Internacional

La Palma: uma casa escapou ao rio de lava

Publicados

em


Alexandre Brito – RTP

La Palma: uma casa escapou ao rio de lava

A moradia já é chamada Casa Milagre nas redes sociais

Lava do Vulcão Cumbre Vieja circulou à volta da pequena casa que fica em El Paraíso, onde mais da metade de todas as residências foram destruídas.

O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção em La Palma, nas Ilhas Canárias, já destruiu mais de 200 casas e milhares de pessoas tiverem de ser evacuadas. A lava continua a descer lentamente a caminho do mar, destruindo tudo por onde passa. Mas há uma pequena casa que escapou à força da natureza. A Casa Milagre, como já é chamada nas redes sociais.

O jornalista Gonzalo Suárez conta, no El Mundo, que a holandesa Ada Monnikendam navegava pelas redes sociais quando viu uma das várias fotografias do vulcão e da lava em La Palma. 

Era uma imagem, escreveu o jornalista, “de uma idílica casa unifamiliar que escapou milagrosamente ao rio de lava do vulcão do Cumbre Vieja, numa minúscula ilha rodeada de rocha” vulcânica. 

Leia Também:  Autor de ataque na Noruega é dinamarquês convertido ao Islã

Ao ver a imagem, Ada disse que conhecia a casa. “Eu e o meu marido construímos”, afirmou.

O casal construiu a casa para Inge e Rainer Cocq, dois dinamarqueses que não vão à ilha desde que começou a pandemia. São octogenários e, com a pandemia de covid-19, ficaram com receio de viajar.

Ada Monnikendam informou que todos choraram como loucos quando ela lhes contou que “a casa estava intacta”. 

A holandesa vive na ilha desde 1976. É representante de uma empresa de construção de casas unifamiliares. 

Foi ela quem tratou da construção da “casa milagre”, como agora é conhecida.

A lava circulou à volta da pequena casa que fica em El Paraíso, onde mais da metade de todas as residências foram destruídas, assim como a escola da localidade.

Os donos continuam na Dinamarca e não pensam em viajar logo para a ilha. 

Segundo o jornalista, eles ficaram, obviamente, muito contentes porque a casa escapou à fúria da natureza. Dizem agora que talvez voltem, quando a situação se acalmar. Eles ou os filhos.

Leia Também:  Policial mata rival amorosa e deixa ex-namorada gravemente ferida em Nova York

Propaganda

Internacional

Missionários dos EUA e suas famílias são sequestrados no Haiti

Publicados

em


source
Missionários dos EUA e suas famílias são sequestrados no Haiti
AFP

Missionários dos EUA e suas famílias são sequestrados no Haiti

Ao menos 17 missionários cristãos norte-americanos e suas famílias, incluindo três crianças, foram raptados por uma gangue em Porto Príncipe, capital do Haiti, neste domingo (17).

Ainda não se sabe se foi feito algum pedido de resgate, mas a embaixada dos Estados Unidos informou que acompanha o caso.

Segundo informações da mídia dos EUA, o grupo era proveniente de Ohio e foi atacado após visitar um orfanato na capital. O rapto ocorreu a cerca de 30 quilômetros do local da visita.

A mídia haitiana afirma que o sequestro foi realizado por um grupo criminoso chamado “400 Mawozo”, uma gangue que se especializou em cometer crimes do tipo para ganhar dinheiro e que atua também perto da fronteira com a República Dominicana.

Leia Também

Os criminosos são os mesmos que, em abril deste ano, sequestraram um grupo de 10 pessoas, incluindo dois padres franceses.

Desde o início de 2021, o Haiti já registrou mais de 600 sequestros, conforme as organizações humanitárias que atuam no país. No ano passado, haviam sido 231. A ilha vive uma grave crise social, política e humanitária que foi se ampliando ano após ano.

Em 2021, dois episódios causaram ainda mais problemas: o assassinato do presidente Jovenel Moise por um grupo de criminosos, em julho, e um terremoto de 7,2 graus na escala Richter que destruiu uma parte do território e matou 2,2 mil pessoas em agosto. 

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA