em LED (faróis, lanternas e piscas), nova suspensão traseira, embreagem assistida e deslizante, além do novo escapamento com saída dupla. O painel de instrumentos, por sua vez, também é totalmente novo. Conta com tela digital em LCD e indicador de marcha, além dos habituais hodômetros parcial e total e indicadores de velocidade e rotação.

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O motor das Honda CB 500X e CB 500F é o mesmo bicilíndrico de 471 cc com refrigeração líquida, entretanto, ele recebeu ajustes para entregar mais desempenho. No total, tem capacidade de gerar 50,4 cv e 4,55 kgfm. Quanto ao câmbio das nakeds esportivas , suas seis marchas prometem um funcionamento mais suave, sem bloqueio da roda em reduções mais agressivas. A capacidade do tanque de combustível é de 17,7 litros (na 500X) e de 16,7 litros (na 500F).

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Fonte: IG CARROS

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Nissan terá 12 lançamentos na América Latina até 2023

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Nissan Kicks: versão híbrida e-power deverá ser uma das novidades que a marca deverá lançar no Brasil nos próximos anos

A Nissan reúne a imprensa em Aguascalientes (México) e revela que terá 12 lançamentos na América Latina até 2023. A informação foi confirmada pelo diretor de marketing da marca na região, Luis Alberto Perez. O executivo também chegou a comentar que o plano é renovar 95% de seu portifólio atual e que o sedã Versa será a primeira novidade a chegar ao Brasil.

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Como a reportagem de iG Carros já havia adiantado, o novo Nissan Versa chegará ao Brasil em junho, vindo do México.  Com estilo arrojado, o carro terá que enfrentar rivais de peso como Chevrolet Onix Plus, VW Virtus e Toyota Yaris. Entre outros atrativos, o modelo terá itens sofisticados disponíveis e ajustes no conjunto mecânico.

Nissan Versa da nova geração desembarca no Brasil em junho próximo arrow-options
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Nissan Versa da nova geração desembarca no Brasil em junho próximo, vindo do México

Além do Versa, que já está confirmado oficialmente, a Nissan também deverá trazer outros modelos do Brasil. Um deles é o Kicks  e-Power , versão híbrida do SUV que já chegou a ser registrada pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), assim como o sedã médio Sentra da nova geração.

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O SUV teve 56.060 unidades vendidas no Brasil em 2019, patamar 20% acina do ano anterior. Portanto, a marca deverá logo adotar novidades para manter o apelo de vendas do modelo que está prestes a completar quatro anos no País. E a produção da versão híbrida em Resende (RJ) viria em boa hora entre 2021 e 2022.

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Nissan Sentra 2020: deverá chegar ao Brasil em 2021 para entrar na briga com Toyota Corolla, Honda Civic e outros sedãs médios

No caso do Sentra , a marca também não confirma sua chegada ao Brasil, mas é dado como certo que o carro virá do México, provalvelmente a partir de 2021, para entrar na briga com os rivais Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e companhia.

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Um outro modelo da Nissan que tem boas chances de chegar ao Brasil é o novo March, a versão hatch do Versa. O carro também seguirá o estilo arrojado do sedã, com vincos profundos nas laterais, maçanetas embutidas nas colunas traseiras e a frente do Kicks, com luzes de LED embutidas nos faróis.

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Fonte: IG CARROS

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