Mulher

De alimentos certos a sexo: 4 atitudes que podem facilitar a hora do parto

Publicado


source

O terceiro trimestre da gravidez pode ser o momento de maior ansiedade para muitas futuras mamães. Elas não veem a hora de conhecer o filho e ou já sofrem com o peso da barriga — ou as duas coisas! É inevitável não pensar no parto com mais frequência. 

parto
Pixabay

Imagem de uma mulher grávida


O que fazer nessa reta final? Pensando em trazer dicas para facilitar a hora de dar à luz, conversamos com a Erica Mantelli, ginecologista, obstreta e especialista em saúde sexual para dar dicas para um parto mais tranquilo e rápido.

1. Exercite-se, mas respeite seu corpo

A especialista diz que manter o corpo em movimento com exercícios adequados é ótimo para ter uma gestação mais saúdavel e ter um parto mais tranquilo . A prática física só não é aconselhada caso a mamãe esteja tendo uma gravidez de risco.


“Enquanto a mulher estiver bem e se sentir confortável fazendo os movimentos em segurança, a atividade física é indicada, sim”, esclarece a ginecologista.

2. Comer tâmaras

Erica diz que existem vários métodos naturais que ajudam a gestante na hora de dar à luz. Um muito importante é o consumo diários de tâmaras durante o terceiro trimestre da gestação. “Existem vários estudos já publicados que apontam que grávidas que consomem a fruta todos os dias chegam com a dilatação maior e têm trabalhos de parto mais curto”, diz a médica.

Além disso, a especialista lembra que uma alimentação mais saudável — evitando o excesso de açúcar ou carboidratos, que são alimentos inflamatórios — também ajuda na hora do parto.

3. Músculo do assoalho pélvico fortalecido

A musculatura do assoalho pélvico sustenta o útero com o bebê dentro e, segundo Erica, é de extrema importância que a gestante faça exercícios físicos para fortalecer essa região.

“Se a musculatura do assoalho pélvico estiver forte, reduz a pressão feita sobre a bexiga e diminui os riscos de incontinência urinária. Além disso, diminui as dores lombares e a recuperação no pós-parto é mais rápida”, afirma a ginecologista.

4. Sexo é bem-vindo

Em linhas gerais, a prática é recomendada durante toda a gestação — só em casos de gravidez de risco que o sexo é proibido.

O sexo no final da gravidez, segundo Erica, pode ajudar com a indução do parto pela liberação natural da ocitocina com os orgasmos. Além disso, o sexo deixa o colo do útero mais maleável na hora da dilatação.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Como ter um corpo todo marcado pelo tratamento do lúpus mudou a vida dessa jovem

Publicado


source

Giovanna Massera, ou Toranja, como ela gosta de ser chamada, tem 21 anos e, depois de anos se escondendo com roupas longas e pesadas, decidiu usar o Instagram para mostrar seu corpo e suas marcas. Ela carrega na pele inúmeras estrias, resultado do uso de medicamentos para lúpus. A doença a arrebatou na adolescência e as marcas já até desencaderam crises de pânicos. Mas hoje, ela as exibe e inspira outras mulheres na web. 

lúpus
Reprodução/ToranjaMecânica

Toranja Mecânica em um dos ensaios


“Antes do lúpus, eu não sei se eu tinha uma relação com o meu corpo”, fala em um papo com o Delas. Ela descobriu a doença ao 12 anos, depois de semanas internada com dores nas articulações e sentindo cansaço e fraqueza. 

Segundo Toranja, no começo os médicos pensaram ser um caso de H1N1. O diagnóstico do lúpus veio apenas dois meses depois. 



De acordo com o Ministério da Saúde, o lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Além disso, a doença se camufla muito bem no organismo, então é difícil de ser detectada.

“Eu comparo o lúpus a um vulcão adormecido, que quando entra em erupção é quando a pessoa começa a ter muito reação e adoece”, diz Toranja.

Um corpo marcado

Quando soube o diagnóstico, Toranja lembra que sentia raiva de ter quer ficar no hospital fazendo exames por causa de uma doença autoimune. Para piorar, a única medicação que poderia combater o lúpus estava prestes a mudar seu corpo.

“Foi tudo muito rápido. Da noite por dia, eu acordei e percebi que meu corpo estava com algumas marcas que não estava lá antes. Não tive tempo pra processar, só surtei. Chorava o tempo todo”.

A medicação causou o efeito sanfona na influenciadora digital, fazendo a desinchar e inchar. “As estrias que eu tenho foram por causa do corticoide, por isso que eu tenho elas muito grandes e abertas”, comenta.

lúpus
Reprodução/ToranjaMecânica

Toranja Mecânica não tem mais vergonha de mostrar seu corpol


“Era como se fosse uma alienígena”

As marcas pelo corpo faziam Toranja se sentir diferente das outras. Ela usava roupas pesadas que escondiam toda sua pele, mesmo nos dias mais quentes do ano. “Tinham as pessoas normais e eu era como se fosse uma alienígena”.

Mesmo com o passar dos anos, a relação de Toranja com o corpo seguiu complicada. Logo vieram as crises de pânico por conta disso. “Eu sonhava que eu iria acordar e meu corpo estaria normal novamente. Mas quando acordava, tinha ataques de pânico, tentando arrancar minha pele”, detalha.

A mudança

Toranja conta que o momento que as coisas mudaram em sua vida foi após terminar com seu primeiro namorado.

 “Achava que ninguém fosse me amar por causa das minhas marcas”, ela afirma, “Então, eu comecei a expor meu corpo na internet depois de uma experiência com um ‘boy lixo’. Eu queria provar pra mim mesma: ‘Meu corpo é assim? Você não quer? Tchau’”.


Apesar de ter medo de como as pessoas iriam reagir, Toranja acreditava que estava na hora das pessoas saberem sua história. Por isso, chamou dois fotógrafo amigos e preparou um ensaio. 

“A pessoa ia me ver totalmente nua, nunca ninguém tinha visto. Eu fui tremendo pro ensaio, eu ficava olhando pra todo lado pra ter certeza que ninguém estava observando”, ela acrescenta.

Quando postou as fotos do ensaio, ela conta qeu ficou surpresa com tantos comentários positivos das mulheres a elogiando e contando suas histórias de ódio e amor com os corpos.

Hoje, a influenciadora e modelo afirma que tem uma relação muito melhor com seu corpo, pois aprendeu a respeitá-lo. 

Mas, Toranja explica que ainda tem dias ruins, nos quais ela se sente mal consigo mesma, mas eles estão cada vez mais raros. Ela diz ter aprendido a lidar com esses momentos. “Você decide se vai continuar se colocando pra baixo todos os dias ou se vai respeitar seu momento e deixar passar”, encerra.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Quer praticidade? Saiba como cuidar da pele em menos de 10 minutos

Publicado


source

Nem sempre os  cuidados com a pele são adotados no dia a dia por achar que se vai gastar muito tempo nisso. Porém, é possível fazer uma rotina de skincare rápida e em menos de 10 minutos. Pode parecer difícil, mas o método já tem até nome: “skipcare”.

mulher passando creme na pele
Pexels

O básico da rotina de beleza é: limpar, tonificar, hidratar e fotoproteger

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dica é seguir a “pirâmide de tratamento” (higienização, hidratação e fotoproteção) e apostar em cosméticos multifuncionais. 

Abaixo, veja como cuidar da pele em menos de 10 minutos:

Pela Manhã

Durante a manhã, a ordem da rotina de beleza é: limpar,  tonificar, hidratar e fotoproteger. “Os produtos multifuncionais e aqueles com secagem rápida podem colaborar para que essa rotina seja eficiente e feita em menos de 10 minutos”, diz o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da SBD.

Limpar em 1 minuto e meio

“A pele deve ser lavada com movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageando bem em todas as áreas, principalmente a região da zona T, que é a região mais oleosa. Cuidado com o sabão na região da linha interciliar para evitar qualquer tipo de blefarite ou conjuntivite. Deixar com que esse sabonete, gel de limpeza ou loção de limpeza, dependendo do tipo de pele, permaneça por um minuto e depois retirá-lo com água”, explica a Claudia. 

No geral, para pele secas, indica-se a emulsão de limpeza com extratos calmantes. Já para as oleosas, o sabonete líquido com ácido salicílico pode ser usado.

Tonificar em 2 minutos

“As loções tônicas devem ser aplicadas com algodão por toda a extensão do rosto e pescoço. Esse tônico regula (equilibra) o pH, pode ter característica hidratante, controladora da oleosidade e calmante, dependendo do ativo da formulação”, diz o dermatologista. Depois, espere a pele secar para seguir para a próxima etapa. 

Hidratar em 3 minutos

O indicado é usar a quantidade de produto equivalente ao tamanho de uma ervilha. Pensando assim, pode até parecer muito tempo para aplicar o creme. Segundo os médicos, em três minutos é possível combinar uma hidratação com um efeito anti-idade potente. Eles explicam que os séruns podem ser aplicados antes e, por terem ativos concentrados, podem trazer mais benefícios. 

É importante reforçar nosso sistema antioxidante com o uso tópico de Vitamina C estabilizada, Vitamina E, Alistin, OTZ 10 e ácido ferúlico”, explica a médica. No caso do hidratante, aplicado assim que a pele secar, o ácido hialurônico é a opção mais inteligente e pode mesclar baixo e alto peso molecular (Hyaxel e DSH CN). 

Eles também orientam ter atenção em relação às texturas. “Peles mais secas se beneficiam de cremes mais pesados enquanto as peles mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”, diz Abdo.

Área dos olhos em 1 minuto

A área dos olhos merece tratamento especial, já que é a uma das áreas com a pele mais fina e sensível do corpo. O cuidado específico para essa região ajuda a prevenir a formação de linhas e sulcos. “As fórmulas devem ser suaves, mas concentradas em ativos que garantam a firmeza e elasticidade da pele”, afirma Abdo.

Fotoproteger em 2 minutos

A última etapa é a fotoproteção. Claudia explica que essa é uma das etapas mais importantes dos cuidados com a pele. De acordo com o ela, o ideal é passar o produto 30 minutos antes de sair de casa. 

“As recomendações mundiais pelos consensos tanto brasileiros de fotoproteção quanto pelos guidelines internacionais é que se use dois miligramas por centímetro quadrado, mais ou menos uma colherzinha de café. Eu tenho que passar o filtro solar até que essa camada generosa cubra toda a área e eu tenha aquela sensação de que existe um conforto e uma cobertura homogênea”, diz a médica.

À noite

Também é importante cuidar da pele no final do dia. Os médicos orientam repetir o ritual de limpeza da manhã, massageando e deixando o produto na pele antes de retirá-lo. De acordo com Abdo, você também pode usar duas vezes por semanas um esfoliante, algo que vai adicionar mais dois minutos, mas garante uma textura mais suave e facilita a absorção dos ativos de tratamento que vêm a seguir. 

Depois do banho, com a pele seca, a dica é aproveitar que os poros estão mais abertos e hidratar todo o corpo com loções cremosas e ricas em óleos vegetais. No rosto, gaste cinco minutos na tonificação e hidratação, mas adicione também fórmulas recomendadas pelo dermatologista. 

“Elas podem contar com o retinol, substâncias clareadoras, renovadoras, estimuladoras do turn-over celular e antioxidantes para máximo efeito antiaging”, diz Claudia. “Consulte um dermatologista para saber os ingredientes ideais para sua pele”, finaliza.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana