Momento Entretenimento

De série da HBO a musical: Santos Dumont ganha destaque na cultura

Publicado

source

O nome dele é conhecido, o 14 Bis também, mas poucos sabem detalhes da vida de Alberto Santos Dumont, ou simplesmente Santos Dumont. Esse inventor brasileiro, considerado o “pai da avião”, terá sua história contada em dois formatos. Pela HBO , em uma série de apelo internacional com extrema qualidade técnica e pela Fundação Lia Maria Aguiar, de Campos do Jordão, em um musical com apelo educativo e social.

Leia também: Bruna Lombardi volta na intrigante série “A Vida Secreta dos Casais”

Santos Dumont arrow-options
Divulgação/HBO

Série “Santos Dumont” tem João Pedro Zappa no papel principal


A série da HBO estreia neste domingo (10) e narra a história de Santos Dumont da infância, no interior de São Paulo, a Paris da Belle Époque. O interessante é que o passado do inventor surge na série como flashbacks para mostrar que mesmo fora do Brasil ele mantinha suas raízes. O projeto encantou Roberto Rios, vice-presidente corporativo de Produções Originais da HBO Latin America.

“É uma história que precisa ser contada. Ele é um herói brasileiro e se ele fosse dessa geração tenho certeza que estaria nas mídias sociais porque ele era um ativista muito midiático”, afirmou o profissional que também garantiu que foi utilizado na série tudo de melhor que a tecnologia pode oferecer. Além de belos cenários e figurinos, a produção contou com máquinas que voam de verdade, incluindo a réplica do 14 Bis .

Outro detalhe interessante é que a série quis manter os diálogos em seus idiomas originais e os atores tiveram que caprichar no francês. “Quisemos mostrar um Santos Dumont poliglota”, comentou o diretor Fernando Acquarone. “Ele era uma mente muito criativa, pensava fora da caixa e não tinha medo de errar. Acho que chamar ele de ‘pai da aviação’ é limitar o nosso Santos Dumont, porque se parar pensar ele criou o balão esférico, ele inventou o dirigível, ele inventou o monoplano e o biplano”, acrescentou.

Série Santos Dumont arrow-options
Divulgação/HBO

Cena da série nacional da HBO “Santos Dumont”

O foco da série “Santos Dumont” é mostrar o lado humano e as dificuldades desse inventor. “Ele tinha uma dificuldade de relacionamentos afetivos, ele focava muito no trabalho, na mecânica. Ele também tinha questão altruísta, queria fazer algo para a humanidade. Vimos ele como uma pessoa de várias facetas”, pontou Estevão Ciavatta.   

Leia mais:  "Se Joga" estreia atirando para todos os lados e com ajuda de Paolla Oliveira

Leia também: HBO quer conquistar fãs de “Game of Thrones” em “His Dark Materials”

O ator João Pedro Zappa , que vive Dumont da adolescência a fase adulta, é uma das grandes apostas da série. Para compor o personagem, ele contou que viu os poucos vídeos que tinha do inventor, leu os livros escritos por ele e também mergulhou nas biografias. “Ficava horas vendo as fotos dele para tentar pegar as expressões. Posso adiantar que uma das cenas que mais me emocionou foi uma em que ele dá sua opinião sobre os irmãos Wright”, revelou o ator que dispensou o dublê em várias cenas de ação.

Musical “Além do Ar”

Musical Santos Dumont arrow-options
Divulgação/Claudio di Souza

Cássio Scapin, André Torquato e os jovens Raí Palma e Francisco Arruda vivem Santos Dumont

A história do patrono da aeronáutica também ganha os palcos em Campos do Jordão em uma curta temporada. ” Além do Ar – Um Musical Inspirado em Santos Dumont ” estreia no próximo dia 22 de novembro no Auditório Claudio Santoro e as expectativas estão altas. O protagonista será divido entre quatro talentos: os experientes Cássio Scapin e André Torquato e os jovens atores do Núcleo de Teatro da Fundação, Raí Palma e Francisco Arruda.

Leia mais:  “Um personagem com defeitos”, diz ator que vive Papa Francisco em “Dois Papas”

“Nós gostaríamos de representar uma história que falasse sobre persistência, sobre a importância de nunca desistir diante dos desafios. E junto com isso, surgiu também a vontade de abordar o tema contando a trajetória de uma pessoa real e Santos Dumont foi nossa primeira opção”, contou Viviane Santos, que é  coordenadora do Núcleo de Teatro da Fundação Lia Maria Aguiar.

Musical Santos Dumont arrow-options
Divulgação/Claudio di Souza

Musical “Além do Ar” fará uma curta temporada em Campos do Jordão

O diretor da fundação, Luiz Goshima, acrescentou que a ideia é contar uma história de um homem importante de forma lúdica para inspirar a reflexão e também para mostrar ao público a qualidade artística das crianças que participam desse projeto. Assim como na série, o processo de pesquisa para contar a vida de Dumont foi intenso e valioso.

“O que mais nos surpreendeu foi que ele não tinha o simples objetivo de construir uma máquina voadora ou apenas de fazer o homem voar. O Aeronauta tinha o grande objetivo de diminuir as distâncias entre as pessoas, ele acreditava que se houvesse mais contato entre culturas e povos diferentes, isso poderia ser percebido que todos são iguais e que não há motivos para conflitos”, destacou Viviane.

Leia também: Sara Sarres: conheça a trajetória de um dos principais nomes do teatro musical

Vale ressaltar que os projetos desenvolvidos por essa fundação buscam inspirar os jovens dentro de uma vertente artística e mostrar que é possível viver profissionalmente da arte. “Musicais como esse de Santos Dumont e outros que já produzimos têm o objetivo de aproximar nossos alunos de profissionais e proporcionar uma troca de ensinamentos”, pontuou a coordenadora. Em paralelo ao musical, está sendo realizado um trabalho nas escolas da região para incentivar crianças e jovens a construírem protótipos do 14 Bis.

Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
publicidade

Momento Entretenimento

Com participação de Juliana Paes, “Se Joga”  consegue agradar a internautas

Publicado

source

Juliana Paes participou da edição desta sexta-feira (22) do “Se Joga”, no mesmo dia que vai ao ar o último capítulo de “A Dona do Pedaço”. A intérprete de  Maria da Paz, surpreendeu a todos ao sair de dentro de um bolo, no programa.

Juliana Paes arrow-options
Reprodução/Instagram

Juliana Paes













Leia também: Qual humilhação de “A Dona do Pedaço” você merece? Faça o teste e descubra

O ” Se Joga”  vem recebendo duras críticas desde sua estreia, mas conseguiu agradar os telespectadores com a participação de Juliana Paes. No twitter, a atriz foi muito elogiada e um internauta chegou a declarar que ela carregou a audiência do programa: “Juliana Paes elevou o Ibope. Se não tivesse acontecido essa fatalidade com o Gugu me arisco a dizer que o ‘Se Joga’ pegava a liderança”.


Leia também: Sem audiência e criatividade, “Se Joga” é um tiro no pé da Globo

Leia mais:  Pabllo Vittar leva tombo em gravação de clipe e web se diverte; assista

O assunto foi bastante comentado na rede social e não faltou exaltação para Juliana. “Assistindo ‘Se Joga’ na Globo hoje com a Juliana Paes e ela é tão fofa. Trasmite uma paz”, comentou uma internauta. “A Juliana Paes é maravilhosa, né? Tô vendo ‘Se Joga’ e tô apaixonada nela!”, escreveu outra.



Leia também:”Grávida”, Juliana Paes brinca e dança no set de “Dona do Pedaço”

Durante o ” Se Joga “, a atriz participou de brincadeirasa e jogos com os apresentadores Érico Brás, Fabiana Karla e Fernanda Gentil, também falou sobre o final de ” A Dona do Pedaço ” e as dificuldades que encontrou na personagem.

Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Entretenimento

Família está esperançosa, mas com os pés no chão, diz amiga de Gugu Liberato

Publicado

source

A escritora Letícia Dornelles , que é amiga de Gugu Liberato, contou que assim que soube do acidente do apresentador conversou com o direto Homero Salles e ele disse à ela que a família está esperançosa, mas com os pés no chão.

Leia também: Estado de saúde de Gugu Liberato é irreversível, diz amigo

Gugu Liberato arrow-options
Divulgação

Gugu Liberato


“Entrei em contato com o Homero, que foi para lá quando soube do acidente, e ele disse que o estado do Gugu é crítico e a família está esperançosa, mas com os pés no chão. Toda a família dele está em Orlando: os filhos, os irmãos, Dona Maria do Céu, que é a mãe dele, e a mãe dos filhos dele. Ele está vivo e em observação por 48 horas. Eu não posso ir nesse monento. Só posso orar muito pelo bem dele, que é uma pessoa muito boa, bom filho, bom pai e bom amigo”, contou a jornalista à Revista Quem .

Leia também: Hospital e família se pronunciam sobre estado de saúde de Gugu nesta sexta-feira

Leia mais:  Malvino Salvador se casa no próximo sábado

Dornelles é amiga de Gugu há anos e relembrou alguns trabalhos ao lado do colega e contou que ele está em suas orações. “O Gugu faz parte da vida da gente desde que me entendo como gente, estou aqui só orando para que Deus tenha piedade dele e o proteja. As crianças precisam muito desse pai. Tenho uma admiração profunda pelo Gugu! Dois anos atrás fomos a Celebration visitar o Homero Salles e ele me falou: ‘a vizinhança é ótima, tem o Gugu, o Silvio Santos, compra uma casa aqui, você vai viver bem’. De repente ontem, eu estava no trabalho e recebi uma mensagem que ele tinha se acidentado e comecei a chorar. Fiquei muito aflita.”

Leia também: Famosos prestam homenagem a Gugu Liberato 

Sem qualquer novidade, a escritora disse que o quadro de saúde de Gugu Liberato “está exatamente como entrou, sem alterações”.

Letícia Dornelles, amiga de Gugu Liberato arrow-options
Reprodução/Instagram

Letícia Dornelles, amiga de Gugu Liberato


Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana