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Veja 5 carros que acabam de fazer 20 anos estão isentos do IPVA em SP

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As regras de isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) variam de estado para estado, mas em linhas gerais incluem pessoas com deficiência, táxis e também modelos com algumas décadas de estrada.

Em alguns estados, a regra prevê ainda a isenção do IPVA para os automóveis antigos, que no caso do estado de São Paulo é válida para os carros fabricados há 20 anos ou mais.

O valor do tributo é calculado com base em um percentual do valor médio do veículo na Tabela Fipe. Confira a seguir alguns modelos de carros que ficaram isentos da cobrança do IPVA a partir deste ano. A lista traz carros que foram lançados no mercado brasileiro no ano de 1999.

1 – Chevrolet Astra Sedã

Astra Sedan
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Astra Sedan chegou a ser vendido junto com o Vectra, mas era mais em conta e tinha parte mecânica bem parecida


O Chevrolet Astra Sedã estreou no Brasil no início de 1999, poucos meses depois do hatch de três portas. Mas apesar da carroceria de visual menos interessante, o principal destaque do modelo estava sob o capô da versão de topo GLS.

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Era um motor 2.0 16V, de 128 cv, que não estava disponível na carroceria hatch. Em 2003, essa motorização (com 8 cv a mais) seria lançada na versão esportiva GSi.

2 – Fiat Marea Turbo

Fiat Marea
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Fiat Marea Turbo vinha com motor de 182 cavalos, um dos mais potentes do ano 2000 entre os modelos nacionais


Sabemos que o sedã médio Fiat Marea acabou virando alvo de piadas ao longo dos anos. Mas não podemos negar o potencial de um carro equipado com um motor 2.0 turbo, de cinco cilindros e 182 cv.

Lançado em 1999, era o motor mais potente oferecido em um modelo médio de produção nacional, superando de longe concorrentes diretos como o Chevrolet Vectra, que na mesma época trazia um motor 2.2 16V de 138 cv.

3 – Ford Fiesta Rocam

Ford Fiesta
Divugação

Ford Fiesta com motor Rocam, como comando de válvulas roletado no cabeçote foi bem aceito no Brasil há 20 anos


Na reestilização de 1999, a Ford aproveitou a mudança visual do Fiesta para fazer também a alteração nos motores. Sairam de cena os antigos Endura-E (1.0 e 1.3) e o 1.4 16V Zetec-SE e entraram em cena os 1.0 e 1.6, da família Zetec RoCam.

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Em sua versão mais potente, o motor desenvolvia 95 cv e equipava a versão de topo GLX, que além do visual incrementado com rodas de liga leve (as mesmas da versão Ghia da Europa) trazia a opção dos airbags.

4 – Volkswagen Gol GTI “G3”

VW Gol GTI
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VW Gol GTI versão esportiva linha com motor 2.0 com injeção eletrônica além de uma lista completa de equipamentos


Embora não seja tão conhecido quando os GTI quadrados ou o bolinha “G2”, o Volkswagen Gol G3 também teve uma rara versão esportiva GTI.

Além das novidades estéticas do restante da linha, com destaque para os faróis duplos, o painel com iluminação azul e a oferta do airbag, o GTI agora estava disponível apenas na carroceria de cinco portas e com o motor 2.0 16V, numa variação, de 145 cv.

5 – Renault Scénic RXE

Scénic
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Renault Scénic foi pioneira entre as minivans nacionais no Brasil. Entre os atrativos, tem a versatilidade dos bancos removíveis


Outro modelo que completa 20 anos e fica isento de IPVA em São Paulo é a minivan Scénic, que foi pioneira no segmento. Começou a ser fabricada em São José dos Pinhais (PR) e, entre os destaques, conta com bancos removíveis, que podiam ser configurados conforme o necessário.

No caso da versão RXE, seguindo a nomenclatura adotada na França, o motor é o 2.0, primeiramente com 8 válvulas por cilindro, a gasolina, capaz de gerar 115 cv e 17,5 kgfm a 4.250 rpm. Ainda não havia câmbio automático em 1999, portanto, a minivan tinha apenas caixa manual, de cinco marchas.

Fonte: IG CARROS

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Cinco variações do Chevrolet Vectra que não tivemos no Brasil

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Lançado na Europa em 1988 como o substituto do Opel Ascona (como era conhecido o Monza no mercado europeu), o Opel Vectra acabou se tornando um produto internacional, sendo vendido também com as marcas Holden (Austrália) e Chevrolet (América Latina).

No mercado europeu, o modelo de porte médio-grande seria produzido em três gerações e ficaria em linha até 2008. No Brasil, o Vectra chegou em 1993, com produção na fábrica de São Caetano do Sul (SP). O modelo estava disponível apenas na carroceria sedã e com motores 2.0 de 8 e 16 válvulas.

Mas não tivemos por aqui a terceira geração do carro europeu, já que o nome Vectra acabou sendo usado entre 2005 e 2011 por um sedã e hatch baseados no médio Astra. Também passaram longe do Brasil outras variações de carroceria como a station wagon e a notchback , e os carros equipados com motores V6. Confira alguns Vectra que nunca chegaram às concessionárias brasileiras.

 1- Vectra Turbo 4×4

Opel Vectra Turbo 4x4
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Opel Vectra Turbo 4×4: até mais interessante que o GSi que tivemos no Brasil, com motor aspirado de 150 cavalos, o mesmo do cupê Calibra


O Opel Vectra de primeira geração teve uma curiosa versão que combinava o sistema de tração 4×4 com uma versão turbo do motor 2.0 16V usado no GSi vendido no Brasil, que era capaz de desenvolver 204 cv.

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Com este conjunto, o sedã acelerava de 0 a 100 km/h 6,8 segundos e atingia os 240 km/h. No Brasil, o Opel Vectra Turbo 4×4 ficou conhecido como o safety car do GP de San Marino de 1994, onde morreu o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna .

 2- Vectra Caravan

Vectra
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Opel Vectra Caravan: a perua poderia ter vindo ao Brasil como um carro para família com apelo esportivo, diferente as minivans, como a Zafira


Uma das novidades da segunda geração do Vectra na Europa (onde foi lançado em 1995, um ano antes do Brasil) foi a carroceria Station Wagon.

Vendida com o nome de Vectra Caravan, seguiu como uma das opções da linha até o fim do modelo no mercado europeu.

3 – Vectra V6

Vectra
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Opel Vectra i500: imagine o deleite que é assumir o volante desse belo sedã com o V6 roncando forte, algo que ficamos apenas na vontade


No mercado brasileiro, o Vectra de segunda geração foi oferecido com motores 2.0 e 2.2, de 8 ou 16 válvulas. Mas nenhum deles com mais de quatro cilindros.

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Essa era uma exclusividade do modelo europeu. o 2.5 V6 era a opção mais potente da linha e chegou a ser oferecido na edição limitada i500, calibrado para desenvolver 195 cv.

 4 – Vectra “C”

Vectra
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Opel Vectra “C” com essa pintura azul erada versão esportiva OPC, com desempenho de tirar o fôlego


A terceira geração do Vectra, conhecida também como Vectra “C”, foi mostrada na Europa em 2002, três anos antes do fim do Vectra “B” no Brasil.

Na época, uma das razões para a “não-vinda” desse carro ao mercado brasileiro foi o tamanho. Feito sobre uma nova base, o Vectra tinha se tornado um modelo de porte grande. A station Caravan era maior até do que a Chevrolet Omega Suprema feito no Brasil nos anos 1990.

 5 – Vectra “D”

Insignia
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Opel Insignia ficou sofisticado demais para o mercado no Brasil, onde a GM deixou de ter modelos baseados na linha Opel alemã


Na Europa, o Vectra foi substituído em 2008 pelo Opel Insignia . Mas em alguns mercados da América Latina a General Motors decidiu seguir usando o nome Chevrolet Vectra no novo modelo.

Essa decisão do grupo americano fez com que, entre 2009 e 2011, houvessem dois Chevrolet Vectra à venda no mercado latino: o europeu Insignia rebatizado e o brasileiro baseado no Astra.

Fonte: IG CARROS

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