Momento Cidades

Câmara promove debate sobre direitos da pessoa idosa

Publicado

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na manhã desta quarta-feira (25) uma audiência pública para debater sobre a condição de vida da população da melhor idade.&nbsp Solenidade é fruto de um requerimento do vereador Dilemário Alencar (PROS), proposto em alusão ao Dia Nacional do Idoso, comemorado anualmente no dia 25 de setembro.
Na oportunidade, o parlamentar, que atua como presidente da Comissão de Amparo a Criança, Adolescente e Idoso no Parlamento Municipal, falou sobre várias áreas de atuação que o Legislativo vem atuando em prol da categoria.
Dilemário afirma que vem lutando junto ao Executivo Municipal para garantir que idosos tenham preferência na fila de atendimento a saúde.
De acordo com ele, mais de 60 mil pessoas encontram-se na fila da Central de Regulação aguardando exames, consultas e cirurgias. “Dentre esses 60 mil existem idosos e eles não tem prioridade nesse atendimento. Então, nós vamos buscar uma forma de que seja respeitado o estatuto do idoso para que essas pessoas tenham prioridade no atendimento da central de regulação. Tem idoso, por exemplo, que quando recebe a ligação da Central já ate faleceu. Isso não pode acontecer”, explicou.
A audiência ainda foi debatido o crescente número de violência contra a pessoa idosa. “Colocamos a necessidade de o Governo do Estado criar a delegacia de defesa do idoso, pois cada dia aumenta a violência contra o idoso e nós precisamos ter uma política publica voltada a segurança do idoso”, disparou.
Para o promotor de justiça Ezequiel Borges, esse debate é de extrema importância, pois alerta a sociedade como todo sobre os direitos da pessoa idosa.
“É fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo no sentido de, não só verificar as condições e garantias do direito do idoso, como também buscar mecanismos para que esses direitos sejam respeitados por todos, sejam pelo poder público e sociedade em geral”, pontuou.
Diversas autoridades participaram da discussão. Entre eles, Wilton Coelho, secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano do município Sandrin Oliveira Rezende, presidente do Conselho do Direito do Idoso, e Isandir Rezende, presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso.

Kamila Arruda – Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir VoltarCompartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

EVENTO CANCELADO- Idosos do Cras Getúlio Vargas terão baile de Carnaval nesta sexta-feira (21)

Publicado

Atualizada às 17h01 do dia 18/02/2020 – Em razão do falecimento de um dos integrantes do grupo de idosos as festividades foram canceladas.

 

Cerca de 150 idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Getúlio Vargas participa nesta sexta-feira (21), a partir das 14 horas, no Centro Comunitário do bairro Itapajé, de um baile de Carnaval onde haverá muita folia e diversão ao público da terceira idade. Essa será a 4ª Edição da Folia de Momo preparada pela Unidade.

“Essa festa no período carnavalesco já é tradição entre os usuários e seus familiares que participam das atividades oferecidas pelo Cras. Preparamos esse momento de boas vibrações e muita alegria para que eles, todos reunidos, possam cantar, dançar, divertir e ainda recordar dos bons tempos da juventude”, disse a coordenadora do Cras Getúlio Vargas, Carla Costa Braga.

Carla conta que a festa é tão esperada pela turma que eles preparam as fantasias e os adereços para fazerem bonito no salão. Além do tradicional baile, haverá sorteio de brindes e muitas brincadeiras. “Anualmente, trabalhamos para que estes eventos sejam um sucesso, promovendo a interação, diversão e entretenimento, pois o Carnaval é para todos, especialmente para a terceira idade”, destacou.

Os bailes de Carnaval da terceira idade trazem mais vida e diversão para os idosos, nesses encontros ocorrem atividades de socialização, onde se firmam novas amizades e relacionamentos. “A cada festa realizada é uma nova conquista, trabalhamos para que, além de atividades físicas e recreativas, eles possam desfrutar de momentos inesquecíveis de folia também”, concluiu.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Ex-chefe de gabinete que gravou prefeito recebendo dinheiro será ouvido nesta quarta-feira (19)

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

Acontece nesta quarta-feira (19.02), a partir das 9h, a primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), por suposta quebra de decoro e obstrução da Justiça. Na ocasião será&nbsp realizada a oitiva de Silvio César Corrêa, ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa.

Silvio César foi responsável por gravar o prefeito Emanuel Pinheiro recebendo maços de dinheiro e os colocando no paletó, durante o governo de Silval Barbosa. O dinheiro seria propina para que Emanuel Pinheiro apoiasse os projetos do Executivo na época em que era deputado estadual. O vídeo gravado por Silvio foi utilizado pelo ex-governador Silval Barbosa em sua delação premiada junto à Procuradoria Geral da República (PGR).

A oitiva acontece às 9h, no Plenário da Câmara de Cuiabá. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente da CPI, vereador Marcelo Bussiki (PSB). Participam ainda os vereadores Toninho de Souza (PSD) e Sargento Joelson (PSC), relator e membro da CPI, respectivamente.

Sugestão&nbspde&nbspPauta

Assunto:&nbspEx-chefe de gabinete que gravou a “cena do paletó” será ouvido nesta quarta-feira

Data:&nbspQuarta-feira (19.02)

Horário:&nbspÀs 9h

Local:&nbspPlenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá

Karine Miranda | Assessoria Vereador Marcelo Bussiki

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana