Carros e Motos
Renault entra na onda retrô e recria o antecessor do Clio

O Grupo Renault divulga os pontos do plano estratégico Renaulution , que prevê até 2025 o lançamento de 14 modelos eletrificados. Metade deles 100% elétricos, baseados nas novas plataformas CMF-EV e CMF-B EV, numa lista que irá incluir até a recriação do icônico hatch compacto Renault 5.
Perdeu? Mostramos de Novo
Produzido em duas gerações, entre 1972 e 1996, o antecessor do Renault Clio foi revelado em sua versão “2021” como o conceito 5 Prototype. Seguindo o que a Fiat fez com o 500, o time de design comandado por Gilles Vidal se baseou nas linhas básicas do carro original para criar uma reinterpretação moderna do hatch.
Pensado como um veículo 100% elétrico, o 5 Prototype teve a entrada de ar no capô transformada em uma tampa para a tomada de recarga das baterias. Já o espaço dos faróis de neblina no carro original passou a comportar as luzes diurnas de LED, enquanto as lanternas traseiras verticais ganharam aletas aerodinâmicas. Outro detalhe de estilo incomum do conceito é o teto forrado em tecido.
A marca francesa não deu detalhes sobre a mecânica e nem a data para o lançamento da versão de produção do compacto elétrico, que segundo a empresa terá a missão de “democratizar o carro elétrico” na Europa.
Elétricos e modernos

Ainda dentro do plano Renaulution, a marca francesa quer passar a ser vista como uma marca tecnológica. Além da criação do ecossistema digital Software République , que irá focar no desenvolvimento de novas tecnologias, os carros da Renault vão incorporar a partir do próximo ano a nova central multimídia My Link, com tecnologia fornecida pelo Google e que vai permitir a integração dos serviços da empresa americana aos veículos.
Outra iniciativa da Renault será a criação de um centro de reciclagem de automóveis e de conversão de veículos comerciais a diesel em veículos movidos a biogás e elétricos na fábrica francesa de Flins, que atualmente é responsável pela produção do elétrico Zoe.

Carros e Motos
Peugeot troca logo para ser vista como marca premium

Agora parte do grupo Stellantis , resultado da fusão da Fiat Chrysler Automóveis e da PSA, a Peugeot quer ser vista como uma marca de veículos premium. Por este motivo, o fabricante francês revelou recentemente a 11ª versão do seu logotipo, surgido pela primeira vez em 1850.
De acordo com a Peugeot , o novo logo, que substitui o lançado em 2010, foi pensado para marcar a “subida de gama da marca” feita nos últimos 10 anos. No Brasil, isso pôde ser visto na década pelo fim de carros de entrada, como os compactos 207, e a priorização de modelos de gama mais alta, como os crossovers 3008 e 5008 e o recém-lançado compacto premium 208, que ainda este ano irá ganhar uma versão elétrica.
No lugar do leão “em pé”, usado continuamente desde a década de 1980, o novo símbolo faz uma releitura do emblema dos anos 1960 e traz uma cabeça de leão estilizada. Além da mudança visual, a troca de logo vai implicar também na reestruturação da filosofia da empresa.

De acordo com a marca, o site vai se tornar uma “concessionária virtual”, permitindo que todo o processo de configuração e compra de um veículo seja feito online. Já os pontos de venda fixos terão um papel complementar, com o papel de fornecer uma “experiência visual e pedagógica” para o cliente.
A Peugeot fechou o ano passado como a 13ª marca de automóveis e comerciais leves do mercado brasileiro, com uma participação de 0,69% no total de vendas. Foram 13.477 unidades emplacadas em 2020, sendo que o modelo mais popular foi o SUV compacto 2008, com 4.602 emplacamentos. Os números são da Fenabrave.
-
Momento Entretenimento7 dias atrás
Após vaquinha, “Deise do tombo” mostra casa comprada para a vizinha
-
Momento Economia4 dias atrás
R$300: presidente da Câmara apoia valor sugerido por Bolsonaro para novo auxílio
-
Momento Entretenimento3 dias atrás
“Estou conseguindo recuperar a vida que eu tinha”, revela Andressa Urach
-
Momento Entretenimento4 dias atrás
Karol Conká ganha mutirão para ficar no “BBB 21”
-
Momento Saúde5 dias atrás
Câncer de pênis atingiu mais de 10 mil brasileiros nos últimos 5 anos
-
Momento Saúde4 dias atrás
Por falta de sedativos, pacientes com Covid são amarrados em macas, no Amazonas
-
MULHER6 dias atrás
Gêmeas se “abraçam” momentos após o nascimento: “Gesto de amor”
-
Momento Entretenimento5 dias atrás
Anitta revela que já fez orgia com sete pessoas: “Meu ex-namorado gostava”