Internacional

China anuncia pouso de espaçonave na lua para recolher material

Publicados

em


A China aterrissou com sucesso uma espaçonave na superfície lunar, nessa terça-feira (1º), em uma missão histórica para recolher amostras, informou a mídia estatal chinesa.

A sonda Chang’e-5 foi lançada em 24 de novembro. A missão não tripulada, em homenagem à mítica deusa chinesa da Lua, visa a coletar material para ajudar os cientistas a saber mais sobre as origens da Lua.

A missão tentará coletar 2 quilos de amostras em uma área anteriormente não visitada, em uma planície de lava conhecida como Oceanus Procellarum, ou Oceano de Tempestade.

Se a missão for concluída conforme o planejado, a China será a terceira nação a ter extraído amostras lunares, depois dos Estados Unidos e da União Soviética.

O veículo que pousou na superfície da Lua foi uma das várias espaçonaves implantadas pela sonda Chang’e-5.

Ao aterrissar, o veículo perfura o solo com um braço robótico e, em seguida, transfere as amostras de solo e rocha para um veículo ascensor que decolará e atracará em um módulo orbital.

A emissora estatal CCTV disse que a coleta de amostras na superfície lunar começará nos próximos dois dias. As amostras serão transferidas para uma cápsula de retorno à Terra, pousando na região da Mongólia Interior.

Leia Também:  Egito encontra relíquias e tesouros de império milenar em sítio arqueológico

A China fez seu primeiro pouso lunar em 2013. Em janeiro do ano passado, a sonda Chang’e-4 pousou no outro lado da Lua, a primeira sonda espacial de qualquer país a fazer isso.

*Reportagem adicional de Twinnie Siu e Tom Daly

Propaganda

Internacional

EUA: Joe Biden chega a Washington para cerimônia de posse em avião particular

Publicados

em


source
Joe e Jill Biden pousando em Washington para a cerimônia de posse
JIM WATSON / AFP

Joe e Jill Biden pousando em Washington para a cerimônia de posse

O presidente eleito dos Estados Unidos , Joe Biden , chegou a Washington na tarde desta terça-feira (19) para participar da cerimônia de sua posse como o 46º presidente do país ao meio dia de amanhã .

O democrata chegou à capital norte-americana em um jato particular. Geralmente, a Casa Branca oferece um avião da Força Aérea para levar o presidente eleito, o que não ocorreu este ano. Biden desceu da aeronave ao lado da mulher, Jill Biden, e posou para os fotógrafos.

Posse do novo presidente

A cerimônia de posse de Joe Biden e sua vice, Kamala Harris , está marcada para esta quarta-feira (20). Ao contrário dos anos anteriores, o evento não contará com a presença do público, devido à pandemia de Covid-19 .

No entanto, com o objetivo de representar o povo norte-americano, o National Mall – equivalente à região de Brasília onde está a Praça dos Três Poderes – foi decorado com quase 200 mil bandeiras do país. O comitê de posse Biden disse que as bandeiras representam “um compromisso com um evento inclusivo e seguro de que todo mundo pode participar de casa”, de acordo com o jornal The New York Times .

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA