Momento Destaque

Emenda altera número de vereadores nos seis maiores municípios de MT

Publicado

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso,  um movimento para colher oito assinaturas favoráveis a Proposta de Emenda Constitucional (PEC)  que busca adequar a Constituição do Estado ao texto da Constituição Federal.

A revisão também visa excluir trechos da Constituição de Mato Grosso julgados inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça do Estado e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma das propostas adequa a Constituição de Mato Grosso aos efeitos da emenda federal 58/2009 que disciplinou a quantidade de vereadores dos municípios de acordo com o índice populacional.

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referente a 2019, Cuiabá registra população de 612.547 habitantes, o que permitiria sair de 25 para 27 vereadores.

Outros municípios na lista dos 10 maiores de Mato Grosso também poderão sofrer alterações em seus quadros de representantes a Câmara Municipal. Em Sinop, quarto maior município de Mato Grosso com população de 142.996 habitantes, o número de vereadores se elevaria de 15 para 19. Em Tangará da Serra, com população estimada em 103.750 pessoas, sairia de 14 para 17 vereadores.

O município de Cáceres, com população de 94.376 habitantes, sairia de 15 para 17 vereadores. Sétimo maior município de Mato Grosso com 90.313 habitantes, a Câmara Municipal sairia de 11 para 17 vereadores.

O último censo do IBGE realizado em 2019 apontou que Lucas do Rio Verde é o oitavo maior município de Mato Grosso com população estimada em 65.534 habitantes, o que permitiria saltar de 9 para 17 vereadores a partir da adoção dos critérios da emenda 58/2009.Várzea Grande e Rondonópolis, segundo e terceiro maior município de Mato Grosso, respectivamente, permaneceriam com seus atuais 21 vereadores.

O mesmo ocorre com Primavera do Leste e Barra do Garças, nono e décimo maior município, respectivamente, que permaneceriam com seus atuais 15 vereadores.Estes municípios já adequaram suas respectivas leis orgânicas aos critérios da  emenda 58/2009 da Constituição Federal.

Comentários Facebook
publicidade

Momento Destaque

OPERAÇÃO TAMOIO: PRF apreende 300 kg de maconha em General Carneiro/MT

Publicado


.

Droga estava no porta-malas do veículo ocupado por mãe e pela filha menor de idade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 300 kg de maconha na madrugada deste domingo (31) em General Carneiro.

Por volta de 1:30h, a equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da PRF, fazia fiscalização na BR-070, em General Carneiro, quando avistou o veículo GM/Cobalt, de cor preta e placas de Aparecida de Goiania/GO.  No veículo estavam uma mulher de 35 anos e sua filha, menor de idade (14).

Após uma fiscalização detalhada no veículo, foram encontrados cerca de 300 kg de substância análoga à maconha no porta-malas. A droga estava dividida em 20 porções.

Essa foi mais uma apreensão realizada pela PRF através da Operação Tamoio, que tem por objetivo fortalecer o combate à criminalidade em todo país.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal de Barra do Garças, sendo a menor encaminhada para a Polícia Civil, no mesmo município.

SECOM PRF MT

Fonte: PRF MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Destaque

Mais 800 quilos de carne transportada de forma irregular são apreendidos

Publicado

por

Três homens foram detidos por transportarem 800 quilos de carne de forma irregular, em General Carneiro (MT), na noite desta sexta-feira (29), pela Polícia Militar e Civil.

Conforme o boletim de ocorrência, a denúncia informava que uma caminhonete Hilux branca estaria com dois bois abatidos na carroceria.

Devido à denúncia, foi montada uma barreira e o veículo parado. A informação foi confirmada assim como o desacordo com base nas normas sanitárias.

Foi mantido contato com agentes do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) da cidade de Barra do Garças que orientaram sobre os procedimentos que deveriam ser seguidos.

(Com informações da Polícia Militar)

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana