Internacional
Homens tentam entrar em casa de vencedora do Nobel em Belarus
A vencedora do Nobel de Literatura em 2015, Svetlana Alexievich, denunciou nesta quarta-feira (9) que desconhecidos tentaram entrar em seu apartamento em Minsk, capital de Belarus .
A escritora e jornalista é a única integrante de um conselho de coordenação da oposição ainda em liberdade em seu próprio país, após homens encapuzados terem capturado o advogado Maxim Znak.
Alexievich já havia sido interrogada por um comitê do governo do presidente Aleksandr Lukashenko em 26 de agosto, mas permaneceu em silêncio.
O conselho do qual a escritora participa é acusado por Lukashenko, no poder desde 1994, de organizar um golpe. O presidente é alvo de protestos desde sua contestada vitória nas eleições de 9 de agosto, cujo resultado é contestado pela oposição.
Diplomatas da União Europeia, incluindo Áustria, Lituânia, Romênia e Suécia, foram ao apartamento de Alexievich para impedir uma eventual prisão.
“Ouvimos que pessoas desconhecidas estão tocando a campainha de seu apartamento, provavelmente representantes da polícia”, disse o embaixador lituano em Belarus, Andrius Pulokas, à agência báltica BNS.

Internacional
Biden e Putin conversam por telefone sobre prisão de opositor e armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin , e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , se falaram por telefone pela primeira vez desde que o americano assumiu o cargo, nesta terça-feira (29). A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, anunciou o contato entre os líderes políticos.
Entre os temas tratados foram a proposta de extensão do tratado de armas nucleares do Novo Start, que limita o armamento de ambos países, a prisão do opositor Alexei Navalny e o apoio dos EUA à soberania da Ucrânia.
“Ele(Biden) ligou para o presidente Putin esta tarde com a intenção de discutir nossa disposição de estender o novo START por cinco anos. E também para reafirmar nosso forte apoio à soberania da Ucrânia em face da agressão em curso da Rússia, e também para levantar questões preocupantes, incluindo o hack SolarWinds, relatórios da Rússia colocando recompensas em soldados dos Estados Unidos no Afeganistão, interferência nas eleições de 2020, o envenenamento de Alexei Navalny e tratamento de manifestantes pacíficos pelas forças de segurança russas “, declarou a porta voz do governo americano.
Em tom ríspido, a presidência americana declarou que irá defender os seus interesses nacionais a despeito das “malignas ações russas”.
Por outro lado, o Kremlin , sede do governo russo, declarou que Putin disse ao democrata que apoia a normalização das relações entre os dois países:
“Uma normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos responderia aos interesses de ambos os países e também de toda a comunidade internacional, dada a responsabilidade particular (de ambos os Estados) em manter a segurança e estabilidade mundiais”.
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Projeto prorroga até abril pagamento do auxílio emergencial, com valor de R$ 600
-
Momento +5 dias atrás
Adolescente de 15 anos que assassinou Isabelle Guimarães com tiro no rosto no Aphaville está isolada no presidio feminino do Pomeri
-
Momento Curiosidades5 dias atrás
Homem se arrisca em poço para resgatar cobras venenosas; assista
-
Momento Destaque1 dia atrás
Brutalidade: Lixo de 44 anos é flagrado tentando enforcar criança de apenas cinco anos depois de estuprá-la: populares agridem o criminoso
-
MULHER2 dias atrás
Mãe raspa o cabelo para apoiar filha no tratamento de câncer; veja vídeo
-
Momento Destaque1 dia atrás
Batida de ônibus em BR na manhã desta segunda-feira deixa 14 mortos e 32 feridos dos quais sete em estado gravíssimo
-
Momento Economia4 dias atrás
Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
-
Momento Entretenimento2 dias atrás
Gusttavo Lima posta foto com os filhos e Andressa Suita comenta a publicação