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AL implanta novo sistema para gerenciamento eletrônico de documentos

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Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (SGED) entra em vigor a partir desta sexta-feira (20), na Assembleia Legislativa. O novo modelo de gestão de documentos fornece os melhores recursos voltados ao gerenciamento eletrônico de dados. Com ele, é possível digitalizar, indexar, tratar e visualizar documentos com o apoio de ferramentas de ponta. Na manhã dessa quinta-feira (19), a gerente de atendimento da Secretaria de Tecnologia e Informática da Casa, Nara Lemos, fez uma explanação de como vai funcionar o novo sistema.

“Todos os processos administrativos serão trabalhados dentro desse sistema. O modelo foi dividido em protocolos eletrônicos, documentos eletrônicos e arquivamentos eletrônicos. Ele já existe na Casa, mas agora é genuinamente da Assembleia Legislativa. Foi tomada essa iniciativa em função da necessidade da dinâmica que o Parlamento possui”, explicou ela.

Conforme Lemos, não será possível acessar o sistema por atalho configurado na máquina, o acesso será por link documentos.al.gov.sged/login ou pela área de trabalho da intranet “Sistema SGED".

A gerente afirmou que o projeto foi pensado em três grandes fases: 1º) adequar usabilidade e padronizar o visual, preservando as mesmas regras de negócio/funcionalidades; 2º) elaboração e repositório de documentos administrativos com criação, revisão, assinatura eletrônica e controle de versionamento; e 3º) arquivamento eletrônico dos documentos.

Para o técnico legislativo Cleudes Faro, o novo sistema vai significar uma possibilidade de melhoria e dinamismo para a Assembleia. “A Assembleia  possuía um sistema terceirizado e a manutenção era difícil. Estamos acompanhando desde a primeira demonstração e vai possibilitar nova dinâmica e transparência nos trabalhos. Agora o produto é nosso e as tramitações serão mais rápidas, fáceis e com maior segurança”, ressaltou Faro.

Na ocasião, Nara Lemos destacou que a principal mudança é a melhoria na adequação dos processos do Parlamento. “Com as constantes mudanças das nossas direções precisamos adequar os processos de maneira muito dinâmica e é isso que a gente está propondo. Estamos trazendo um sistema que tenha maior agilidade nas alterações”, apontou ela.

Outro detalhe indicado pela gerente de atendimento é quanto à alteração do link. “Como a gente não tem mais o mesmo produto, muitos usuários da Casa usam os links configurados na sua área de trabalho, portanto, se ele usar o mesmo link, futuramente vai ter problemas e vai dizer que não existe mais. Então, orientamos que ele escreva um novo link na barra de navegação, ou que ele acesse diretamente na área de atalho da intranet”, lembrou Nara.

Fonte: Assembléia Legislativa de MT

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Conselho Diretor da Anatel reúne-se nesta quinta-feira

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O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reúne-se nesta quinta-feira (5/3), às 15h, no Espaço Cultural da Agência, em Brasília. As reuniões são abertas ao público e podem ser acompanhadas presencialmente ou por transmissão ao vivo.

Entre as matérias constantes da pauta para deliberação do colegiado da Agência estão as propostas de Regulamento de Continuidade da telefonia fixa (STFC); as consultas públicas de revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) e de alteração do RGC quanto à disciplina das chamadas publicitárias e para oferta de serviços e produtos realizadas por prestadoras de serviços de telecomunicações.

Também serão deliberadas propostas de norma para implantação e acompanhamento de liberdade tarifária na modalidade Longa Distância Nacional da telefonia fixa; de reavaliação da regulamentação de uso de faixas para radioenlaces; de valoração do Preço Público devido, em consequência da recomposição dos prazos da vigência inicial e prorrogação associados aos Direitos de Exploração de Satélite Brasileiro; de reavaliação da regulamentação da Banda S; e a Consulta Pública com proposta de reorganização dos Colegiados da Anatel, prevista no item nº 50 da Agenda Regulatória para o biênio 2019-2020.

Conselho Diretor da Anatel é composto por cinco membros: o presidente Leonardo de Morais, os conselheiros Emmanoel Campelo, Moisés Moreira e Vicente Aquino, e  conselheiro substituto Carlos Baigorri.

Acesse a pauta da reunião

 

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Aproximadamente mil motoristas foram abordados no mês de fevereiro

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Em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), o Detran-MT coordenou as operações integradas no mês do carnaval

O mês de fevereiro contabilizou mais de mil motoristas abordados durante as operações integradas de fiscalização de trânsito, realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Nas abordagens foram lavrados 323 Autos de Infração de Trânsito, 124 veículos foram removidos, além de 10 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 96 Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) recolhidos.

As operações integradas entre o Detran-MT, a Polícia Militar e Semob ocorrem em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande, em horários alternados, com base em levantamento dos locais com maior incidência de infrações e acidentes de trânsito.

São realizadas barreiras e bloqueios (blitz) nos quais os agentes verificam a documentação do veículo e do condutor, as condições básicas de circulação dos veículos, os equipamentos obrigatórios de segurança e demais itens que possam colocar em risco a segurança no trânsito.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressalta que as ações de fiscalização são prioridades da atual gestão, com foco na redução dos acidentes de trânsito, regularização da frota em circulação e, principalmente, na mudança de comportamento dos motoristas em relação à segurança no trânsito.

Carnaval 

Além das operações realizadas com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Semob, a Gerência de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT também atuou, durante as festividades do carnaval, na Operação Lei Seca, consolidada como política de segurança estadual com foco na redução de acidentes envolvendo bebida e direção.

As fiscalizações da Operação Lei Seca resultaram em 208 veículos abordados, 197 testes de alcoolemia realizados, cinco pessoas presas com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebida alcoólica, além de 11 CNHs recolhidas e 87 autos de infração lavrados.

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