Nacional

“Leitos serão distribuídos conforme evolução da doença”, diz Ministério

Publicado


source

O Ministério da Saúde reiterou, nesta quinta-feira (26), o compromisso com a distribuição de dois mil leitos de UTI para auxiliar na luta contra o coronavírus  nos estados. O critério de distribuição, porém, não seguirá mais a densidade populacional dos municípios, mas a evolução da doença.  

leitos arrow-options
governo de São Paulo/reprodução

Ministério da Saúde diz que novos leitos serão distribuídos conforme necessidade

Leia mais: ‘Tempestade’, diz secretário de Saúde sobre Covid-19 e Influenza

De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, nas próximas 48h mais de 350 leitos estarão habilitados para uso. Outras 540 unidades já foram disponibilizadas. “Depois disso, não faremos mais a distribuição dessa forma aleatória, de acordo com a população. Nós vamos segurar os equipamentos e direcionar conforme a evolução da doença “, explica. 

A pasta pretende distribuir, além dos leitos, outros equipamentos importantes como respiradores e monitores cardíacos. “Em três meses nós pretendemos receber 17 mil respiradores que serão usados no enfrentamento da doença”, afirma Gabbardo. 

O secretário também afirmou que o plano do Ministério envolve um acompanhamento minucioso da curva de crescimento da doença em cada estado. “Se uma região demonstrar o avanço da doença de maneira mais dramática do que outra, é possível que haja o deslocamento”, diz. “Por exemplo: a doença começou em São Paulo e pode ser que acabe em São Paulo primeiro. Mais na frente, talvez o Rio Grande do Sul precise mais”, exemplifica. 

Em novo boletim de atualização sobre o Covid-19 no Brasil, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, divulgou que entre os 2.915 casos confirmados da doença, existem 205 pacientes  internados em enfermarias e pelo menos 194 pessoas nas Unidades de Terapia Intensiva ( UTI ). 

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

São Paulo possui 3.506 casos e 214 mortes causadas por Covid-19

Publicado


source
coronavírus arrow-options
Josué Damacena/IOC/Fiocruz

Testes covid-19

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgou boletim de casos confirmados e óbitos causados pelo Covid-19 na tarde desta sexta-feira (3). Agora, o estado chega a 3.506 casos e 214 mortes. 

No início desta semana, a secretaria registrou um salto de 50% no número de casos. De acordo com o Ministério da Saúde , é possível que um novo salto ocorra nos próximos dias devido ao aumento na capacidade de realização dos testes acumulados.

Leia mais: Quarentena: Brasileiro é detido ao furar bloqueio na Itália

Até o momento, de acordo com plataforma do Ministério da Saúde, o Brasil possui 7.910 confirmados da doença, com 299 óbitos e taxa de letalidade de 3,8%. A taxa calcula a relação entre os casos e mortes , apontando o nível de perigo da doença para complicações.

Em São Paulo, essa taxa de letalidade parece ainda mais perigosa: 5,4%. O dado, porém, pode ser motivado pelo ritmo de testes – que ainda é mais lento do que o total de notificações .

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Governo de SP importa 1,3 milhão de testes de Covid-19 da Coreia

Publicado


source
cientista arrow-options
Pedro Rafael Vilela/ Agência Brasil

Além de anunciar compra de testes, governo divulgou taxa de vacinação contra gripe

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, governo do estado de São Paulo anunciou a compra de 1,3 milhão de testes para Covid-19 importados da Coreia . Os lotes devem chegar a São Paulo até o próximo dia 15.

“A prioridade neste momento serão os pacientes graves e internados, os profissionais de saúde e os óbitos”, afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan sobre a aplicação dos testes de Covid-19 .

Sobre a campanha de vacinação para gripe comum, foi divulgado o dado de que 84% dos idosos e 56% dos profissionais de saúde do estado já estão vacinados, totalizando  4,8 milhões de pessoas.

Veja:  Doria manifesta solidariedade a Mandetta: ‘sua resistência ajuda a salvar vidas’

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana