Nacional

Assassino do capoeirista Moa do Katendê é condenado a 22 anos de prisão

Publicado

source
Moa do Katendê arrow-options
BRUNO FIGUEIREDO/divulgação

Moa do Katendê foi protagonista na formação da identidade musical afro-brasileira.

O assassino confesso do capoeirista Moa do Katendê , o barbeiro Paulo Sérgio Ferreira de Santana, foi condenado a 22 anos e 1 mês de prisão em regime fechado após 12 horas de julgamento no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, Bahia. Pelo assassinato de Moa, Paulo Sergio foi setenciado a uma pena de 17 anos e 5 meses de reclusão, e mais 4 anos e 8 meses pela tentativa de assassinato do primo de Moa, Germino do Amor Divino.

Leia também:Putin promete ‘aperfeiçoar’ arma misteriosa que já causou morte de sete pessoas

O crime, considerado homicídio duplamente qualificado, aconteceu em outubro do ano passado, horas após o primeiro turno das eleições para presidente, após discussão política entre o o capoerista e o barbeiro, em que Moa assumiu ter votado no PT. No momento em que foi atacado, o capoeirista estava em um bar com o primo Germino, de 52 anos, que também foi ferido com os golpes de faca. Moa tinha 63 anos quando foi atingido por pelo menos doze facadas. De acordo com a promotoria, a maior parte dos ferimentos foi no pescoço e no tórax da vítima.

Leia mais:  Ex-governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus vende bolos na web

Leia também: Rabino Henry Sobel morre aos 75 anos

Paulo Sérgio Ferreira de Santana vai cumprir pena na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, na Bahia, onde o crime aconteceu.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Frente fria muda o tempo nesta sexta em São Paulo

Publicado

source
Chuva sp arrow-options
Reprodução/CreativeCommons

CGE prevê chuvisco durante todo o dia.

Após dias quentes, uma frente fria vinda do oceano muda a previsão do tempo para esta sexta (5) em São Paulo . As temepraturas não devem ultrapassar os 22ºC enquanto a mínima permanece entre os 17ºC. A informação é do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Leia também:  “A fome me preparou para a dor”, diz jovem que perdeu couro cabeludo em kart

Há previsão de chuvisco e céu nublado durante todo o dia. O CGE alerta que chuvas fortes durante a madrugada podem aumentar a chances de alagamentos e de deslizamento de terras em áreas de risco.

Comentários Facebook
Leia mais:  Ex-governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus vende bolos na web
Continue lendo

Nacional

RG, CNH, CPF e Título de Eleitor em um mesmo documento? Conheça o DNI

Publicado

source
DNI arrow-options
Divulgação

Previsão inicial dizia que documento seria lançado em março deste ano.

A confecção de um documento único que reunisse diversas informações deixará de ser um mito e se tornará realidade no próximo ano. Com o nome de Documento Nacional de Identidade (DNI), o documento foi lançado em caráter experimental em fevereiro de 2018 e engloba todos dados do cidadão.

Leia também: Mudança de gênero: saiba como usar o nome social nos documentos

Inicialmente, a implantação do documento único estava prevista para acontecer 1º de março deste ano. Porém, através de um decreto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, adiou a data para 1º de março de 2020. Confira abaixo como funcionará o documento:

Quem pode emitir o documento?

De acordo com o portal do governo sobre o programa, apenas os cidadãos que estiverem realizado o cadastro biométrico junto à Justiça Eleitoral poderão emitir e utilizar o documento único. As pessoas que desejarem obter o documento mas não realizaram o cadastro biométrico devem procurar a Justiça Eleitoral de sua região.

Leia mais:  Sobe para seis o número de mortos após desabamento de prédio em Fortaleza

Quais documentos ele reunirá?

Para facilitar o cotidiano dos cidadãos, o DNI reunirá informações sobre a identidade (RG), CPF, Carteira Nacional de Habilitação, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento.

Como emitir?

Depois de estar com o cadastro biométrico feito, o cidadão deverá baixar o aplicativo do documento e realizar um pré-cadastro online. Após isso, será necessário o comparecimento a um dos postos de atendimento indicados no aplicativo. No posto de atendimento, serão validados os dados biométricos. Quando o procedimento for finalizado, o cidadão receberá um código de nove números que será o seu DNI.

Quanto custa para obter o documento?

O procedimento para emitir o DNI é inteiramente gratuito. 

Leia também: ID Jovem oferece meia entrada e isenção em viagens; saiba como obter o documento

Onde o DNI já está sendo emitido?

De acordo com informações disponíveis no portal do governo, nove estados já aderiram ao programa no atual formato. São eles:

  • Acre
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul
  • São Paulo

Os estados que não aderiram ao novo formato deverão se adequar às normas até março de 2020. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana