Momento Destaque

Governador Mauro Mendes MT rebate Presidente Bolsonaro e mantém restrição social no Estado de Mato Grosso por tempo indeterminado

Publicado

O governador Mauro Mendes rebateu a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a restrição de convívio social por causa da pandemia do coronavírus. Na manhã desta quarta-feira (25), Mendes afirmou que irá continuar “a restringir o convívio social”.

Durante comunicado em rede nacional na noite desta terça-feira (24), Bolsonaro pediu o fim do “confinamento em massa” e a “volta à normalidade”, não só nas empresas, mas também das escolas, porque a maioria dos casos fatais são em idosos. Disse ainda que se fosse contaminado teria uma “gripezinha”.

Através de sua assessoria, Mauro afirmou que a restrição do convívio social continuará e que o governo prepara “toda a estrutura necessária para atender aos possíveis doentes do coronavírus”.

Mesmo com a recomendação de que se evite sair de casa, o governador concordou, em parte, com o discurso do presidente. “Não iremos proibir nenhuma atividade econômica essencial, desde que haja devida obediência às regras sanitárias”.

O rigor das medidas tem sido ponto de discórdia entre o Estado e a Prefeitura de Cuiabá. Enquanto o município determinou o fechamento de todo o comércio, exceto farmácias, mercados e postos de combustíveis, Mendes defende medidas mais brandas, com cuidados de higiene mais rígidos.

Comentários Facebook
publicidade

Momento Destaque

Barbaridade: Enfermeiro mata a namorada médica, corta os pulsos e tenta se justificar para a Polícia: ‘Ela me passou coronavírus’

Publicado

O enfermeiro Antonio De Pace, de 28 ano, assumiu ter matado a própria namorada, nesta quarta-feira(1º), a médica recém-formada, Lorena Quaranta de 27 anos, na Itália.

De acordo com uma publicação do Jornal Daily Mail, o crime aconteceu em um apartamento e o homem ligou para as autoridades logo na sequência.

Ele ainda tentou se suicidar cortando os pulsos, no entanto, foi socorrido e, ainda atordoado, confessou ter matado a namorada. O crime aconteceu na região de Furci Siculo, que fica na maior ilha do mediterrâneo, na Sicília.

Eles trabalhavam no mesmo hospital em Messina e se dedicavam ao atendimento de infectados pelo coronavírus.

Depois do crime, o casal foi testado para a doença, mas os exames não apontaram diagnóstico positivo para o COVID-19.

G1 Roma
Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Destaque

Acompanhe aqui o último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta(1º) pela Secretaria de Saúde de MT sobre o Covid-19 no Estado

Publicado

O boletim epidemiológico disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta quarta-feira (01), apontou que Mato Grosso contabiliza 28 pessoas infectadas com a Covid-19, o coronavírus.

Outros nove pacientes que estavam com a doença apresentaram melhora, posteriormente foram testados negativos e são considerados curados.

Ainda segundo a secretaria, 291 pessoas são monitoradas pela pasta por apresentarem sintomas de síndrome respiratória aguda grave, a qual a Covid-19 faz parte. Dos 28 casos confirmados, dez pessoas se encontram hospitalizadas.

Deste montante, sete estão internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) e outras três seguem sendo acompanhadas em enfermarias. Dos casos suspeitos, 23 pacientes estão internados em UTI’s e 26 em enfermarias.

Segundo o boletim, os casos estão distribuídos da seguinte forma: 19 ocorrências em Cuiabá; cinco em Rondonópolis; duas em Várzea Grande; uma em Tangará da Serra e uma em Nova Monte Verde. O perfil dos infectados revela que 51% dos pacientes são homens e 49% mulheres.

Nacionalmente, o Ministério da Saúde registrou 6.836 casos confirmados da doença e 240 mortes por conta do vírus, apresentando, assim, uma taxa de letalidade de 3,5%  – considerada alta quando comparada à gripe comum, que tem uma taxa de até 1%.

Medidas preventivas

Dentre as medidas preventivas que podem ser adotadas no combate ao coronavírus estão:

– Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;

– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

– Evitar aglomerações se estiver doente;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Não compartilhar objetos pessoais.

 

Otavio Ventureli(com Ascom)

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana