Momento Tecnologia

Falha de segurança no Bluetooth deixa milhões de aparelhos vulneráveis

Publicado

source

Olhar Digital

Bluetooth arrow-options
Unsplash/Sara Kurfeß

Falha no Bluetooth afetou milhões de dispositivos


Um grupo de pesquisadores do ASSET Research Group, parte da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura, anunciou a descoberta de uma dúzia de vulnerabilidades no protocolo Bluetooth Low Energy (Bluetooth LE) que colocam milhões de dispositivos em risco.

Coletivamente batizadas de SweynTooth, as vulnerabilidades são relacionadas a falhas nos kits de desenvolvimento de software (SDKs) fornecidos por sete fabricantes de chips Bluetooth : Texas Instruments, NXP, Cypress, Dialog Semiconductors, Microchip, STMicroelectronics e Telink Semiconductor.

Elas são divididas em três categorias: crashes, que podem forçar um dispositivo a reiniciar, deadlocks, que podem fazer um aparelho “travar” e ficar indisponível, e falhas de segurança , as mais críticas, que podem contornar controles de acesso e permitir a um malfeitor ler ou escrever informações que, de outra forma, não poderia acessar.

Leia também: Veja como escolher o modelo ideal de caixa de som com bluetooth

Segundo os pesquisadores, os chips afetados são usados em pelo menos 480 dispositivos diferentes, e representam um perigoso vetor de ataque contra muitos produtos de IoT (Internet of Things – Internet das Coisas ) lançados em 2018 e 2019.

Como exemplos eles citam as tomadas inteligentes Eve Energy, que podem ser forçadas a reiniciar, cortando alimentação dos dispositivos conectados a elas. Já as fechaduras inteligentes August Smart Lock são vulneráveis a execução de código remoto, o que permitiria a um malfeitor abrir a fechadura.

Leia também: LGPD passa a valer em agosto: lei irá mesmo proteger nossos dados?

A correção do problema é complexa. Os fabricantes dos chips devem lançar atualizações de segurança para suas SDKs, que têm que ser incorporadas ao firmware dos produtos afetados e então distribuídas aos usuários. Entretanto, nem todos os produtos têm o firmware atualizável. Isso significa que continuarão vulneráveis durante sua vida útil.

O nome SweynTooth é uma referência mitológica a Sweyn Forkbeard, filho do rei Harald Bluetooth , que deu nome ao protocolo. Segundo a lenda Sweyn se rebelou contra seu pai e forçou-o ao exílio, onde morreu logo depois. Da mesma forma, os pesquisadores temem que SweynTooth torne a tecnologia Bluetooth um “alvo fácil” para malfeitores, o que poderia fazer com que seja considerada insegura e obsoleta.

Comentários Facebook
publicidade

Momento Tecnologia

O jogo Gartic, de desenho no celular, cresce 1600% durante quarentena

Publicado


source

O isolamento social fez do jogo brasileiro Gartic se tornar um dos games mais baixados para celulares no país desde o dia 17, com a intensificação de medidas de distanciamento social motivadas na pandemia do novo coronavírus. Foi um crescimento de 5 mil downloads por dia em média para cerca de 80 mil — um salto de 1.600% em uma semana, segundo informações do G1 .

Leia também: A vida não para! Serviços digitais para usar durante o isolamento

celular arrow-options
Reprodução/Engadget

Celular

Leia também: Aplicativo de videoconferência Zoom envia dados dos usuários para o Facebook

O aumento deixou o app Gartic de adivinhação e desenhos em 13º entre os games gratuitos na loja de aplicativos do Google e em 2º, depois de alguns dias na liderança, entre iPhones nesta quinta-feira (26).

Desenvolvido pelo estúdio mineiro Onrizon em 2008, o jogo reúne pessoas que devem adivinhar qual palavra uma delas está tentando desenhar em um tempo limitado. Ganham pontos aqueles que acertarem, e aqueles que conseguirem transmitir a ideia com seus traços.

Leia também: PlayStation 5 será lançado este ano mesmo com coronavírus, diz porta-voz da Sony

Lançado originalmente para o navegador de computadores, chegou ao smartphones em 2013, mas nunca tinha tido tantos acessos de forma repentina. 

Os servidores do Gartic original têm sofrido com tantos acessos, por isso, a empresa tem direcionado os jogadores ao “Gartic.io”, versão internacional do game. Segundo Moreira, ele tem uma capacidade melhor para atender a nova demanda – e também está disponível em português.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Tecnologia

Confira os lançamentos da Netflix para maratonar no final de semana

Publicado


source

Olhar Digital

Netflix arrow-options
Unsplash/freestocks.org

Confira os lançamentos da semana na Netflix


Todas as semanas, a Netflix adiciona novas filmes e séries ao catálogo, oferecendo sempre novas opções de conteúdo para seus assinantes, e é sempre bom saber o que vem por aí no serviço. Por isso, selecionamos as principais estreias desta semana na plataforma de streaming.

Em uma semana de muitos lançamentos , a Netflix adiciona ao catálogo algumas boas produções para o público infantil . É o caso de Dragões: Equipe de Resgate – Em Busca do Dragão Dourado: um especial no qual os dragões precisam encontar um ovo de Dragão Dourado antes dos piratas colocarem as mãos nele.

Leia também: Veja quais serviços de streaming e canais de TV estão de graça na quarentena

Outro destaque é a terceira temporada de Ozark . Um consultor financeiro leva a família para um lago remoto para lavar quinhentos milhões de dólares e acalmar um traficante.

Para fãs de animações japonesas , o anime 7SEEDS ganha uma nova temporada nesta semana. A tímida Natsu desperta fazendo parte de um grupo escolhido para garantir a sobrevivência da humanidade. Juntos, eles precisam seguir suas vidas na Terra transformada.

Leia também: Serviços de streaming diminuem qualidade para não sobrecarregar rede de internet

Confira abaixo os principais lançamentos da semana:

Séries

  • Freud – temporada 1 (23/03)
  • Nada Ortodoxa – temporada 1 (26/03)
  • Raio Negro – temporada 3 (26/03)
  • Midas do Ferro-Velho – temporada 2 (27/03)
  • Ozark – temporada 3 (27/03)


Filmes

  • A Casa (25/03)
  • Filmando Casablanca (25/03)
  • A Marca do Demônio (27/03)
  • Maska (27/03)
  • Notas de Rebeldia (27/03)
  • O Declínio (27/03)

Leia também: Guerra no streaming: qual serviço assinar diante de tantas opções?

Animes

  • Sol Levante (23/03)
  • 7SEEDS – temporada 2 (26/03)

Documentários e especiais

  • Tom Segura – Ball Hog (24/03)
  • Crip Camp: Revolução pela Inclusão (25/03)
  • Ladies Up (27/03)

Infantil

  • YooHoo ao Resgate! – temporada 3 (25/03)
  • Dragões: Equipe de Resgate – Em Busca do Dragão Dourado (27/03)
  • Lendas do Lago: Willy e os Guardiões (27/03)
  • Vera – Dia dos Fofizovos (27/03)

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana