Paranaguá/PR. Nesta quinta-feira (27/2), foi deflagrada a décima nona fase da Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (AIFA) em ação conjunta da Polícia Federal com os órgãos Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Batalhão de Polícia Ambiental (BPAMB), 9º Batalhão da PM, Guarda Civil Municipal (GCM), Instituto da Água e Terra (IAT) além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Urbanismo e Segurança Pública de Paranaguá/PR.
A operação, que acontece desde setembro de 2023, envolve órgãos federais, estaduais e municipais e tem o objetivo de combater os crimes ambientais de ocupação irregulares em áreas de proteção ambiental e a degradação dos manguezais da região.
A Ilha da Flor do Caribe, já alvo de fase anterior da Operação AIFA, voltou a ser monitorada pelo NEPOM/DPF/PNG/PR, que identificou novas construções irregulares e a depredação da placa de fiscalização. Diante disso, a Polícia Federal e o IBAMA constataram a necessidade de nova operação no local.
Na ação foram demolidas 2 construções inabitadas e removidos entulhos em mais de 20 pontos, contribuindo para a recuperação ambiental da área.
Comunicação Social da Polícia Federal em Paranaguá/PR
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal