Momento Cidades

Empresária do setor pede apoio dos vereadores para ampliar o debate sobre taxação

Publicado

Esteve na Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá, a advogada e representante da Empresa Projeta Ambiental e Solar Roberta Deon. A convite do vereador Abilio Junior, ela falou, nessa quinta-feira (28/11), sobre as questões acerca da taxação da energia solar, bem como a importância de os parlamentares promoverem audiências públicas para ampliar o debate sobre o assunto.
“A nossa maior preocupação é em relação ao impacto que o consumidor tem ano a ano com o&nbsp aumento constante do valor da sua conta de energia. Além disso, a existência dessa possibilidade de Aneel taxar a energia solar, inviabilizando futuros investimentos no setor, que já criou milhares de novos empregos e novas empresas, sem falar nos investimentos de empresas internacionais no Brasil”, disse Roberta.
A advogada elencou alguns dos pontos considerados positivos por representantes do setor como: a possibilidade de o consumidor gerar a sua própria energia, economizando até 95% na sua conta de energia mensal geração de novas empresas e empregos na área da engenharia, bem como instalações de novos setores de empregos para projetos e instalação, venda e revenda de materiais elétricos.
“Por isso a importância de a Câmara de Cuiabá discutir o assunto, pois aqui os vereadores representam a opinião popular e empresarial. Além disso, penso que os parlamentares podem promover a ampla discussão”, falou a empresária.
Ao final da fala, o vereador Abilio reforçou o pedido de apoio junto aos demais parlamentares, e se comprometeu em buscar apoio junto as demais autoridades legislativas estaduais e federais. “É um assunto muito relevante, principalmente em razão da capacidade de geração de energia que nosso Estado possui, em especial Cuiabá. A gente vai estar buscando apoio junto à Assembleia do Estado e também com nossos aliados federais como Nelson Barbudo, Selma Arruda e Medeiros”, disse Abilio.
Nesse mesmo sentido, a empresária Roberta enfatizou que a Aneel vem realizando diversas audiências públicas, em vários estados brasileiros. “Por isso acho importante haver a realização de audiência pública da Aneel aqui em Cuiabá, para discutir com os cidadãos e profissionais da área, levando as suas colaborações técnicas e opiniões”, completou.

Dana Campos | Assessoria Vereador Abílioo Junior

Imprimir VoltarCompartilhar:  

</div

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Movimento Mineiro parabeniza a Câmara pela aprovação da lei dos carroceiros

Publicado

Ilustração

O Movimento Mineiro Pelos Direitos dos Animais (MMDA) referendou o legislativo cuiabano pela aprovação da lei que proíbe a exploração de animais em carroças, no perímetro urbano da capital, a exemplo de várias outras capitais e município brasileiros. Quem expressou a satisfação foi Adriana Araújo, representante do MMDA.
A lei é de autoria do executivo e foi aprovada pela câmara na última sessão de 2019, a justificativa da lei aponta que a finalidade da ação é estabelecer liberdade animal e bem estar animal, controle sanitário, segurança no transito e qualidade de vida.&nbsp
Segundo Adriana a lei trata-se de um ato de civilidade. “A lei é um compromisso com a vida e com o meio ambiente, bem como a sintonia da Câmara de Cuiabá e os anseios da população, estamos certos do compromisso dos vereadores cuiabanos em acompanhar a regulação e a aplicação desta lei”, reforça Araújo.&nbsp
Na última terça-feira (21), Lincoln Sardinha, secretário municipal de Governo, recebeu representantes da Associação de Carroceiros da Região Norte, o objetivo do encontro foi tratar sobre a aplicação da Lei, ele ressaltou que a normativa está sendo estabelecida no intuito de garantir a qualidade de vida, o bem-estar e a liberdade animal.&nbsp
Atualmente a região norte tem 150 carroceiros cadastrados pela associação. O secretário da pasta assegurou aos presentes que a legislação não passa a valer de imediato e que a Prefeitura de Cuiabá tem o prazo de 90 dias para a regulamentação da lei.
“iremos conversar com a categoria em função do crescimento da nossa cidade, a mobilidade urbana e por isso temos que achar um caminho para também não atrapalhar o trabalho que eles desenvolvem’, afirmou o secretário de governo.
Leis semelhantes já estão em vigor em cidades como: Rio de Janeiro, Vitória, Recife e Curitiba.

Elizangela Tenório | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Câmara promove Projeto Arborizar Cuiabá

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá, em parceria com o Poder Executivo, realiza nesta sábado, dia 25, a primeira edição do “Projeto Arborizar Cuiabá”. A ação ocorrerá no bairro Santa Terezinha a partir das 7h30min.
Na oportunidade, serão disponibilizadas 100 mudas para plantio. O Projeto vem como uma ferramenta e serviço público, com finalidade principal de amenizar os impactos causados com a retirada das árvores na Capital.
“Muitos acreditam que o plantio de árvores é feito só para deixar a cidade bonita. É claro que os locais arborizados têm um clima mais agradável, mas esse não é o único benefício. As árvores ajudam a purifica o ar, cria oportunidades econômicas, diminui o risco de enchentes, previne a poluição das águas, melhora o microclima”, pontuou Misael.

O que? Projeto Arborizar Cuiabá
Quando? Sábado, dia 25, às 7h30min
Onde? Bairro Santa Terezinha – Av. A (Av. da feira)

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana