Momento Cidades

Educação Ambiental é tema de tribuna livre

Publicado

O vereador Abílio Júnior (PSC) convidou a Superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) Vânia Márcia Montalvão Guedes Cezar, para discorrer sobre a importância do Educador Ambiental, fazendo relação ao Professor e ao Consumidor Consciente, cujas datas comemorativas se coincidem no Dia 15 de outubro. Ela fez uso da palavra na Tribuna Livre da Sessão Ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Cuiabá.
Na oportunidade Abílio entregou 71 diplomas de Moção de Aplausos a equipe de conscientizadores ambiental da Sema.
A educação ambiental entrelaça as atividades de lecionar (do professor) e do desenvolvimento da prática do consumo consciente, temática cada dia mais requisitada frente à degradação ambiental provocada pelo uso dos recursos naturais, ação que dá suporte às exigências de demandas econômicas, a fim de para satisfazer necessidades crescentes da população.
O Educador Ambiental desenvolve planos de ensino e implanta projetos em instituições de ensino e comunidades, com a finalidade de conscientizar a sociedade à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. É considerado um processo de educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais, levando em conta a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos econômicos, sociais e políticos.
Citando Leonardo Boff, pseudônimo de Genézio Darci Boff, teólogo, escritor, filósofo e professor universitário brasileiro, Vânia Márcia disse “que se bem repararmos, a natureza não criou um ser para si mesma, mas todos os seres uns para os outros, e estabeleceu entre eles laços de mutualidade e de relações solidárias”.
O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados. A data foi criada em 2009.
O Dia do Professor foi instituído no Brasil pelo Imperador Dom Pedro I em 1827.
O Professor é o profissional que forma todos os outros profissionais, inclusive os novos professores.

Etevaldo de Almeida – Câmara Municipal de Cuiabá

Leia mais:  Conselheiros são diplomados em Peixoto de Azevedo

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Luzimar Collares na bancada do Jornal Nacional é bem Mato Grosso

Publicado

Em um ano tão especial para nossa Capital tricentenária, teremos a oportunidade, neste sábado (16), de viver mais um momento único. Após 50 anos no ar, o Jornal Nacional terá pela primeira vez um mato-grossense em sua bancada. A escolha não poderia ter sido mais justa. Uma das profissionais referência do nosso jornalismo, a apresentadora Luzimar Collares é quem nos representará.

Quis o destino que, no ano de celebração dos 300 anos da nossa Cuiabá, Luzimar fosse indicada para também deixar seu nome marcado na história de um dos mais tradicionais telejornais nacionais. Dessa vez, todo o Brasil poderá contemplar o talento ao qual há cerca de 20 anos já nos acostumamos a apreciar. E isso é sim mais um belo motivo para comemorarmos e nos sentirmos orgulhosos!

Sim, compartilhamos esse orgulho com você, Luzimar! Por aqui, você já nos mostrou o tamanho exato da sua competência. Por isso, sabermos que o tão habitual “Boa noite!”, que nos acostumamos a ouvir em outras vozes, será entoado, desta vez, por uma genuína mato-grossense, nos deixa em um singular estado de regojizo.

Leia mais:  Conselheiros são diplomados em Peixoto de Azevedo

Os mato-grossenses, aqueles que vieram de outros estados e países e, em especial, o nosso povo cuiabano, amado e acolhedor, estão ansiosos por este momento. O que queremos agora é enviar todas as energias positivas para esse novo desafio, o qual temos a plena certeza que será, mais uma vez, brilhantemente encarado. E, ao assim fazê-lo, Luzimar, saiba que em nenhum momento estará sozinha.

Junto contigo, você levou para o Rio de Janeiro a admiração de mais de 700 mil cuiabanos que, mesmo separados por uma tela, criaram uma ligação contigo. Também está na sua bagagem sonhos e a esperança daqueles que estão em uma faculdade de jornalismo, dos que ainda nem entraram ou dela já saíram, até mesmo dos que hoje compõem a equipe de comunicação da Prefeitura de Cuiabá e que, em algum momento da vida, decidiram seguir o caminho dessa profissão inspirados em você.

Por mais essa conquista, pelo extraordinário trabalho já feito, por ser Mato Grosso em rede nacional, deixo aqui os meus mais sinceros parabéns e o desejo de boa sorte.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá realiza primeira audiência sobre a LOA 2020 nesta semana

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Novas equipes entram em campo pelo Bola Cheia

Publicado

Mais quatro equipes se enfrentam nesta quinta-feira (14) pelo campeonato de futebol “Bola Cheia”. Com entrada gratuita, as partidas acontecem a partir das 19h no mini estádio do Centro Esportivo Senador Jonas Pinheiro, o “Pinheirão”. O primeiro jogo será entre os times femininos Parque Atalaia e Sucuri, enquanto que a segunda partida será disputada entre os times masculinos CPA III e Jardim Vitória.

A rodada continua com jogos na próxima terça-feira (19) e quinta-feira (21), quando mais oito equipes entram em campo. No masculino, o Dom Aquino enfrenta o CPA I e o Santa Isabel joga contra o Praerinho, na terça (19), no Pinheirão. Enquanto que na quinta (21), as meninas do Jardim Vitória jogam contra as do Cidade Alta e os meninos do Parque Atalaia enfrentam os do Despraiado, no Complexo Esportivo Dom Aquino.

A noite de abertura do Bola Cheia foi realizada no dia 29 de outubro, no mini estádio do CPA I. Para as meninas o sabor de participar do campeonato é ainda mais doce, já que este ano são dez equipes femininas na disputa, equiparação justa alcançada com empenho das jovens atletas, suas equipes técnicas e também dos profissionais da Secretaria Cultura, Esportes e Turismo, sob determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Conselheiros são diplomados em Peixoto de Azevedo

Todas as equipes ganharam traje completo, além do material desportivo, como bolas e redes para as traves dos campos onde as partidas serão disputadas. O material é fruto de investimento de uma emenda impositiva destinada pelo vereador Marcos Veloso, sob a coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

São 400 atletas amadores, divididos em 20 equipes, representando 13 bairros das quatro regiões de Cuiabá: Parque Atalaia, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Cpa I, Cpa III, Dom Aquino, Sucuri, Santa Isabel, Distrito da Guia, Cidade Alta, Praeirinho, Despraiado e Jardim União. 

As partidas acontecem em três estádios: Complexo Esportivo Dom Aquino, Centro Esportivo Senador Jonas Pinheiro, o “Pinheirão”, e Mini Estádio do CPA I. A escolha dos locais foi feita com base no objetivo descentralizar as ações de entretenimento, convívio social e qualidade de vida oferecidas pelo Município.

 

Confira tabela com placar dos jogos da 1ª rodada até o momento: 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana