Internacional

Homens tentam entrar em casa de vencedora do Nobel em Belarus

Publicados

em


source
mulher loira
Elke Wetzig / Creative Commons

Svetlana Alexievich é vencedora de um Nobel de Literatura

A vencedora do Nobel de Literatura em 2015, Svetlana Alexievich, denunciou nesta quarta-feira (9) que desconhecidos tentaram entrar em seu apartamento em Minsk, capital de Belarus .

A escritora e jornalista é a única integrante de um conselho de coordenação da oposição ainda em liberdade em seu próprio país, após homens encapuzados terem capturado o advogado Maxim Znak.

Alexievich já havia sido interrogada por um comitê do governo do presidente Aleksandr Lukashenko em 26 de agosto, mas permaneceu em silêncio.

O conselho do qual a escritora participa é acusado por Lukashenko, no poder desde 1994, de organizar um golpe. O presidente é alvo de protestos desde sua contestada vitória nas eleições de 9 de agosto, cujo resultado é contestado pela oposição.

Leia Também:  Protesto de fazendeiros provoca conflitos violentos na Índia

Diplomatas da União Europeia, incluindo Áustria, Lituânia, Romênia e Suécia, foram ao apartamento de Alexievich para impedir uma eventual prisão.

“Ouvimos que pessoas desconhecidas estão tocando a campainha de seu apartamento, provavelmente representantes da polícia”, disse o embaixador lituano em Belarus, Andrius Pulokas, à agência báltica BNS.

Fonte: IG Mundo

Propaganda

Internacional

Biden e Putin conversam por telefone sobre prisão de opositor e armas nucleares

Publicados

em


source
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
Reprodução: iG Minas Gerais

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O presidente da Rússia, Vladimir Putin , e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , se falaram por telefone pela primeira vez desde que o americano assumiu o cargo, nesta terça-feira (29). A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, anunciou o contato entre os líderes políticos.

Entre os temas tratados foram a proposta de extensão do tratado de armas nucleares do Novo Start, que limita o armamento de ambos países, a prisão do opositor Alexei Navalny e o apoio dos EUA à soberania da Ucrânia.

“Ele(Biden) ligou para o presidente Putin esta tarde com a intenção de discutir nossa disposição de estender o novo START por cinco anos. E também para reafirmar nosso forte apoio à soberania da Ucrânia em face da agressão em curso da Rússia, e também para levantar questões preocupantes, incluindo o hack SolarWinds, relatórios da Rússia colocando recompensas em soldados dos Estados Unidos no Afeganistão, interferência nas eleições de 2020, o envenenamento de Alexei Navalny e tratamento de manifestantes pacíficos pelas forças de segurança russas “, declarou a porta voz do governo americano.

Leia Também:  Britânico lambe caixa eletrônico para provar que "coronavírus não é real"

Você viu?

Em tom ríspido, a presidência americana declarou que irá defender os seus interesses nacionais a despeito das “malignas ações russas”.

Por outro lado, o Kremlin , sede do governo russo, declarou que Putin disse ao democrata que apoia a normalização das relações entre os dois países: 

“Uma normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos responderia aos interesses de ambos os países e também de toda a comunidade internacional, dada a responsabilidade particular (de ambos os Estados) em manter a segurança e estabilidade mundiais”.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA