Momento Cidades

General Carneiro lança maior programa de cirurgias de sua história

Publicado

O próximo mês de novembro é aguardado pela população general-carneirense principalmente pelo programa de cirurgias que será lançado pela gestão do atual prefeito Marcelo Aquino (PL).

Após grandes reformas no Hospital Municipal, com melhorias na infraestrutura e aquisição de novos equipamentos, a cidade de General Carneiro está com a sua unidade de saúde no patamar de cidades polo, como Barra do Garças.

A equipe que realizará as cirurgias está sendo credenciada para o começo das atividades e deve chegar à cidade no início do mês para iniciar os procedimentos de exame e encaminhamentos. As primeiras operações de fato irão começar entre os dias 15 e 20 de novembro, pois é quando está prevista a chegada de um aparelho de anestesia, para que toda a aparelhagem esteja completa para a execução do programa.

Até o momento estão previstas 115 cirurgias, das mais diversas áreas, sendo elas 49 pacientes para cirurgia de Colecistectomia, 28 pacientes cirurgia de para Hérnia, quatro pacientes para cirurgia de Próstata, quatro pacientes para cirurgia de Hemorroidectomia, nove pacientes para cirurgia de Cisto, 11 pacientes para cirurgia de Histerectomia e dez pacientes para cirurgia de Cistocele.

Esses números são apenas de cirurgias já programadas, por exame prévio e apenas do perímetro urbano de General Carneiro e do distrito de Paredão Grande. A expectativa da prefeitura é de que, com a chegada da equipe médica e realização de novos exames, além da visita à aldeias e zona rural, esse número aumente.

O programa de cirurgias que já é considerado o maior da história da cidade, até pela recente modernização de seu Hospital e laboratórios, o que proporciona que a saúde dos munícipes seja melhor cuidada.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Em tempos de pandemia, atenção primária à saúde é fundamental, afirma médico

Publicado


.

Com 35 anos de experiência, sendo 30 apenas na rede municipal de Saúde de Cuiabá, sempre na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Jardim Independência, o ginecologista, obstetra e homeopata Luiz Augusto Menechino nunca passou por uma situação como a que estamos vivendo diante da atual pandemia de Covid-19. “Nós somos humanos também, nos angustiamos, ficamos com medo”, conta. 

Mas, apesar disso, ele não perde de vista o objetivo principal de sua prática profissional, bem como de todos que atuam na atenção primária à saúde: “O que nós temos que fazer para a população é dar o suporte, principalmente, dar condições para que ela realmente consiga fazer com que não chegue a adoecer. Esse é o nosso papel: é a prevenção”, define.

O médico defende que a prevenção é imprescindível em qualquer momento, mas que, no atual cenário de alto contágio pelo coronavírus, ainda pouco conhecido e sem tratamento ou cura comprovados cientificamente, além da dificuldade em se encontrar leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) nos hospitais, o melhor que se pode fazer é evitar ficar doente e ter que recorrer ao sistema de saúde de alta complexidade. 

“Nessa situação atual, nós realmente estamos com muitas dificuldades pra saber qual a solução disso. Só existe uma, eu acredito: é a vacina. E até lá, nós temos que dar suporte pra que se perca menos vidas possível”, afirma Menechino.

Apaixonado pelo trabalho, o Dr. Menechino presenciou todo o crescimento da UBS Jardim Independência, onde trabalha desde que chegou em Cuiabá, na década de 1980. “Realmente tem uma história aqui dentro, é uma unidade que cresceu muito. A população merece esta unidade porque quem começou a construção dela foi a população, há 35 anos. Quando eu cheguei aqui, tinha três cômodos”, lembra.

O médico aponta ainda que já passou por muitas experiências na USF e que, por estar no dia a dia da comunidade, conta com a valorização desta. “Fui pegando gosto pela população, já conheço todo mundo. Como eu sou ginecologista e obstetra, eu já fiz parto e já estou fazendo pré-natal das pacientes que nasceram na minha mão!”, conta.

A Unidade de Saúde da Família “Dr Nicóla Pécora”, abrange, além do Jardim Independência, os bairros Jardim Cuiabá, Porto, Jardim Primavera, Goiabeiras, entre outros, atendendo a uma média de 15 mil pessoas.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

PGM cria canal de negociação para atendimento dos contribuintes durante pandemia da Covid-19

Publicado


.

Os contribuintes que possuem débitos municipais e que estão inscritos na dívida ativa, terão um novo canal de negociação. Trata-se da Central de Negociação de Dívida Ativa, que entra em funcionamento a partir desta segunda-feira (6). 

O serviço, que foi criado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), tem com objetivo facilitar o acesso ao atendimento sem precisar se deslocar até a sede do órgão, tendo em vista as medidas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus.

Os interessados poderão ligar para o número 0800 881 6565, sem nenhum custo, inclusive com acesso disponível para celular, para regularizar as pendências fiscais. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. 

A Central de Negociação conta com profissionais capacitados, com serviços de chamada ao contribuinte e recepção de ligações, visando facilitar o pagamento dos débitos inscritos em dívida ativa.

“Sem nenhum custo, o contribuinte poderá fazer a negociação, sem precisar se deslocar, sendo atendido de forma ágil, eficiente e com segurança. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecimentos sobre os débitos relacionados a dívida ativa”, disse o procurador-geral do Município, Marcus Brito.

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana