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Nissan confirma fim da linha para o March no Brasil

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Nissan March
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Nissan March sai de linha no Brasil à espera de um substituto, o que deverá demorar e ainda não tem data definida

O Nissan March deixa de ser fabricado no Brasil, informação que é confirmada oficialmente pela fabricante. O hatch chegou ao Brasil em 2011, primeiramente trazido do México. Três anos depois, passou a ser feito em Resende (RJ), onde acaba de parar de ser montado. Ainda conforme a marca japonesa, todos os serviços de manutenção e reposição de peças para os proprietários vão se manter inalterados.

As baixas vendas do modelo e a necessidade da marca se adequar à realidade atual do mercado acabaram tirando o Nissan March de linha no Brasil. O carro chegou a ter mais de 20 mil unidades vendidas anualmente, volume que despencou para 6.897 no ano passado. Nos primeiros sete meses de 2020, foram apenas 2.208.

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Com isso, o Nissan vinha sendo vendido somente nas versões com motor 1.6, com preço entre R$ R$ 60.590 na versão SV e R$ 69.990 na SL com câmbio automático CVT, defasado em relação ao modelo vendido em outros mercados, onde está a uma geração na frente da que acaba de sair de linha no Brasil. Com isso, a linha de montagem fluminense passa a fabricar apenas os modelos Kicks e V-Drive .

Por causa do domínio dos SUVs no mercado atualmente, com 38,3% das vendas em julho último, ante 26,8% dos hatches pequenos, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), além dos menores volumes de vendas provocados pela crise econômica desencadeada na pandemia do novo coronavírus, a nova geração do March deixou de ser interessante no Brasil.

No lugar do hatch, a Nissan poderá optar por um novo SUV abaixo do Kicks. É possível que seja a versão de produção do Magnite, cuja versão conceitual já foi apresentada. O carro é fabricado sobre a mesma base do Renault Kwid. Mas ainda não há nada definido pela marca japonesa no Brasil.

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Fonte: IG CARROS

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Cinco versões do Ford Escort que não tivemos no Brasil

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Lançado no Brasil em 1983, o Escort representou um enorme avanço para a filial brasileira da Ford. Correspondendo ao modelo europeu de terceira geração, foi o primeiro carro alinhado com a linha europeia da marca americana e ficou conhecido por versões icônicas como o conversível e o esportivo XR3.

Depois do carro pioneiro, o Escort seria comercializado por aqui em mais três gerações e sairia de cena apenas em 2003, quando a Ford já havia lançado o seu sucessor, o Focus. Inicialmente fabricado no Brasil, teve a sua última geração importada da Argentina.

Fora do Brasil, o modelo fez bastante sucesso no exterior. O nome Escort, aliás, segue em uso em um sedã da Ford feito na China. Confira abaixo algumas variações que não tivemos por aqui.

Escort Turnier

Ford Escort
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Ford Escort Turnier


A primeira geração do Escort brasileiro foi oferecida com uma gama de carrocerias que incluía versões de três e cinco portas, além do conversível.

Mas uma opção que não tivemos foi a variação station wagon, que podia ser adquirida no mercado europeu em variações de três ou cinco portas. Por aqui, a perua Escort SW viria apenas em 1996, importada da Argentina.

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Escort Turbo

Ford Escort
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Ford Escort RS Turbo


O esportivo Escort XR3 de segunda geração (quarta na Europa) teve como opção de motor mais potente no Brasil o AP 1.8S vindo da Volkswagen. Fruto da formação da Autolatina, desenvolvia declarados 99 cv.

No mercado europeu, esta mesma geração tinha como opção mais potente a RS Turbo, que trazia um motor 1.6 turbinado capaz de desenvolver 134 cv. Com este conjunto, o Escort esportivo acelerava de 0-100 km/h em 8,7 segundos e batia os 206 km/h de velocidade máxima.

Escort RS Cosworth

Ford Escort
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Ford Escort RS Cosworth


Uma das variações mais interessantes já criadas do Escort, a RS Cosworth foi produzida entre 1992 e 1996 na Alemanha, como uma versão de homologação do carro para o WRC, o Campeonato Mundial de Rali.

A carroceria do Escort original foi adaptada para usar a base do médio-grande Sierra. Já os motores 2.0 turbo, desenvolvidos e fabricados pela britânica Cosworth , eram da família YB e desenvolviam 227 cv em sua versão de rua.

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Escort Van

Ford Escort Van
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Ford Escort Van


Diferente da perua Escort SW, que chegou na parte final da vida do modelo no Brasil, uma variação que nunca chegou aqui foi o Escort Van. Idêntico ao carro de passeio até a coluna central, tinha na traseira um compartimento para levar até 715 kg de carga.

Popular no Reino Unido, trazia uma gama de motores com opções 1.3 a gasolina Endura-E de 60 cv (o mesmo que chegou a ser oferecido no Fiesta brasileiro) e os 1.8 diesel de 60 ou 70 cv (com ou sem turbo). O Escort Van ficou em linha até 2002.

Escort chinês

Ford Escort (China)
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Ford Escort (China)


O nome Escort voltou a ser utilizado em carro da Ford em 2015. Projetado para ser o sedã de entrada da marca na China, o modelo era construído sobre a mesma plataforma do Focus de segunda geração.

Apesar da proposta, o novo Escort tem tamanho de sedã médio (é 11 cm mais longo do que um Chevrolet Onix Plus ) e é oferecido com um motor 1.5 a gasolina de 122 cv, que pode ser combinado a um câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem.

Fonte: IG CARROS

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