Momento Cidades

Alvará de Construção Automático destrava obras de novos empreendimentos em Cuiabá

Publicado

O Prefeito Emanuel Pinheiro sancionou na última segunda-feira (13), no CREA-MT, a Proposta de Lei Complementar que dispõe sobre a instituição do Alvará de Construção Automático em Cuiabá. Para a iniciativa privada, a nova regra deve destravar obras em Cuiabá e alavancar o setor da construção civil, gerando emprego e renda. O documento será emitido em até 48h.

“Um princípio muito importante é demonstrar para a sociedade o quanto que é bom ser prefeito de Cuiabá, o quanto que eu estou orgulhoso e feliz de ser o prefeito da terra em que eu nasci. E poder viver momentos como este, com quem gera emprego e renda, com quem desenvolve a nossa cidade. E a única diferença de outros momentos na minha vida administrativa da cidade de Cuiabá é que eu ouço os setores, eu busco ter esse grau de confiabilidade, para saber onde vamos acertar, o que está travando, o que essa burocracia que atrasa está fazendo que eu posso como prefeito superar esse obstáculo”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O Alvará de Construção Automático compreende a autorização para a execução de obras no município, sendo obrigatória para a construção de empreendimentos previstos na Lei Complementar nº 412 de 18 de agosto de 2016. O documento será emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. 

Leia mais:  A pedido de Diego, presidente realiza reunião com músicos e representantes do Executivo

“O Município tem a possibilidade de fiscalizar a obra a qualquer momento e se não corresponder às inscrições apresentadas em projeto, proprietário e profissional serão penalizados. Ela é rigorosa com relação a esses quesitos, mas eu acredito que isso é um anseio da sociedade, do segmento e vai dar um start na construção civil, agilizando todos os processos, que acredito que 90% se enquadram nos requisitos. Então é um grande avanço para Cuiabá”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.

O documento poderá ser emitido em até 48h para construções com projetos residenciais unifamiliar com área construída de até 750m²; multifamiliar até 05 unidades autônomas, independente da área construída; construção comercial de até 500m², de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo, vigente no Município e nos casos de reforma sem acréscimo, dos empreendimentos já citados, desde que sem alteração na categoria de uso do imóvel.

“Isso é um sonho antigo do segmento de material de construção, porque o que você está fazendo, prefeito, não é só este ato de liderar os projetos não, você está movimentando a economia da baixada cuiabana, está gerando emprego em Cuiabá, está gerando impostos para o Governo e para Prefeitura, gerando renda para a população, o servente, o pedreiro, o pintor. É uma assertiva muito grande para todos que estão envolvidos no segmento”, relatou o presidente da Fecomércio, José Wenceslau.

Leia mais:  Prefeitura apoia projeto de documentário patrimonial e cultural da cidade

O Alvará de Construção Automático deverá ser requerido exclusivamente por meio eletrônico, por intermédio do site do Sistema da Aprovação Digital, otimizando o atendimento da população e profissionais da área.

“O CREA-MT quer ser parceiro da Prefeitura, colocando todos os profissionais à disposição, para que possa contribuir com o Município na busca de celeridade nos processos de realização de obras”, disse o presidente do CREA-MT, João Pedro Valente.

Estavam presentes na cerimônia de assinatura a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso, Andé Nör e demais autoridades. 

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Nota de Pesar | Benedito Caetano Botelho

Publicado

A Câmara Municipal de Cuiabá vem a público expressar condolências à família do Sr. Benedito Caetano Botelho, pai do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Luiz Marinho e do atual presidente da Assembleia Legislativa , deputado Eduardo Botelho(DEM).

Seo Chinhô, como era conhecido, era natural de Livramento, completou 95 anos em setembro. Ele deixou nove filhos e viúva, senhora Leopoldina Fontes Maia.

O velório está acontecendo na funerária Capelas Jardins, em Cuiabá.


Secretaria de Comunicação |Câmara de Cuiabá

Comentários Facebook
Leia mais:  Projeto visa dar mais transparência às ações de entidades filantrópicas
Continue lendo

Momento Cidades

Secretaria informa que não há vagas para novos alunos na EMEB Profª Maria Dimpina Lobo Duarte

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá informa que todas as 255 vagas que foram disponibilizadas para a EMEB Escola Cívico Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Grande Coxipó, foram preenchidas durante o período de matrícula realizado entre os dias 13 e 14 deste mês, por meio do portal Matrícula WEB.

A unidade educacional irá funcionar este ano, em caráter experimental, dentro do programa do Governo Federal, lançado em setembro a fim de promover a melhoria na qualidade da educação básica do país. 

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Moradores do Altos da Glória ganham aliados para conseguir levar pavimentação asfáltica para o bairro
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana