Mulher

Assassinato de João Pedro: “É a dor de todas as mães”, diz tia do adolescente

Publicado


source

Na tarde de segunda-feira (18), João Pedro Mattos Pinto, 14 anos, foi morto em uma operação das polícias Federal e Civil no Complexo do Salgueiro , em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. O garoto estava na casa da tia com mais cinco adolescentes quando policiais invadiram a residência e dispararam contra ele com um fuzil . Ao Delas, Denize Roza, tia de João Pedro, relata a injustiça e a dor da morte que assola mães, tias e avós daquela região. 

menino
Reprodução Redes Sociais

João Pedro, 14 anos, morto na segunda-feira (18), no Complexo do Salgueiro, Rio de Janeiro

“É a dor de todas as mães”, comenta ao lembrar do enterro de João Pedro , na terça-feira (19), que, mesmo com a pandemia, estava cheio de parentes, amigos e vizinhos. “A dor da Rafaela [mãe] é a nossa dor. Assim como foi com ele, poderia ser qualquer uma de nossas crianças”. 

O caso de João Pedro não é isolado. Segundo dados da ONU, um jovem negro é assassinado no Brasil a cada 23 minutos. São 63 mortes por dia, com um total de 23 mil vidas interrompidas pela violência letal por ano. E as mulheres do Complexo do Salgueiro sabem disso.

Denize lembra que já era rotina orientar o filho e o sobrinho sobre como agir em caso de uma operação. As indicações eram que eles deveriam deitar no chão e, caso a polícia batesse, deveriam abrir a porta. 

“A gente vê isso todos os dias e sabemos que não é algo isolado, mas você não acha que vai acontecer com você, com a sua família. Várias operações acontecem, eles entram arrombando porta… Isso não é mentira para ninguém, mas achamos que estamos protegidos dentro de casa”. 

“Queremos justiça”

Denize lembra que estava na Praia da Luz, em  São Gonçalo , no quiosque da sogra, quando a operação policial começou. O barulho de tiro foi ficando cada vez mais intenso e ela e o pai de João tentaram contato com os meninos, mas, como ninguém atendeu, os dois foram até a casa dela. 

“Mesmo com o tiroteio e o helicóptero em cima da gente, não podíamos deixar de ir. Quando chegamos lá, encontramos muitos policiais e as crianças encostadas no muro. Meu filho me viu e começou a chorar”, lembra. Assim que ela e o cunhado entenderam o que tinha acontecido com João, começaram a questionar onde estava o menino, mas não tiveram respostas. 

Segundo Denize, os policiais disseram apenas que um helicóptero resgatou o corpo de João ainda com vida , mas não deram mais informações. Sem ser informada sobre o destino do garoto, a família demorou 17 horas até encontrá-lo no Instituto Médico Legal (IML) de São Gonçalo. 

A família ainda contesta a versão dos policiais sobre troca de tiros e a presença de bandidos na casa. Em entrevista ao programa Fátima Bernardes , Neilton Matos, pai de João, afirmou: “A polícia quer forjar uma situação. Não tinha bandido . Entraram na casa e tacaram duas granadas. Além dos tiros. Só tinha adolescentes de família”.

Na quarta-feira, o delegado Allan Duarte, da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, que investiga o caso, disse ao “RJTV” que já ouviu o depoimento de três policiais civis, duas testemunhas e que ainda receberia um dos pilotos do helicóptero que levou o menino para Lagoa Rodrigo de Freitas também para ouvi-lo.

Segundo o delegado, os  policiais descartaram qualquer envolvimento dos jovens que estavam dentro da residência com traficantes em fuga e que também está solicitando a Polícia Federal informações sobre a operação ocorrida no Complexo do Salgueiro e qual foi o resultado. Já a PF confirmou ter participado da operação e afirmou, em nota, que “acompanhará e prestará todas as informações e apoio necessário à elucidação dos fatos”.

A família se divide entre a dor do luto e a luta por justiça. “Foi uma barbaridade. Ainda tem vestígios de granada na casa”, acrescenta Denize ao Delas. De acordo com ela, os policiais deixaram a residência marcada com mais de 70 tiros e, até hoje, nenhuma perícia foi feita para avaliar o local. 

“A gente vai lutar até o fim. Queremos fazer justiça. Quem fez isso com ele deve pagar de alguma maneira. Isso não vai o trazer de volta, mas saber que essa pessoa será punida já alivia a dor”, fala. 

Quem traz conforto para a dor dos pais e familiares é Rebeca, irmã de cinco anos de João Pedro. “A mãe explicou que o João foi para o céu, mas ela ainda não tem esse entendimento. Ela quer brincar e tirar um sorriso da gente. Apesar de tanta dor, ela consegue amenizar”.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Repórter é assediada em transmissão ao vivo nos EUA

Publicado


source

Gaynor Hall , repórter da WGN-TV, nos Estados Unidos, foi assediada por um homem enquanto fazia uma transmissão ao vivo. Ela estava em Shorewood, Illinois, noticiando os fortes ventos da região, quando um desconhecido invadiu a reportagem e a agarrou gritando que “comeria a b* dela”. 

Leia também: Léo Dias x Anitta: mulheres chamam jornalista de machista por atacar cantora

repórter sendo assediada
WGN-TV

A jornalista Gaynor Hall, dos EUA, foi assediada em uma transmissão ao vivo

Após o ocorrido, Gaynor publicou uma imagem do homem em sua página do Facebook dizendo que a cena “não foi engraçada”. “Você violou o meu espaço pessoal. Você me agarrou. Você me assustou. Valeu a pena?”, completou. 

Diante do  assédio , a jornalista Jackie Bange, compartilhou a foto do homem no Facebook pedindo que alguém identificasse aquele “completo idiota”. Os internautas se mobilizaram e o assediador, Eric Farina, 20 anos, foi identificado e preso. 

Leia também: “Tive que sair com meu filho no colo de madrugada por medo dele”

Segundo a polícia de Shorewood, o homem foi acusado de agressão e conduta imprópria , mas confessou o crime e pagou uma fiança de US$ 2.500 (R$ 13,5 mil).

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 27 de maio de 2020

Publicado


source
mandala
Marcelo Dalla

Confira as previsões do seu signo e ascendente


ÁRIES 

É tempo de avaliar melhor suas iniciativas. A Lua confronta Saturno pela manhã, pedindo iniciativas mais maduras e conscientes. Procure cultivar clareza de metas, assim fica mais fácil seguir com perseverança. É preciso cuidado com a velocidade e a comunicação agressiva. Diplomacia, tranquilidade e prudência são os antídotos. Ainda bem que a Lua segue em Leão: você pode contar com motivação e alegria. Aproveite para esclarecer assuntos, tirar dúvidas e interagir com mais afeto.

TOURO 

Com a Lua em Leão você pode ficar mais animado, com vontade de sair de casa e mostrar seu melhor. É importante investir na visibilidade e no reconhecimento de seus talentos. O período de revisões importantes continua. Aproveite para desfazer confusões, tirar dúvidas, repensar projetos. A Lua combina forças com o Sol, favorecendo iniciativas e contatos. É tempo de abrir seu coração! Sorrisos, gentileza e diplomacia estão em evidência. Procure fazer algo criativo, ou que seja do seu agrado também.

GÊMEOS 

A Lua segue no festivo Leão e hoje combina forças com o Sol, que segue em seu signo: um convite para celebrar a vida e distribuir elogios, pois todos querem se sentir especiais. Você pode ganhar clareza sobre muitas questões. Contatos, estudos, divulgações, negociações e novos assuntos estão favorecidos. Mas o Sol também desafia Marte, pedindo cuidado redobrado com a pressa, a comunicação impulsiva e agressiva. Diplomacia, ponderação, tranquilidade e prudência são os antídotos.

CÂNCER 

Aproveite para dialogar de coração aberto com quem ama. A Lua ingressa em Leão e o convida a celebrar a vida, a distribuir elogios, com mais generosidade. Com o coração aberto, você pode curar velhas mágoas. Reflita sobre seu comportamento emocional, reveja situações onde há cobranças, controles e manipulações. É tempo de deixar para trás velhos padrões para que haja um verdadeiro renascimento em seu aniversário. O objetivo é seguir mais leve, confiante e equilibrado.

LEÃO

Tarefas criativas e prazerosas estão beneficiadas. Você fica mais energizado, expansivo e sensível com a Lua em seu signo. Aproveite para dar bom dia à vida e celebrar os bons momentos. Ative suas habilidades de comunicação e expressão para atrair oportunidades. Não se esqueça de cultivar generosidade também. Bom período para acordos, pesquisas, estudos, pesquisas e aprofundamentos. Porém, cuidado com a pressa e a agressividade. O Sol desafia Marte, é importante desacelerar, cultivar mais sensibilidade e empatia.

VIRGEM 

Os intercâmbios e as negociações fluem melhor, é tempo de crescimento e bons aprendizados. Com a Lua em Leão e o Sol em Gêmeos, capriche no visual, promova divulgações, contatos, reúna agora o necessário para encaminhar suas metas. Porém, cuidado com a impaciência, a ansiedade e a intolerância. Não fique parado, é preciso dissipar a energia acumulada. Prefira organizar-se, alinhar interesses, preparar-se para o crescimento profissional e a concretização de seus projetos.

LIBRA 

É tempo de comunicação, sociabilidade e iniciativas. O Sol segue em Gêmeos, a Lua segue em Leão: seja espontâneo e não espere acontecer, tome você mesmo a iniciativa. Sua expressividade está em evidência! No trabalho, privilegie as atividades relacionadas à liderança e criatividade. Você pode agora colocar o bloco na rua e avançar, buscar horizontes mais amplos e até mesmo enxergar soluções que não lhe ocorriam antes. Esteja aberto para mudanças, ciente de que tudo é pra melhor. 

ESCORPIÃO 

Tenha cuidado com a impulsividade e a franqueza excessiva na hora de se expressar, para não magoar as pessoas. Com a tensão entre Sol e Marte, é preciso controlar e impulsividade e adoçar as palavras. Desfazer-se do excesso de bagagem também é importante, o desnecessário deve ser descartado. Júpiter segue junto com Plutão, está mais fácil compreender, encontrar respostas e perdoar. Novos acordos podem ser muito promissores. Basta estar de coração aberto para dialogar, ouvir e ser ouvido.

SAGITÁRIO 

Bom dia para tomar decisões, cultivar prazer, autoconfiança e autoestima. A Lua segue em Leão, o Sol segue em Gêmeos. A vida social está em alta, as parcerias continuam em destaque! Você pode aproveitar para ativar encontros, fazer-se admirado e admirar as pessoas com as quais está envolvido. Mantenha-se aberto para bons contatos, esteja ciente que só completará a tarefa com a ajuda dos colaboradores. Mas atenção para a impulsividade! Marte desafia o Sol, que pede mais consciência e maturidade em suas ações.

CAPRICÓRNIO 

Continue a cuidar da saúde e da vitalidade. Se a responsabilidade pesar demais, delegue tarefas. Pela manhã Lua e Saturno pedem perseverança e empenho para lidar com possíveis limitações e obstáculos. Ao longo do dia essa tensão vai se desfazer. A Lua segue no festivo Leão, todos estão mais sensíveis aos elogios e à admiração. Aproveite para cultivar leveza, capriche na apresentação pessoal e distribua sorrisos! De coração aberto, com certeza pode conseguir colaboração, apoio e ajuda.

AQUÁRIO 

As atividades comerciais e intelectuais se aceleram. Não é hora de ficar parado! Atividades ligadas à comunicação estão favorecidas. Esteja aberto para expandir sua rede de contatos e fazer novos amigos. Com a Lua em Leão, todos estão mais calorosos. Fica mais fácil cultivar um objetivo positivo, uma boa intenção, praticar um ato generoso em prol de quem precisa. Mercúrio se despede de Gêmeos, mantenha-se flexível e disposto a mudar de opinião se for preciso. Diálogos sensíveis e profundos estão em pauta.

PEIXES 

Novos convites, ligações, negociações, contatos e divulgações trazem a sensação de avanço. Você pode contar com energia e fluidez para, em pouco tempo, resolver muita coisa. Com a Lua em Leão, o dia promete ser dinâmico! Sol, Mercúrio e Vênus seguem em Gêmeos, favorecendo estudos, pesquisas, novas ideias e novos assuntos. O desafio é equilibrar o tempo que se dedica aos projetos e assuntos profissionais com os assuntos relacionados ao lar e às pessoas que ama, que também podem pedir sua atenção.

Para além do horóscopo do dia :

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana