Momento Cidades

Juíza alerta que exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente

Publicado


Exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente 2020, promovido pela Prefeitura de Cuiabá. A ação é comandada pela juíza Patrícia Ceni, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos da Comarca de Cuiabá (JET), em parceria com o Projeto Proteger.

 Para garantir a segurança dos pequenos durante a folia do “Carnaval da Gente” no Parque de Exposições, o Juizado tem atuado na verificação de documentos de responsáveis e menores de idade na entrada do espaço especialmente preparado para Folia de Momo. A ação de identificação é realizada em parceria com o Projeto Proteger, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e vai acontecer em todos os dias de festa. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

A juíza Patrícia Ceni explica que não há uma exigência de documentos apenas para as crianças, mas também para todos os adultos que chegam ao evento. A medida funciona como prevenção em qualquer caso infortúnio que possa ocorrer durante o evento. “Não podemos ter crianças e adolescentes adentrando ao local sozinhas ou com pessoas que não sejam, realmente, os responsáveis legais e que a gente não consiga identificar os pais. Então há uma determinação que ao adentrar o local esteja portando documento, ou certidão de nascimento ou documento com foto, que possa caracterizar o vínculo entre o responsável legal e a criança que está adentrando. É a forma de ter mais segurança, de evitar crianças perdidas, ou que estejam no evento e os pais não saiba, um adolescente que fugiu de casa e veio para o carnaval sem os pais saberem. É um cuidado necessário para a gente evitar qualquer tipo de transtorno e garantir mais segurança para o evento”, explica a juíza.

Para auxiliar o juizado, a equipe do Projeto Proteger, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano tem realizado a identificação de crianças e adolescentes na entrada do evento, como também executado ações de sensibilização com entrega de folders informativos, atendimento e encaminhamento necessário no stand, orientação dos comerciantes e ambulantes locais sobre a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. “Aqui nós temos uma matinê, mas que não existe vedação do público ao entrar. E mais tarde nos teremos o carnaval, então nós estamos fazendo uma verificação mais intensa, justamente para evitar transtornos”, finaliza a juíza.

Neste domingo, a garotada pode curtir a folia de Momo na matinê, que aconteceu a partir das 17h. Já às 20h, o dj abre o segundo dia de festa, seguido pelo grupo Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha. Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’. O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Todos os menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

Programação Carnaval da Gente 2020: Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj. Matinê a partir das 17h.

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

 

 

Serviço:

O que: Carnaval da Gente 2020

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Empresário apoia decreto que restringe funcionamento do comércio e garante isolamento social de funcionários

Publicado


.

Empresário cuiabano preocupado com a Covid-19 apoia a restrição de funcionamento do comércio na Capital para evitar a propagação da doença. O decreto municipal ampliando  medidas de prevenção foi anunciado no último final de semana. Após o anúncio, Anesio Kokura decidiu suspender o funcionamento da Padaria Moinho, tradicional em Cuiabá.  Há 20 anos no mercado a padaria ficará fechada a partir desta segunda-feira (6), até a onda de contaminação ser superada.

O empresário Anésio Kokura disse que apesar de todos os cuidados que vinham sendo tomados, inclusive com algumas medidas inéditas no Estado, se assustou ao perceber que a população não se conscientizou e não percebeu a gravidade da situação.  “Antes mesmo da orientação para o isolamento domiciliar no dia 23 de abril, nos já havíamos tomado a decisão de fechar o restaurante e a padaria, só permanecendo aberto o empório”, contou o empresário.

A fim de garantir a segurança dos clientes e dos cerca de 100 funcionários, a empresa passou a adotar medidas rigorosas de higienização, com a utilização de gás ozônio para desinfetar carrinhos, aparelhos para medição da temperatura de clientes e orientação para que fosse mantida a distância e controle de acesso e clientes. “Apesar de todos os cuidados percebemos que é impossível evitar a contaminação e garantir 100% da saúde dos nossos funcionários e clientes”, disse Kokura.

“Iremos garantir o isolamento social pelo tempo que for necessário. Sabemos que estamos em meio a uma grave crise econômica. Muitas pessoas perderão seus empregos, mas temos que evitar o contágio e o colapso da nossa saúde. Hoje, não existe uma pessoa no mundo que não esteja preocupado com um parente. Iremos honrar nossos compromissos com funcionários e fornecedores enquanto pudermos. É uma questão de empatia, humanidade e atitude”, disse ele.

Decreto

O novo decreto, de nº 7.868, ampliando a quarentena foi anúnciado no último sábado (04), consolidando medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (covid-19).

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que as medidas são orientadas por autoridades e especialistas da área de saúde, que preveem o pico da disseminação do novo coronavírus a partir de 10 de abril de 2020.

Entre as medidas anunciadas, o decreto permitiu a abertura dos supermercados nos feriados – obedecendo todas as medidas de higiene e segurança necessárias, no período de 06 a 21 de abril, com horário de atendimento ao público de segunda a domingo e feriados, das 08h às 19h. O decreto isentou também as padarias, que podem funcionar a partir das 6h até as 19h.

“Todas as medidas exigem sacrifícios e precisamos ter consciência do papel de cada um nessa crise. Sabemos que serão tempos difíceis, mas sabemos também da dedicação dos cuiabanos e da coragem do nosso povo. Juntos vamos reerguer a pujante economia do município”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Várzea Grande tem seu primeiro caso de coronavírus curado

Publicado


.

06/04/2020    6

Várzea Grande deu um significativo passo no combate à pandemia do Coronavírus – Covid – 19). O primeiro paciente suspeito e posteriormente confirmado, recebeu a notícia de estar curado da doença.

“Este número se soma a outro importante, o fato de não termos óbitos consignados, e uma demora maior para a constatação de novos casos suspeitos, ou seja, o distanciamento social tem atingido seu maior objetivo, evitar a propagação da doença e uma contaminação ainda maior de pessoas”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, defendendo as regras de isolamento social como fundamentais, apesar de compreender a necessidade de alguns serviços e setores terem a necessidade de voltar a funcionar para fazer frente à questão econômica.

A constatação da cura só foi confirmada após as 18:20 e foi imediatamente informada a Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde como forma de estimular o combate a pandemia.

O titular da pasta da Saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso, sinalizou ainda que os esforços continuam no sentido de convencer as pessoas ao distanciamento social e de dotar os meios de saúde pública de condições de atendimento a todas as pessoas indistintamente, já que o Covid- 19 não escolhe classe social, cor ou religião.

Ele demonstrou confiança nas decisões adotadas pelo governador Mauro Mendes através do secretário Gilberto Figueiredo e na proposta de atuação conjunta dos três principais entes públicos, Estado, Cuiabá e Várzea Grande, além do Ministério da Saúde do Governo Federal e até mesmo a Organização Mundial da Saúde – OMS e os experimentos em vários países do mundo que estão repartindo suas experiências exitosas com todos, pois a pandemia já está em todo o Mundo.

“Vamos reforçar o distanciamento social de todos que não são essenciais, para preservar os idosos, as crianças, enfim preservar a todos e principalmente nosso modo de vida, pois iremos vencer mais este obstáculo em nossas vidas”, disse o titular da saúde ao informar a prefeita Lucimar Sacre de Campos do primeiro caso de cura em Várzea Grande.

Para ela, a cura é um sinal positivo e uma demonstração de que Várzea Grande está no caminho certo na busca de resguardar a vida de todos.

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana