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Bancos dão início a semana com renegociação de dívidas e descontos de até 92%

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João Paulo Chagas/Wikipedia

O Santander informou que a renegociação envolve descontos de até 90% no valor da dívida

Começou nesta segunda-feira (2) a Semana de Negociação e Orientação Financeira, organizada pela Federação Brasileiras de Bancos (Febraban). Os bancos vão oferecer condições especiais para renegociar dívidas , com descontos de até 92% . A ação vai até o dia 6 de dezembro.

Vão participar do mutirão Banco do Brasil (BB), Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander , com 329 agências bancárias em todo o país abertas até as 20h. A  ideia é oferecer orientação financeira, conteúdo para administrar o orçamento pessoal e possibilidade de negociar dívidas em atraso.

Cada instituição terá sua própria política de renegociação. Nos canais digitais, também participarão da inciativa o Banco Votorantim e o Safra. A lista completa das agências participantes e o conteúdo de educação financeira está disponível na página da Fenabran

A negociação ainda poderá ser feita nas agências desses bancos localizadas em todo o território nacional, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais das instituições financeiras e pela plataforma consumidor.gov.br .

Veja as condições oferecidas pelos bancos:

Itaú

  • Atendimento presencial: 81 agências, nas 27 capitais do país, funcionarão até as 20h para o atendimento, com orientação financeira.
  • Atendimento on-line: Aplicativo, telefone e portal de renegociação
  • Condições: O banco oferece taxas reduzidas, a partir de 1,99% ao mês, para débitos com mais de 90 dias de atraso, e prazo de até 30 dias para o pagamento da primeira parcela. Quem for pessoalmente renegociar poderá obter desconto de até 90% nas dívidas com atraso superior a um ano; ter a opção de pagamento do débito renegociado em até seis vezes, com parcelas fixas; ou ter o parcelamento do valor devido em até 60 meses.

Bradesco

  • O Bradesco informou que vai oferecer prazos e taxas diferenciadas para a renegociação de dívidas, mas não especificou quais. As condições serão estruturadas de acordo com o perfil de cada cliente. As agências e os canais de atendimento estarão preparados para atender os clientes com autonomia para aceitar eventuais sugestões para renegociação.

Banco do Brasil

  • Atendimento presencial: 57 agências terão horário estendido, das 10h às 20h, nas capitais e no Distrito Federal.
  • Atendimento remoto: Será feito pelo Portal de Renegociação de Dívidas e pelo aplicativo do BB.
  • Condições: Dará descontos de até 92% para a quitação de dívidas, com prazos que podem chegar a 120 meses e com até 180 dias de carência. O banco também oferecerá, promocionalmente, taxas de juros até 14% menores para as operações de renegociação.

Caixa

  • Atendimento presencial: A renegociação poderá ser feita em 4.103 agências da Caixa e nos Caminhões da Adimplência (Araraquara/SP, Pelotas/RS, Araguari/MG e São Luis/MA). Uma agência em cada capital do país vai operar em horário estendido, até as 20h.
  • Atendimento remoto: Será feito no site www.negociardividas.caixa.gov.br, via telefone e WhatsApp 0800-726-8068, nos perfis do banco no Facebook e no Twitter, e no App Cartões Caixa.
  • Condições:
  • Crédito comercial: Dívidas em atraso há mais de um ano podem ser quitadas com até 90% de desconto para pagamento à vista. Também será possível unificar contratos em atraso e parcelar em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação vencida ou a vencer, e efetuar a repactuação da dívida, com possibilidade de aumento do prazo.
  • Crédito habitacional: Pagamento de um valor de entrada e incorporação do restante da dívida em atraso às demais prestações do contrato. Será possível ainda pagamento da entrada, com acordo para pagamento de uma prestação por mês na data de vencimento durante três meses consecutivos. Após esse prazo, as demais prestações que ainda estiverem em atraso serão incorporadas ao saldo do contrato. Para o cliente que tem saldo na conta de FGTS, outra opção é utilizar o recurso para reduzir em até 80% da prestação por 12 meses, válida para clientes que apresentam até três parcelas do financiamento em atraso.

Santander

  • Atendimento presencial: Algumas de suas agências abertas até as 20h para atendimento, com orientação financeira aos clientes.
  • Atendimento on-line: Será feito pelo aplicativo, pelo telefone e pelo portal de renegociação.
  • Condições: As condições especiais serão válidas para as modalidades empréstimo pessoal, crédito consignado, capital de giro, conta garantida, Santander Master, descontos de recebíveis e cartão de crédito. Clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções nas taxas de até 20%. Para acordos com atrasos acima de 60 dias, dependendo do caso, os descontos serão de até 90% no valor total da dívida.
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Covid-19 cansa a beleza: crise no setor força salões a se reinventarem

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Segundo um dito popular, não existe crise para as atividades que alimentam vícios e cultivam vaidades. Ao menos no caso do negócio que atende à aparência e à autoestima, a sabedoria do senso comum terá que ser refeita por causa da pandemia da covid-19.

Nove de cada dez micro e pequenas empresas que prestam serviço para beleza, como salões, barbearias, ateliês e estúdios de maquiagem, afirmam ter perdido faturamento por causa das medidas de isolamento social. A perda média do faturamento foi de 57%. Conforme enquete, 62% das micro e pequenas empresas do segmento de beleza descrevem que interromperam o funcionamento temporariamente e 5% encerraram em definitivo.

Os dados são descritos na 3ª edição da pesquisa sobre o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, feita pelo Sebrae via internet entre 30 de abril e 5 de maio. As atividades do segmento de beleza são feitas essencialmente de forma presencial, que foram proibidas em muitas cidades enquanto o vírus da covid-19 circula.

Apesar do impacto na ampla maioria dos estabelecimentos, apenas 4% assinala ter feito demissões, isso porque o recrutamento da mão-de-obra no segmento não implica em vínculo empregatício – é feito principalmente por meio de contrato de parceria, conforme previsto na Lei 13.352/2016

Não se sabe, no entanto, quantos parceiros que estavam ocupados no corte e pintura de cabelos, manicure e pedicure, e depilação tiveram que recorrer ao auxílio emergencial do governo federal.

Os efeitos no faturamento também podem estar subestimados. Uma grande parte do serviço é prestada por empreendimentos na informalidade. “Uma vez em Paraisópolis [zona sul de São Paulo] contou-se 8 mil portas de serviço beleza”, lembra Andrezza Torres, analista de Competitividade do Sebrae.

Cabelereiros e barbeiros, E / D : Cabelereiras,  Marina Praia e Vânia Praia Cabelereiros e barbeiros, E / D : Cabelereiras,  Marina Praia e Vânia Praia

Atendimento nos salões de beleza foram suspensos no Brasil desde o início da pandemia de covid-19 – Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

Problema de caixa e aluguel

A inatividade do setor trouxe dificuldades de caixa para microempreendedores que têm negócio formal, como Denílton Delfino, dono de um pequeno salão há três na Asa Norte, em Brasília (DF).

“Estamos há mais de 100 dias nessa situação, e eu não tive resposta [de renegociação] dos fornecedores [de produtos usados no salão] e nem do dono do imóvel [onde fica o estabelecimento]”, reclama o empresário que atendia até sete pessoas por hora aos sábados – dia de maior movimento.

Um pouco mais de sorte teve a empresária Marina Portela, dona de um ateliê de beleza no bairro de Petrópolis, em Natal (RN). Ela conseguiu renegociar por duas vezes o custo do aluguel, e teve uma baixa de 30% com esse gasto. Seu negócio reabriu as portas no último dia 1º. A volta à atividade traz algum alívio para Portela. Ela sabe que não poderá ter o mesmo volume de atendimento e parte dos serviços que presta está parado como o de maquiagens para eventos, como casamentos, pois continuam as restrições às aglomerações.

Para diminuir os impactos negativos do novo coronavírus, a empresária conta que cortou gastos no dia a dia e teve que “reinventar”. Vendeu voucher (vale) para atendimento futuro de clientes, orientou parceiras que trabalhavam exclusivamente com maquiagem a se prepararem para outras atividades do ateliê, e fez busca ativa de clientes. “Liguei para todo mundo e usei as redes sociais para avisar da reabertura”.

De acordo com Andrezza Torres, do Sebrae, a reinvenção tem sido notada em vários relatos de microempresários. Segundo ela, alguns salões estão ensinando aos clientes a cuidarem e pintarem o cabelo em casa, “com a tonalidade certa”, por meio de teleconferências, outros estabelecimentos revendem produtos e orientam a aplicação. “Alguns salões conhecem seus clientes e sabem que descolorante, xampu, condicionador ou creme precisam”, salienta.

Anvisa fixa regras para regularização de cosméticos Anvisa fixa regras para regularização de cosméticos

Sebrae produz lista de orientações de biossegurança para salões de beleza – Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil

 

Salão de beleza: novos custos e biossegurança 

Além de não poder retomar em 100% os atendimentos, os salões de beleza terão novos custos – como a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI) para os parceiros, álcool em gel, e a aquisição de tapetes sanitizantes e até termômetros a laser.

Para ajudar a retomada segura das atividades, o Sebrae produziu uma lista de orientações de biossegurança para o segmento de beleza. Há dicas desde o “agendamento consciente”, para evitar aglomerações, até o cuidado com higienização para proteger a saúde de quem trabalha no estabelecimento e dos clientes que vão cuidar da aparência e da autoestima.

Todo o segmento da beleza no Brasil, que inclui os salões, lojas, indústria de produtos cosméticos, tem cerca de 1,2 milhão de empresas formais e 4 milhões de pessoas ocupadas – não necessariamente empregadas com carteira de trabalho.

Em 2018, apenas a indústria de cosméticos, perfumaria e higiene faturou R$ 109 bilhões no Brasil, o que coloca o país no quatro lugar no consumo global. Nesse caso, a vaidade é uma virtude.

Edição: Liliane Farias

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Caixa volta a realizar sorteios da Loteria Federal hoje

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Três meses após interromper os sorteios da Loteria Federal devido à pandemia da covid-19, a Caixa retoma hoje (4) as extrações do prêmio.

Responsável por administrar as loterias federais, a Caixa informou que os bilhetes produzidos e que já tinham sido distribuídos até o fim de março, quando os sorteiros foram suspensos, continuam válidos e à venda em casas lotéricas – mesmo que com a data impressa de abril ou maio.

Os sorteios recomeçam pela extração 5.478 e prosseguirão aos sábados até a extração 5.489. Os sorteios às quartas-feiras voltarão somente em 23 de setembro. O valor do prêmio é proporcional à quantidade de frações compradas.

O sorteio dos números ganhadores acontece sempre as 19h dos sábados e pode ser acompanhado em tempo real pelo perfil das Loterias Caixa no Facebook  e no canal da Caixa no Youtube .

Edição: Valéria Aguiar

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