Momento Cidades

Câmara suspende expediente e realizará sessões virtuais

Publicado


.
Câmara Municipal de Cuiabá

Atendendo a nota recomendatória expedida pela Comissão Especial, criada na Câmara de Cuiabá para acompanhar as orientações do Ministério de Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a Mesa Diretora assinou uma portaria que mantém a suspensão das atividades presenciais até 05 de abril.
A decisão foi tomada durante reunião do colégio de líderes realizada na tarde desta segunda-feira, dia 23. Diante disso, o Parlamento Municipal adotou o sistema de trabalho home Office, aos servidores e vereadores da Casa Leis.
O exercício remoto das atividades ocorrerá diante da demanda e durante o horário de funcionamento do órgão, onde o funcionário e o parlamentar deverá se manter disponível ao acesso via internet, telefone e demais mecanismos de comunicação.
“A recomendação é que permaneçam em suas residências durante este período, em isolamento social, por ser a medida mais eficaz no controle da propagação do novo vírus”, pontua o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Misael Galvão (PTB).
A intenção é evitar uma eventual propagação do vírus, já declarado como uma Pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).&nbsp
A medida leva em consideração o Decreto Legislativo nº 6 de março deste ano, o qual reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública por parte do Poder Executivo.
Também se baseia no Decreto Municipal 7.849 de março de 2020, que dispões sobre a situação de emergência e estabelece medidas temporárias emergenciais.
Partindo disso, o Parlamento Municipal passará também a realizar as suas sessões ordinárias por vídeo conferência, via plataforma digital. Elas sessão apenas deliberativas e terão apenas a fase da ordem do dia, destinada a apreciação urgente de matérias que não possa aguardar a realização das sessões presenciais previstas no Regimento Interno.
A primeira sessão virtual já ocorre às 9 horas nesta quinta-feira, dia 26. Na oportunidade, será apreciado o projeto de resolução que institui este tipo de sessão durante o período de estado de emergência em razão do Coronavírus.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Cuiabá amplia atendimentos de leitos de UTI em 178% e reforça compromisso com cidadão

Publicado


.

A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro ampliou em 178% o número de leitos de UTIs ao longo de pouco mais de três anos de governo. Hoje, a capital disponibiliza 195, sendo que dez estão em fase de finalização. Ao assumir a chefia do Executivo, o prefeito empenhou esforços para garantir que as pessoas tivessem atendimento célere e de qualidade. 

Com ampliação da rede, o número já chega a 90 para tratamento de qualquer tipo de patologia. E, para o enfrentamento da pandemia, foram criados ainda mais 105 leitos exclusivos para tratamento da COVID19.

“Nós temos um compromisso com à população. Nosso trabalho é diário e pautado na premissa de melhorar a vida das pessoas. A Prefeitura de Cuiabá jamais fechou leitos de UTIs, pelo contrário, aumentamos. Os leitos  de UTI Covid são prioridade, desde que não se retire a UTI para as demais  doenças”.

O prefeito Emanuel Pinheiro pondera ainda que mediante o achatamento da curva de crescimento da COVID e com o aumento das demandas na saúde pública da capital para as demais comorbidades, causada pela diminuição de atendimentos clínicos na Santa Casa, Metropolitano e Hospitais Regionais, a Prefeitura de Cuiabá  precisou alterar o plano de controle e mitigação do novo Coronavirus, elaborado pelo Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavirus.

“Cuiabá  precisa atender pacientes acidentados, infartados, com quadro de AVCs e demais comorbidades, na sua maioria pacientes do interior que recorrem a capital para atendimento.

Ele finaliza reiterando que “a UTI para COVID é prioridade. UTI para as demais doenças, também”. 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Servidores municipais já estão com salários referentes aos mês de maio na conta

Publicado


.

Reforçando o compromisso assumido de Gestão, por mais um mês consecutivo, os servidores públicos municipais receberam os salários dentro do mês trabalhado. Os proventos referentes ao mês de maio foram pagos nesta sexta-feira (29), último dia último do mês. A folha líquida foi de R$ 52 milhões.

São mais de 16 mil servidores entre efetivos, contratados e comissionados do Executivo Municipal vão receber seus salários nesta terça-feira (30). O pagamento é referente à folha de proventos do mês de abril e mantém o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de efetuar os pagamentos dentro do mês trabalhado.

“Desde o início da minha gestão, uma das coisas que assumi e estou cumprindo é com o pagamento em dia dos salários dos servidores, pois são eles que executam os serviços e fazem que os atendimentos cheguem na ponta com dignidade e o respeito que a população merece. E isso vai acontecer até o último dia do meu mandato”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro durante transmissão on line, na manhã de hoje.

Além do salário dos funcionários públicos em atividade, a Prefeitura de Cuiabá também mantém em dia o pagamento dos aposentados e pensionistas pela Cuiabá-Prev sempre no dia 25 de cada mês. A folha de pagamento foi no valor de R$14,4 milhões.

Pinheiro também lembra que, com isso, a economia local é movimentada. Em sua opinião, esta é parte da missão de cuidar bem da Capital. “Este é um dever imprescindível que temos com a população e com os servidores públicos, que se dedicam incansavelmente a atender a sociedade cuiabana. A regularidade salarial é fruto do planejamento financeiro da gestão, fazendo com que a capital de Mato Grosso esteja sempre em dia com o pagamento dos servidores municipais”, finalizou.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana