Momento Destaque

Governo de Mato Grosso publica no DO a nomeação de 30 novos Delegados de Polícia Judiciária Civil para atuarem no interior e na grande Cuiabá

Publicado

O Governo do Estado de Mato Grosso realizou a nomeação de 30 novos delegados que reforçarão as atividades da Polícia Civil, especialmente nas unidades do interior.

A convocação ocorre em razão da necessidade de recomposição do quadro de delegados, que vem sofrendo redução crescente nos últimos seis anos.

A nomeação foi feita pelo governador Mauro Mendes nesta sexta-feira (22) e publicada na mesma data, em edição extra do Diário Oficial.

O quadro da instituição apresenta déficit histórico, uma vez que entre 2014 e 2020 a Polícia Civil perdeu 69 delegados, contra apenas 18 nomeações no período, resultando em 51 servidores não repostos. A saída dos profissionais se deu em virtude de aposentadorias e mortes.

A reposição no quadro de delegados está relacionada ao serviço essencial de segurança pública prestado pela Polícia Civil, que não pode sofrer interrupção, especialmente no que tange ao reforço das investigações criminais, acolhimento de vítimas e o combate à corrupção.

Mesmo com a crise advinda da pandemia do novo coronavírus, com necessidade de restrições na circulação de pessoas e serviços, os atendimentos da instituição não param, a exemplo dos registros de boletins de ocorrências, investigações, locais de crime, diligências, instauração e conclusão de inquéritos policiais, assistência a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, entre outras ações diárias.

Somente nos primeiros 30 dias desde o início das restrições relacionadas à pandemia, foram registrados pela Polícia Civil 11.443 boletins de ocorrência e 874 medidas protetivas de mulheres. Ainda foram realizadas 1.491 prisões em flagrante, além da instauração de 2.851 inquéritos policiais e a conclusão de mais 2.026.

Atualmente, 45 municípios de Mato Grosso não contam com delegado de polícia. Com a entrada dos novos servidores, será possível suprir necessidades de unidades da região metropolitana e no interior, inclusive instalar o Plantão 24 horas para mulheres vítimas de violência em Cuiabá, Delegacias de Estelionato e Crimes Informáticos, bem como reforçar a recém criada Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).

As investigações realizadas por unidades especiais, como a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia Especializada do Meio Ambiente, também ganharão reforço, pois atuam no combate às facções criminosas e quadrilhas especializadas em desmatamento, grilagem, roubos de defensivos agrícolas e outros delitos graves.

Os 30 delegados nomeados iniciarão os trabalhos na Academia de Polícia e  nas delegacias de polícia, enquanto aguardam o início das atividades teóricas na Academia de Polícia.

A Academia finaliza projeto de formação dos novos profissionais alternando em aulas telepresenciais e presenciais, com os cuidados previstos para evitar a contaminação do coronavírus. A lotação dos delegados aprovados será escolhida em Conselho Superior de Polícia.

 

Otavio(Ascom PJCMT)

Comentários Facebook
publicidade

Momento Destaque

No primeiro jogo da decisão do Cariocão Flamengo sai na frente vencendo o Fluminense por 2 x 1 neste domingo(12) no “Maraca”

Publicado

O Flamengo venceu o Fluminense na tarde deste domingo(12), no Maracanã, pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca.

Com gols de Pedro (mais uma vez marcando contra o ex-clube) e Michael, a equipe de Jorge Jesus saiu na frente na decisão e pode até empatar no segundo jogo para ficar com o título da competição.

Evanílson fez a favor do Flu, que mais uma vez fez jogo duro e não saiu com um resultado melhor muito por causa das defesas de Diego Alves.

O duelo também foi marcado pela expulsão de Gabigol(foto)praticamente no último lance. O atacante do Flamengo, que já havia recebido um cartão amarelo no primeiro tempo, levou o segundo porque demorou a sair de campo para dar lugar ao zagueiro Léo Pereira. O Fla, portanto, terminou a partida com um a menos.

Flamengo e Fluminense voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira(15), às 21h (de Brasília), novamente no Maracanã, pelo segundo jogo da final do Campeonato Carioca. Com a vitoria na ida, o time de Jorge Jesus pode até empatar para ficar com o título.

 

Otavio Ventureli(com GE)

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Destaque

Vereador de municipio próximo a Cuiabá é atingido no rosto por disparo de arma de fogo durante vistoria em sua propriedade rural.

Publicado

O vereador de Santo Antonio do Leverger, municipio de Mato Grosso, próximo a Capital do Estado, Denis Pinheiro, foi atingido no rosco por disparto de sua a própria arma.

O acidente aconteceu na noite deste sábado (11), na propriedade rural do parlamentar, na Serra de São Vicente. Ele foi hospitalizado e não corre risco de morte.

Segundo informações de pesoas próximas ao Parlamentar municipal, o político estava transitando pela propriedade, sozinho, quando se feriu. Pessoas próximas ouviram o tiro e o levaram para atendimento médico.

Apesar do tiro ter atingido o rosto de Pinheiro, o quadro é estável e ele não corre risco de morte. Detalhes das circunstâncias do disparo e o estado de saúde do político não foram divulgados.

A Câmara de Vereadores da cidade não se pronunciou sobre o fato até a manhã deste domingo (12).

 

Otavio Ventureli(com GD)

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana