Momento Agro

LEITE/CEPEA: Oferta limitada freia queda de preços em novembro

Publicado

Clique aqui e baixe o release completo em word.

 

Cepea, 02/12/2019 – O preço pago ao produtor em novembro (referente ao volume captado em outubro) foi de R$ 1,3493/litro na “Média Brasil” líquida, leve queda de 1,04% frente ao mês anterior. O movimento de desvalorização do leite no campo está atrelado ao aumento da produção, devido ao período sazonal de maior disponibilidade de forragens na primavera. No entanto, o atraso das chuvas no Sudeste e Centro-Oeste – que limitou a recuperação da produção – e a competição entre indústrias por matéria-prima neste período evitaram que as cotações não despencassem, assim como observado em anos anteriores.

 

O Índice de Captação de Leite (ICAP-L) subiu apenas 0,55% na “Média Brasil” de setembro para outubro, muito abaixo do esperado para o período. Além do atraso das chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, agentes consultados pelo Cepea destacaram que a saída de produtores da atividade e a maior cautela em realizar investimentos, somado ao aumento dos preços dos grãos, diminuíram o potencial de crescimento da oferta nesse período.

 

Com oferta limitada no último trimestre, o comportamento dos preços neste ano segue atípico. O intenso recuo que sazonalmente se observa no final do ano pode não ocorrer. Segundo agentes do setor, há grandes chances de a captação de novembro, cujo pagamento será feito em dezembro, ficar praticamente estável. Deve-se levar em conta que a produção do Sul do País tende a cair a partir de novembro. Ademais, os preços atrativos no mercado de corte têm incentivado o abate de vacas e podem, nos próximos meses, levar à destinação de parte da produção de leite para a alimentação de bezerros.

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o mercado lácteo aqui e por meio da Comunicação do Cepea, com a pesquisadora Natália Grigol e Prof. Dr. Sergio De Zen: (19) 3429 8836 / 8837 e [email protected]

 

 

Fonte: CEPEA

Comentários Facebook
publicidade

Momento Agro

Mapa participará de congresso sobre seguro agrícola na América Latina

Publicado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será um dos participantes do evento internacional “Novos desafios do seguro agrícola: tecnologias massivas e disruptivas”, que ocorrerá em Mendoza, na Argentina. O evento é organizado pela Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento de Seguros Agrícolas (Alasa), que realizará seu XVI Congresso Internacional,  de 9 a 12 de março deste ano.

Estima-se que aproximadamente 450 pessoas de diferentes nacionalidades participem do congresso, incluindo produtores rurais, corretores, representantes das principais seguradoras da América Latina e resseguradoras do mundo, integrantes de órgãos públicos dos países da região e demais atores da cadeia de valor. 

A programação prevê apresentações e workshops sobre diferentes tópicos relacionados ao seguro rural, como seguro agrícola como investimento público, tendências em questões internacionais, incorporação de tecnologias disruptivas e crescimento no seguro agrícola, visão de gestão de riscos no mercado agroalimentar e regulamentação paramétrica de seguros.

Entre os expositores estão os principais especialistas do setor público e privado. Também haverá visitas de campo ao Alasa Tech Latam Entrepreneurs, um espaço especialmente dedicado à tecnologia ligada à atividade agrícola, onde os empreendedores podem conhecer e trocar experiências sobre gestão de riscos agropecuários e soluções de impacto em inovações.

>> Inscrições podem ser feitas aqui

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Agro

Ministra da Agricultura participa de reunião com governo da Índia

Publicado

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) integrou-se nesta sexta-feira (24), em Nova Déli, à comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que fará visita de Estado à Índia até o dia 27 de janeiro. Neste sábado (25), a ministra e demais integrantes participarão de uma reunião ampliada com o governo indiano, cerimônia de troca de atos e do almoço oferecido pelo primeiro-ministro Narendra Modi ao presidente Bolsonaro.

Estão previstos acordos e cooperações nas áreas de investimentos, previdência social, energia, recursos minerais, segurança cibernética, cooperação jurídica, saúde, ciência e tecnologia e cultura, conforme a Presidência da República. No domingo (26), o presidente Jair Bolsonaro é o convidado de honra das comemorações do 71º aniversário do Dia da República da Índia.

Na segunda-feira (27), será realizado seminário empresarial Brasil-Índia, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com participação do presidente Jair Bolsonaro, da ministra Tereza Cristina e demais ministros brasileiros.

Antes de integrar-se à comitiva, a ministra reuniu-se nessa quinta-feira (23) com o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, Narendra Singh Tomar. Os dois discutiram cooperação em pesquisa agropecuária e se comprometeram em agilizar colaborações nos setores de cana-de-açúcar, gado de leite e búfalos.

Outro encontro foi com o ministro de Abastecimento, Alimentos e Distribuição Pública, Ram Vilas Paswan, sobre parcerias na área de etanol. A ministra Tereza Cristina reforçou que a expertise brasileira no setor pode ajudar a Índia a ampliar a produção do biocombustível.

Informações à imprensa:
[email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana