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Veja 5 versões do Chevrolet Monza que não tivemos no Brasil

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Produzido no Brasil entre 1982 e 1986, o Chevrolet Monza era a versão brasileira do projeto mundial “Carro J”, que daria origem a vários modelos das marcas ligadas à General Motors na época, que além da plataforma em comum compartilhavam também componentes mecânicos e até partes da carroceria.

Diferente de outros “Carro J”, como o americano Cadillac Cimarron e o australiano Holden Camira, que tinham detalhes estéticos bem distintos, o Chevrolet Monza fabricado em São Caetano do Sul (SP) era quase idêntico ao Opel Ascona de terceira geração, que foi produzido entre 1981 e 1988 na Europa e acabou substituído pelo Vectra.

Conheça a seguir algumas variações do Monza que nunca foram comercializadas no mercado brasileiro.

Monza cinco portas

Opel Ascona 5 portas
Divulgação

Opel Ascona 5 portas


Seguindo o Opel Ascona, o Monza brasileiro também era oferecido nas versões sedã de duas e quatro portas. Mas por aqui não tivemos o hatch alemão de cinco portas.

Numa época em que os carros com portas traseiras eram rejeitados pela maioria do público brasileiro, a Chevrolet optou por projetar exclusivamente para o Brasil uma variação de três portas do hatch.

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Perua “Monza” de fábrica

Holden Camira SW
Divulgação

Holden Camira SW


Produzido entre 1982 e 1989, o australiano Holden Camira era um dos parentes mais exóticos do Monza, misturando a mesma porção central da carroceria do carro brasileiro com frente e traseira bem distintas.

Uma das variações mais interessantes desse “Monza” da Austrália era a variação station wagon de fábrica, que aqui só existiu numa adaptação feita sobre o sedã pela Envemo. O Camira SW trazia uma carroceria que lembrava muito a das peruas das marcas japonesas da época.

“Monza” da Cadillac

Cadillac Cimarron
Divulgação

Cadillac Cimarron


Fabricado nos Estados Unidos entre 1981 e 1988, o Cadillac Cimarron é lembrado até hoje como um dos modelos menos amados da marca de luxo da General Motors.

Para enfrentar modelos europeus como os BMW Série 3, o Cimarron montava sobre a plataforma do Carro J uma carroceria inspirada nos modelos maiores da marca, combinada a um motor 2.8 V6 de 130 cv.

O último dos “Monza”

Chevrolet Cavalier
Divulgação

Chevrolet Cavalier


Quem pensa que o último dos Carro J a sair de linha foi o Monza brasileiro está enganado. Esse título cabe ao Chevrolet Cavalier americano, que saiu de linha somente em 2005.

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Entre 1981 e 1994, o Cavalier usava uma carroceria que compartilhava componentes com o carro feito no Brasil. Mas a partir de 1995, o modelo foi comercializado com uma carroceria toda nova, embora montada sobre uma variação alongada da base do Monza brasileiro.

Outros Monza

Chevrolet Monza
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Chevrolet Monza


Antes de ser usado no Brasil, o nome Monza foi usado em um modelo compacto para a América do Norte, que foi produzido entre 1974 e 1980.

Anos depois, em 2019, o mesmo nome Chevrolet Monza começou a ser empregado novamente em um sedã compacto projetado para o mercado chinês, construído sobre uma variação simplificada da plataforma do atual Cruze.

Fonte: IG CARROS

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Veja 5 versões do Ford Focus que não tivemos no Brasil

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O médio Ford Focus foi lançado na Europa em 1998, com a missão nada fácil de substituir o veterano Escort, modelo que chegou ao mercado europeu no final dos anos 1960 e em três décadas ganhou fãs em todo o mundo.

Para isso, o Ford Focus  trazia uma carroceria com exterior e interior de linhas bem ousadas para a época, dentro da linguagem de design lançada poucos anos antes pelo subcompacto Ka . Esse conjunto era combinado a uma mecânica bem afinada, que trazia avanços ao segmento como a suspensão traseira do tipo multilink.

A receita acabou dando certo e o carro segue firme em sua quarta geração no mercado europeu. No Brasil, o Focus chegou em 2000 e foi vendido até 2019, quando a terceira geração deixou de ser produzida na fábrica de General Pacheco (Argentina). Conheça algumas versões que nunca chegaram por aqui.

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1 – Perua Focus

Ford Focus SW
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Ford Focus SW: a marca não quis apostar na perua no Brasil mesmo na época em que elas ainda vendiam razoavelmente no País


No Brasil, o Ford Focus foi comercializado nas variações sedã e hatch. Mas os europeus contavam ainda com a opção de comprar o modelo médio numa variação station wagon.

Com 4,455 m de comprimento, a perua Focus era quase 8 cm mais longa que o sedã. E tinha uma carroceria com o visual (bem) mais comportado que o do restante da linha.

2 – Focus “USA”

Ford Focus 2ª geração (EUA)
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Ford Focus 2ª geração (EUA) não tem linhas tão ousadas e harmônicas quando as da versão vendida na Europa


A Ford adotou estratégias diferentes para os Focus vendidos fora da Europa. Enquanto os europeus ganharam uma 2ª geração do modelo já em 2004, no Brasil tivemos esse novo Focus somente a partir de 2008.

Esse atraso aconteceu também nos Estados Unidos, onde o Focus de segunda geração foi produzido entre 2007 e 2010, mas com um interior exclusivo e a carroceria bem modificada para atender ao gosto local.

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3 – Focus Coupé-Cabriolet

Ford Focus CC
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Ford Focus CC era fabricado sobre a mesma base do Volvo C70 e com estilo assinado pelo renomado estúdio Pininfarina


Seguindo a moda dos “cupês-cabriolet” (conversíveis de capota rígida) dos anos 2000, que deu origem a carros como o Peugeot 307 CC e o Volkswagen Eos, o Focus oferecido na Europa também teve essa opção.

O Focus Coupé-Cabriolet trazia uma carroceria exclusiva, com projeto e montagem feita pela italiana Pinifarina e que praticamente só compartilhava a dianteira, interior e mecânica dos Focus “comuns”.

 4- Focus ST

Ford Focus ST
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Ford Focus ST da mesma geração do Volvo C30, do qual também conta com o motor turbo, de cinco cilindros e 230 cv


Outra variação interessante desse Focus de 2ª geração era a esportiva ST. Revelada em 2005, era baseada na carroceria hatch, com opção de três e cinco portas.

Esse hot hatch trazia sob o capô um motor 2.5 turbo de cinco cilindros e 228 cv. Era basicamente o mesmo conjunto visto no Volvo C30 T5, modelo que inclusive era montado sobre a mesma plataforma do Focus.

5 – Focus RS

Ford Focus RS
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Ford Focus RS versão mais potente do hatch médio que o Brasil não viu nem de longe. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos


Derradeira oferecida no Brasil, a terceira geração do médio da Ford foi também a última a contar com uma versão esportiva. Reflexos desses tempos de preocupação com as emissões…

A versão RS do Ford Focus “3” era produzida com o motor 2.3 EcoBoost de quatro clindros e 355 cv, que era combinado a um sistema de tração integral. Foguete sobre rodas, acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e ultrapassa os 260 km/h.

Fonte: IG CARROS

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