Momento MT

Colheita da soja ganha ritmo no Brasil, puxada por Mato Grosso

Publicado

Estado dá  o maior salto nos trabalhos de retirada do grão desde a semana passada. Levantamento ainda mostra que estados do Sul são as âncoras que impedem um avanço maior

A colheita da soja atinge agora 30,4% da área de 37 milhões de hectares, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. Para a consultoria, apenas Santa Catarina e Rio Grande do Sul ainda não iniciaram os trabalhos. O mais adiantado segue sendo Mato Grosso.

Se comparada ao ritmo médio para o período, 28%, a colheita nacional atual está um pouco mais adiantada. Mas atrasada ante as 40% do mesmo período do ano passado. O avanço em relação a semana terminada no dia 14 de fevereiro foi mediano, quando estava em 22%.

O ritmo de colheita de Mato Grosso segue bastante adiantado, chegando a 74%. Não só a frente em comparação aos 70% do mesmo período do ano passado, mas também ante os 49,4% da média para o período. Vale ressaltar que há uma semana o estado tinha recolhido 59% da área, grande avanço de 15 pontos percentuais. Nenhum estado conseguiu algo parecido.

O segundo estado que mais soja retirou do campo foi Goiás, com 29% da área. Bastante atrasado ante os 45% do ano passado e os 38,6% da média histórica. Na semana passada estavam com 20% colhidos.

O Paraná vem na terceira posição com 25% da área de 5,4 milhões de hectares colhidos, também atrasado em comparação a 2019 (42%) e ante os 30,4% da média para o período. Na semana passada o ritmo era de 17%.

Entre todos os estados, apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina não iniciaram a retirada da soja, segundo levantamento da consultoria. Vale ressaltar que a própria Emater-RS, anunciou esta semana o início dos trabalhos, na casa dos 1%.

Matopiba

Uma expressão que resulta de um acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ela designa uma extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos quatro estados

Dos estados que formam o Matopiba, o Piauí é o com o ritmo mais lento até o momento, com 1% da área colhida, contra 4% da Bahia, 15% do Tocantins e 15% do Maranhão.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Momento MT

Conselho Diretor da Anatel reúne-se nesta quinta-feira

Publicado

por

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reúne-se nesta quinta-feira (5/3), às 15h, no Espaço Cultural da Agência, em Brasília. As reuniões são abertas ao público e podem ser acompanhadas presencialmente ou por transmissão ao vivo.

Entre as matérias constantes da pauta para deliberação do colegiado da Agência estão as propostas de Regulamento de Continuidade da telefonia fixa (STFC); as consultas públicas de revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) e de alteração do RGC quanto à disciplina das chamadas publicitárias e para oferta de serviços e produtos realizadas por prestadoras de serviços de telecomunicações.

Também serão deliberadas propostas de norma para implantação e acompanhamento de liberdade tarifária na modalidade Longa Distância Nacional da telefonia fixa; de reavaliação da regulamentação de uso de faixas para radioenlaces; de valoração do Preço Público devido, em consequência da recomposição dos prazos da vigência inicial e prorrogação associados aos Direitos de Exploração de Satélite Brasileiro; de reavaliação da regulamentação da Banda S; e a Consulta Pública com proposta de reorganização dos Colegiados da Anatel, prevista no item nº 50 da Agenda Regulatória para o biênio 2019-2020.

Conselho Diretor da Anatel é composto por cinco membros: o presidente Leonardo de Morais, os conselheiros Emmanoel Campelo, Moisés Moreira e Vicente Aquino, e  conselheiro substituto Carlos Baigorri.

Acesse a pauta da reunião

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Aproximadamente mil motoristas foram abordados no mês de fevereiro

Publicado

por

Em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), o Detran-MT coordenou as operações integradas no mês do carnaval

O mês de fevereiro contabilizou mais de mil motoristas abordados durante as operações integradas de fiscalização de trânsito, realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Nas abordagens foram lavrados 323 Autos de Infração de Trânsito, 124 veículos foram removidos, além de 10 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 96 Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) recolhidos.

As operações integradas entre o Detran-MT, a Polícia Militar e Semob ocorrem em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande, em horários alternados, com base em levantamento dos locais com maior incidência de infrações e acidentes de trânsito.

São realizadas barreiras e bloqueios (blitz) nos quais os agentes verificam a documentação do veículo e do condutor, as condições básicas de circulação dos veículos, os equipamentos obrigatórios de segurança e demais itens que possam colocar em risco a segurança no trânsito.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressalta que as ações de fiscalização são prioridades da atual gestão, com foco na redução dos acidentes de trânsito, regularização da frota em circulação e, principalmente, na mudança de comportamento dos motoristas em relação à segurança no trânsito.

Carnaval 

Além das operações realizadas com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Semob, a Gerência de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT também atuou, durante as festividades do carnaval, na Operação Lei Seca, consolidada como política de segurança estadual com foco na redução de acidentes envolvendo bebida e direção.

As fiscalizações da Operação Lei Seca resultaram em 208 veículos abordados, 197 testes de alcoolemia realizados, cinco pessoas presas com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebida alcoólica, além de 11 CNHs recolhidas e 87 autos de infração lavrados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana