Momento MT

Aproximadamente mil motoristas foram abordados no mês de fevereiro

Publicado

Em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), o Detran-MT coordenou as operações integradas no mês do carnaval

O mês de fevereiro contabilizou mais de mil motoristas abordados durante as operações integradas de fiscalização de trânsito, realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Nas abordagens foram lavrados 323 Autos de Infração de Trânsito, 124 veículos foram removidos, além de 10 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 96 Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) recolhidos.

As operações integradas entre o Detran-MT, a Polícia Militar e Semob ocorrem em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande, em horários alternados, com base em levantamento dos locais com maior incidência de infrações e acidentes de trânsito.

São realizadas barreiras e bloqueios (blitz) nos quais os agentes verificam a documentação do veículo e do condutor, as condições básicas de circulação dos veículos, os equipamentos obrigatórios de segurança e demais itens que possam colocar em risco a segurança no trânsito.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressalta que as ações de fiscalização são prioridades da atual gestão, com foco na redução dos acidentes de trânsito, regularização da frota em circulação e, principalmente, na mudança de comportamento dos motoristas em relação à segurança no trânsito.

Carnaval 

Além das operações realizadas com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Semob, a Gerência de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT também atuou, durante as festividades do carnaval, na Operação Lei Seca, consolidada como política de segurança estadual com foco na redução de acidentes envolvendo bebida e direção.

As fiscalizações da Operação Lei Seca resultaram em 208 veículos abordados, 197 testes de alcoolemia realizados, cinco pessoas presas com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebida alcoólica, além de 11 CNHs recolhidas e 87 autos de infração lavrados.

Comentários Facebook
publicidade

Momento MT

Conselho Diretor da Anatel reúne-se nesta quinta-feira

Publicado

por

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reúne-se nesta quinta-feira (5/3), às 15h, no Espaço Cultural da Agência, em Brasília. As reuniões são abertas ao público e podem ser acompanhadas presencialmente ou por transmissão ao vivo.

Entre as matérias constantes da pauta para deliberação do colegiado da Agência estão as propostas de Regulamento de Continuidade da telefonia fixa (STFC); as consultas públicas de revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) e de alteração do RGC quanto à disciplina das chamadas publicitárias e para oferta de serviços e produtos realizadas por prestadoras de serviços de telecomunicações.

Também serão deliberadas propostas de norma para implantação e acompanhamento de liberdade tarifária na modalidade Longa Distância Nacional da telefonia fixa; de reavaliação da regulamentação de uso de faixas para radioenlaces; de valoração do Preço Público devido, em consequência da recomposição dos prazos da vigência inicial e prorrogação associados aos Direitos de Exploração de Satélite Brasileiro; de reavaliação da regulamentação da Banda S; e a Consulta Pública com proposta de reorganização dos Colegiados da Anatel, prevista no item nº 50 da Agenda Regulatória para o biênio 2019-2020.

Conselho Diretor da Anatel é composto por cinco membros: o presidente Leonardo de Morais, os conselheiros Emmanoel Campelo, Moisés Moreira e Vicente Aquino, e  conselheiro substituto Carlos Baigorri.

Acesse a pauta da reunião

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

UniLaSalle/Lucas recebe o título de Centro Universitário

Publicado

por

Desde o recredenciamento institucional, em dezembro de 2018, que consolidou a Instituição como destaque no estado de Mato Grosso ao receber a nota máxima em qualidade segundo Ministério da Educação (MEC), toda a comunidade acadêmica estava na expectativa pela transformação da  Organização em Centro Universitário.

Este sonho tornou-se realidade, justamente no ano em que foi trabalhado o tema pastoral da Rede La Salle, “Grandes Coisas são Possíveis”,  no ano em que a instituição completa 18 anos em Lucas do Rio Verde, ousando acreditar que com o desempenho individual e coletivo dos alunos, professores e colaboradores, pode-se realizar novos e significativos projetos, envolvendo toda a sociedade.

Na data de 10 de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial da União, a portaria ministerial nº 217, de 06 de fevereiro de 2020, homologando e credenciando o Centro Universitário La Salle – UNILASALLE/LUCAS, por transformação da Faculdade La Salle, um marco histórico para o município e região.

São credenciadas como Centro Universitário, instituições de ensino superior pluri curriculares, que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade.

O principal diferencial desta mudança, é que os Centros Universitários possuem prerrogativas de autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior independentemente de autorização do MEC.

A cerimônia oficial de instalação do Centro Universitário La Salle aconteceu na noite da última sexta-feira (28), no Auditório São João Batista de La Salle da Instituição.

O evento foi prestigiado por autoridades federais, estaduais e municipais, coordenadores acadêmicos e administrativos, membros da comunidade lassalista, imprensa e demais convidados.

Na ocasião, também aconteceu a posse da Reitoria do Unilasalle/Lucas, momento em que o Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Sociedade Porvir Científico, mantenedora do Unilasalle, Prof. Dr. Irmão Olavo José Dalvit, nomeou o Prof. Dr. Irmão Marcos Antonio Corbellini, como Reitor, Prof. Dr. Ir. Jackson Luiz Nunes Bentes como Vice-Reitor, Prof. Me. Paulo Renato Foletto, como Pró-reitor Administrativo e o Prof. Fernando Cezar Orlandi como Pró-reitor Acadêmico.

O procurador geral do município, Dr. André Pezzini, representando o Prefeito Municipal, Flori Luiz Binotti, recebeu das mãos do Provincial, Prof. Ir. Dr. Olavo Jose Dalvit, a Portaria de Instalação do Centro Universitário, como pacto de uma instituição comunitária, comprometida com o desenvolvimento local e regional.

Encerrando a noite, os presentes foram recepcionados no Auditório Ir. Nelso Antônio Bordignon, para um coquetel comemorativo.

O Unilasalle/Lucas agradece a todos aqueles que fazem parte da sua história e que, direta ou indiretamente, contribuíram para mais esta conquista.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana