Internacional

Barreira contra enchentes barra maré em Veneza

Publicados

em


Uma barreira contra inundações, cuja instalação foi adiada por muito tempo, protegeu Veneza da maré alta pela primeira vez neste sábado (3), trazendo alívio e sorrisos para a cidade após anos de repetidas enchentes.

“Hoje está tudo seco. Paramos o mar”, disse o prefeito Luigi Brugnaro a repórteres após levantar uma taça para comemorar com alguns dos engenheiros e autoridades responsáveis ​​pelo projeto multibilionário conhecido como Mose.

A rede de 78 barreiras amarelas que guardam a entrada da lagoa veneziana se ergueu do fundo do mar quando a maré, impulsionada por fortes ventos e chuva, começou a subir.

Autoridades municipais previam uma maré de 1,3 metros, bem abaixo da maré devastadora de 1,87 metros que atingiu Veneza em novembro passado.

Prevendo o pior, os trabalhadores construíram passagens elevadas em lugares especialmente vulneráveis, incluindo a frequentemente lotada Praça de São Marcos. No evento, a maré atingiu apenas 70 cm, deixando as praças e caminhos da cidade ilesos.

Leia Também:  Espanha decreta novo estado de emergência em luta contra covid-19
Propaganda

Internacional

Espanha decreta novo estado de emergência em luta contra covid-19

Publicados

em


O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou um novo estado de emergência neste domingo (25) em um esforço para conter o aumento nas infecções pelo novo  coronavírus, impondo toques de recolher noturnos e proibindo as viagens entre as regiões do país em alguns casos.

“Estamos vivendo em uma situação extrema, é a mais grave na última metade de século”, disse ele em entrevista coletiva após uma reunião de gabinete.

A medida entra em vigor na noite deste domingo e exigirá que todas as regiões, exceto as Ilhas Canárias, imponham um toque de recolher noturno.

O estado de emergência precisará ser aprovado pelo Parlamento para durar além de um prazo de 15 dias.

Um número crescente de regiões do país tem pedido que o governo implemente a medida.

A Espanha impôs um dos lockdowns mais severos no início da pandemia e depois relaxou as medidas ao longo do verão no Hemisfério Norte.

Mas como em muitos outros países da Europa, a Espanha tem vivido uma segunda onda nas últimas semanas e agora tem os maiores números de infecções da Europa Ocidental. O total de casos subiu para 1.046.132 na sexta-feira (23), enquanto o número de mortos se aproxima de 35 mil.

Leia Também:  Papa Francisco é alertado sobre contato com arcebispo infectado com Covid-19

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA