Momento Cidades

Avaliação para candidatos a gestores escolares será aplicada neste fim de semana

Publicado

Jorge Pinho

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) realiza neste fim de semana as provas de avaliação de conhecimentos para os 402 candidatos a diretores, coordenadores e secretários de unidades escolares. O ato é previsto na Lei de Gestão Democrática, instituída na rede pública municipal há mais de 30 anos e atualizada em 2016. Esta é a maior eleição de gestores escolares da história da Educação do Município, com a disputa de vagas em 153 das 163 unidades.

De acordo com informações da comissão eleitoral, 185 candidatos estão disputando as vagas para diretores; 144 para coordenadores pedagógicos; 73 para as vagas de secretários escolares. As provas terão inicio às 8h e terminam às 12h, em quatro locais diferentes e ainda um domiciliar. O resultado será divulgado no dia 18 de novembro. Já a fase de recurso acontece no dia 19 e o resultado final será anunciado no dia 22.  

Os candidatos a diretores farão as provas na Escola Estadual Nilo Póvoas. Já os concorrentes a coordenadores pedagógicos, na EMEB Maria Dipina Lobo Duarte, no Coxipó. Os que disputam as vagas de secretários de unidades escolares farão o exame na EMEB Agostinho Simplício, no bairro Poção. Três dos candidatos, por razões especiais (religião e saúde), farão as provas na sede da SME e em domicilio.

As regras da avalição seguem as mesmas de um concurso público, processo seletivo ou ENEM. Ou seja, é necessário manter celular desligado durante a aplicação da prova e cumprir os horários de entrada e saída, chegando com no mínimo 15 minutos de antecedência. O candidato que terminar primeiro poderá deixar a sala após 45 minutos do início do teste, a fim de garantir o bom andamento e a lisura do processo. Além disso, o processo de lacre do pacote de avalição, ao final da aplicação, não poderá ter menos que dois candidatos na participação.

O processo de eleição de novos gestores cumpre várias etapas eliminatórias, a partir da inscrição dos candidatos. Somados a entrega de documentos, Ciclo de Formação e avaliação de conhecimentos, existem critérios definidos na Lei de Gestão Democrática. “Não é a comissão quem define a condição de cada candidato postulante ao cargo, mas sim a lei, que traz as normas e os critérios para a eleição, entre eles, o da ficha limpa”, explicou a presidente da Comissão Central de Eleição e coordenadora de Gestão e Legislação da SME, Feliciana Cunha Figueiredo.  

A expectativa da Secretaria de Educação é de uma prova tranquila. “Nós aguardamos por uma boa prova e esperamos que os candidatos estejam preparados. A Educação em Cuiabá vive um momento muito significativo em relação à nova politica que, sem dúvida, é um dos marcos teóricos de referência para a prova”, avaliou Feliciana Cunha Figueiredo.  

Os candidatos aprovados estarão aptos a participar da eleição, prevista para o dia 06 de dezembro. A posse dos eleitos será entre os dias 17 e 21 de dezembro. O processo eleitoral renova a gestão escolar nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Creches, Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), em um universo de mais de 52 mil alunos e outros milhares de servidores.  

Calendário

09/11

Hora: 08 às 12 horas – Prova escrita de Conhecimentos para os candidatos a Diretor, Coordenador Pedagógico e Secretário de Unidade Educacional.

                                – Para candidatos a reeleição de Diretores – Entrega do Relatório da Gestão, com o parecer do CDUE, para homologação pela DE/FUNED/SME (nos locais de prova).

 

11/11

Hora: 08 às 17 horas – Entrega da Proposta de Trabalho/Plano de Ação do Diretor, Coordenador Pedagógico à Comissão Central, acompanhado do cronograma da apresentação na comunidade da Unidade Educacional, aos profissionais da educação e CDUE.

Local: Espaço Lounge/SME

 

18/11 –  Divulgação do resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura – a partir das 16h

Hora: a partir das 17 horas

 

19/11 – Apresentação de Recurso ao resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Protocolo Central/SME.

Hora: 08 às 17h30.

 

22/11- Divulgação do resultado dos recursos acerca da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura

Hora: a partir das 17h

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Ritmo da Bahia contagia foliões no terceiro dia do Carnaval da Gente

Publicado


Milhares de foliões sambaram no ritmo da Bahia durante a terceira noite do Carnal da Gente, na segunda-feira (24). Ao som da banda Tarraxinha, nascida no estado, os foliões relembraram sucessos que marcaram outras festas de momo e aproveitaram a estrutura completa oferecida pela organização. Na data também se apresentaram Rafa Garcia e Pagodão S.A.

 

O vocalista da Tarraxinha, primeira banda a se apresentar na noite, conta que já tocou em outras cidades de Mato Grosso e que vê muitas similaridades entre o público daqui e do Bahia, sua terra natal.

 

Para ele, a ideia de trazer grupos baianos à Capital ajuda a democratizar o carnaval. “O matogrossense de maneira geral gosta muito do carnaval de lá. Trazer grupos da Bahia para Cuiabá possibilita que aqueles que não poderão viajar no feriado também aproveitem a mesma energia.”

 

A auxiliar de serviços gerais, Guadalupe Campos, compartilha da mesma opinião. “Acabamos ficando sem muitas opções em Cuiabá, então se não fosse o Carnaval da Gente, a gente não teria onde pular.”

 

O evento, gratuito, acontece no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. O espaço conta com 12 mil metros quadrados de área coberta, onde é possível proporcionar conforto e segurança aos participantes mesmo em dias chuvosos. 

 

 

“Neste ano nós temos um segundo componente que são os desfiles e a Orla do Porto não tem estrutura para isso, por isso decidimos fazer a experiência de trazer para o Parque de Exposições, em parceria com o Sindicato Rural.  É um espaço apropriado para receber grandes eventos e tem tudo para ser um local de muita folia até terça-feira”, explica o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

 

Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. 

 

No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’.

 

O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

 

Programação Carnaval da Gente 2020:

 

Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj.

 

 Matinê a partir das 17h.

 

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha

 

Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

 

Serviço

 

O que: Carnaval da Gente 2020

 

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h

 

Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Trabalho na Orla do Porto II entra na etapa de construção do muro de gabião

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá segue avançando com a obra de requalificação da segunda etapa da Orla do Porto. Previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, o trabalho se encontra, neste momento, na etapa de construção do muro de gabião. No local, mais de 30 operários atuam diariamente na execução desta que é considerada a principal fase da obra, já que a estrutura é diretamente responsável pela estabilização do solo.

Conforme o cronograma da Secretaria de Obras Públicas, responsável pela coordenação das atividades, a previsão é de que esse serviço dure pelo menos mais 30 dias. Após a conclusão da edificação do muro, a equipe passa a operar no aterramento da área, seguindo para a construção do calçamento. A requalificação abrange o trecho, às margens do Rio Cuiabá, situado entre a Ponte Júlio Muller e o Cais do Porto.

“Essa é uma obra que, somado a recuperação e embelezamento da área, tem como grande objetivo tornar a orla do rio um local atrativo, potencializando o turismo natural. Para isso, estamos investindo um montante de aproximadamente R$ 3.7 milhões. Esse recurso é, em boa parte, oriundo do Ministério do Turismo, contando com uma contrapartida do Município”, explica o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.  

O projeto é conhecido como Orla do Porto II e foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), abrangendo a execução de uma série de atividades. A ideia é transforma o local em um novo ambiente de integração social, aproveitando-se da valorosa localização do espaço. Aliado a isso, a obra visa o fortalecimento do convívio da população com o Rio Cuiabá, considerado o maior patrimônio ambiental da cidade.

Ao longo de mais de 600 metros de extensão serão executados os trabalhos de implantação de calçadões para caminhada e contemplação, ciclovia, iluminação, arborização e adequação de acessibilidade. Além disso, o espaço contará com esculturas de personalidades regionais, área coberta por lonas tensionadas destinadas a feiras locais, espaço com aparelhos para atividades físicas ao ar livre e estacionamento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana