Internacional

OCDE melhora perspectiva para economia mundial e para o Brasil em 2020

Publicados

em


.

A economia global parece estar se recuperando do baque provocado pelo novo coronavírus mais rápido do que se imaginava há apenas alguns meses graças à melhora nas perspectivas para a China e os Estados Unidos, disse a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira (16). 

Para a organização  também melhorou a perspectiva para o Brasil em 2020, de acordo com suas novas projeções.

A economia mundial está a caminho de contrair 4,5% este ano, disse a OCDE. A estimativa, sem precedentes na história recente, representa uma melhora ante a queda de 6% projetada em junho.

Desde que seja evitado que o vírus se dissemine sem controle, a economia global voltará a crescer no próximo ano com uma expansão de 5%, ante previsão em junho de alta de 5,2%, de acordo com a OCDE.

Entretanto, uma retomada mais forte do vírus ou medidas mais rigorosas para contê-lo podem cortar 2 a 3 pontos percentuais da projeção para 2021, alertou a OCDE.

A organização explicou que fez suas estimativas sob o pressuposto de que surtos locais continuarão e haverá ações locais em vez de paralisações nacionais. Elas também assumem que uma vacina não estará amplamente disponível até o final do próximo ano.

Leia Também:  Bebê nasce em voo e ganha passagens grátis durante toda a vida

A OCDE disse que as ações de governos e bancos centrais para sustentar as rendas de famílias e empresas ajudaram a evitar contrações piores e devem portanto ser mantidas.

A perspectiva melhor para este ano mascara grandes diferenças entre as principais economias, com os Estados Unidos, China e Europa devendo ter desempenho melhor do que o esperado enquanto Índia, México e África do Sul podem se sair pior enquanto lutam para conter o vírus.

Tendo sido o primeiro país a experimentar o surto e depois de agir rapidamente para controlar a disseminação, a China deve ser o único país do G20 de potências econômicas a registrar crescimento este ano, com alta de 1,8%, contra projeção em junho de contração de 2,6%.

Por sua vez, a economia dos EUA, maior do mundo, também deve ter desempenho melhor este ano com contração de 3,8%, contra queda de 7,3% projetada anteriormente.

Para o Brasil, a OCDE projetou contração de 6,5% em 2020, 0,9 ponto percentual a mais do que na estimativa de junho, prevendo que o país crescerá 3,6% em 2021, uma piora de 0,6 ponto.

Leia Também:  Rússia registrará segunda vacina contra covid-19 até 15 de outubro

Propaganda

Internacional

Coreia do Norte matou e queimou corpo de sul-coreano, diz Coreia do Sul

Publicados

em


source
coreias
Reprodução/NDTV

Kim Jong-un e Moon Jae-in se encontraram e prometeram um compromisso com a paz na península das Coreias


Autoridades militares da Coreia do Sul se pronunciaram nesta quinta-feira (24) para acusar as tropas norte-coreanas de terem matado um funcionário do governo sul-coreano. O homem trabalhava no Ministério de Assuntos Marítimos e Pesca e desapareceu no início da semana. O sul acusa o norte de ter matado o homem e queimado o corpo em uma suposta tentativa de contar um surto de Covid-19.


A Coreia do Sul disse que o homem tentava desertar para o norte quando desapareceu em seu barco na segunda-feira (21) a cerca de 10 KM da Linha Limite do Norte (NLL, na sigla em inglês), a fronteira marítima entre os países. Não há informações sobre a motivação, mas o Sul trabalha comm a hipótese de assassinato “anti-coronavírus”.

Leia Também:  AstraZeneca aguarda aprovação para retomar teste com vacina nos EUA

Seul, capital da Coreia do Sul, chamou o assassinato de “crime contra a humanidade” e o presidente do país disse à agência de notícias Yonhap a morte de um civil é “chocante” e “imperdoável”. Os militares dizem que enviaram uma mensagem ao Norte pedindo esclarecimentos, mas que ainda não foram respondidos.


Fonte: IG Mundo

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA