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Eleição para conselheiro tutelar define novos titulares

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Gilmar dos Santos (Tiririca), Darlene Matos, Sidineia de Araújo, Lizangela Behmer e Elias Aranha foram eleitos neste domingo (06.10) conselheiros tutelares de Colíder para o quadriênio 2020/24. 

Compareceram mais de 1,4 mil eleitores às urnas instaladas na Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz, Café Norte, Trevo Ouro Verde, Nova Galileia, Sol Nascente e Palmital, no Marco de Cimento.

A posse será em 10 de janeiro de 2020. O pleito eleitoral foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da Comissão Especial Eleitoral e fiscalizado pelo Ministério Público.

O prefeito Noboru Tomiyoshi e a secretária de Assistência Social, Ana Tomiyoshi, prestigiaram o pleito e aproveitaram para votar nos seus candidatos.  

“Esse ano tivemos uma boa participação de moradores, o que mostra como a população está ciente da importância dos conselheiros tutelares para garantir os direitos das crianças e adolescentes de Colíder”, afirma Noboru.

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e essencial do Sistema de Garantia dos Direitos, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente no município de Colíder.

O órgão é composto por cinco membros, que exercerão um mandato de quatro anos, sendo permitida uma recondução por igual período, mediante novo processo de escolha.

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Audiência Pública sobre as metas fiscais do 1º quadrimestre de 2020 será transmitida on-line

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A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Gestão Fazendária, apresenta no próximo dia 28, a partir das 15h, o balanço de Gestão Financeira referente ao primeiro quadrimestre de 2020. Dessa vez, o demonstrativo será divulgado por meio de uma Audiência Pública on-line no endereço do You Tube do município de Várzea Grande.

O modelo ‘on-line’, como explica a secretária de Gestão Fazendária, Lucineia Santos, é uma alternativa para manter o rito de prestação de contas e ao mesmo tempo estar em consonância com as novas normas sanitária em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19). “Precisamos evitar a disseminação e a velocidade do contágio da doença, e a audiência virtual passa a ser uma ferramenta aliada da propagação da informação”.

Nesse relatório estará discriminado todo o orçamento geral, congregando a administração direta e indireta – considerando a receita – receita estimada x receita arrecadada, a despesa –  despesa prevista x despesa empenhada, despesa liquidada x despesa paga e ainda as despesas com pessoal, educação e saúde, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril desse ano e as comparações em relação ao mesmo período do ano passado.

Até o momento, a prefeitura segue mantendo sua estimativa de arrecadação líquida, em R$ 928,48 milhões para todo o 2020. De forma parcial, março registrou o melhor período do ano para a arrecadação municipal, com R$ 63,98 milhões. Para os meses de março, foi o maior volume desde 2017, conforme a série de arrecadações elaborada pela Gefaz.

A demonstração dos números em audiência pública atende ao disposto no art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/2000 e as informações municiam órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A audiência, mais do que um rito constitucional, é um momento no qual o poder Executivo expõe de forma transparente onde e como estão sendo aplicados os recursos públicos arrecadados por meio do recolhimento dos impostos de cada cidadão. Mais que um rito, a prestação de contas está aí, pela cidade. A população anda e vê os benefícios prontos ou chegando próximos de suas casas, seja no recape, no tapa-buraco, em uma reforma de unidade de saúde, ou mesmo na linha de ônibus que voltou a circular na sua rua porque a via foi recuperada”, argumenta a secretária interina de Gestão Fazendária, Lucineia Santos.

A secretária reforçou ainda a importância em se participar desse momento, mais do que nunca. “É uma prestação de contas sim, mas por meio dela, os munícipes podem compreender melhor a dinâmica da aplicação dos recursos públicos e como zelamos pela sua boa e correta aplicação. Estamos em meio a uma crise econômica e sanitária, que não sabemos quanto tempo vai durar e muito menos o tamanho de seus impactos. A receita apontou trajetória de queda, a partir de abril, e é importante que toda a população tenha ciência desse novo cenário que estamos e vamos vivenciar ao longo de 2020”, pontuou a secretária.

Fonte: AMM

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Prefeito Fabio Garbugio e secretário buscam liberação de R$ 1,4 milhões para continuidade de projeto de melhoria do abastecimento

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O prefeito de Alto Taquari, Fabio Mauri Garbugio, juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Kleber Welington Gomes, esteve em Cuiabá pessoalmente conversando com a equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Solutions Corp Assessoria Empresarial LTDA, empresa responsável pelo projeto de melhoramento do abastecimento de água na cidade.

A partir desta reunião, a Funasa liberou mais uma parcela para a continuidade do projeto, no valor total de R$ 1.405.617,93.

“Com este recurso trabalharemos os dois setores, mas daremos prioridade ao Setor 2, onde construiremos 1 reservatório de 400m³. Este valor liberado dá mais ‘fôlego’ para este projeto de melhoria no abastecimento de água, possibilitando maior agilidade em sua execução”, afirmou o prefeito de Alto Taquari, Fabio Mauri Garbugio.

A empresa Solutions trabalha atualmente nas interligações do sistema de abastecimento de água, realizando a conexão da rede de água existente com a ampliação da rede nova. A empresa está focada ainda na urbanização dos poços artesianos e na construção do Centro Administrativo do Departamento de Saneamento Municipal (DMS).

Estavam na reunião o superintendente da Funasa, Francisco, e o engenheiro Marcos, da Solutions.

Fonte: AMM

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