Momento +

Liberação do décimo terceiro do Bolsa Família começa hoje; confira o cronograma!

Publicado

A Caixa Econômica Federal iniciará nesta terça-feira (10) o pagamento do abono natalino aos beneficiados do programa Bolsa Família. O “bônus” do benefício foi concedido mediante a Medida Provisória de n° 898, publicada em outubro, assegurando o pagamento do benefício em dobro para os regularmente cadastrados, instituindo o 13° do Bolsa Família.

De acordo com a Caixa, cerca de 13.1 milhões de famílias são atendidas pelo programa social, e que no mês de dezembro a instituição financeira irá liberar R$ 2,5 bilhões para o pagamento mensal do benefício e mais R$ 2,5 bilhões para o décimo terceiro.

O benefício extra será creditado na conta do qual o titular recebe o benefício do Governo Federal mensalmente, seja ela Conta Poupança ou Conta Caixa Fácil.

O cronograma de pagamento seguirá o dígito final do número da Inscrição Social (NIS) do titular que inclusive está no cartão do programa. Segue o cronograma abaixo:

DIGITO FINAL RECEBIMENTO EM
1 10/12/2019
2 11/12/2019
3 12/12/2019
4 13/12/2019
5 16/12/2019
6 17/12/2019
7 18/12/2019
8 19/12/2019
9 20/12/2019
O 23/12/2019

 

Comentários Facebook
publicidade

Momento +

Governo de Mato Grosso compra lotes de “kit-covid” para distribuir aos 141 municípios

Publicado


.

O Governo de Mato Grosso adquiriu grande quantidade de lotes dos medicamentos que compõem o chamado “kit-covid” para distribuir aos 141 municípios de Mato Grosso e, assim, permitir o tratamento precoce dos pacientes com coronavírus.

Durante entrevista ao Canal Rural, neste domingo (05.07), o governador Mauro Mendes afirmou que as aquisições visam ajudar as prefeituras, que são as responsáveis pelo atendimento e compra de remédios para a atenção básica.

Conforme Mendes, os municípios estão tendo dificuldades em fazer as aquisições, não só pela grande demanda e falta de estoque que está tendo no mercado, mas pelos altos preços, que subiram consideravelmente nas últimas semanas.

“Já compramos e estamos aguardando a chegada ao Estado pelos laboratórios que apresentaram o melhor preço no processo de compra que nós fizemos. E, chegando esse medicamento, nós vamos disponibilizar isso aos 141 municípios do estado para que isso possa ser distribuído de acordo com o que os médicos receitarem”, relatou.

O governador explicou que um dos maiores problemas enfrentados hoje no estado é que os pacientes procuram as unidades de saúde quando já estão em situação muito grave, o que pode ser evitado com o tratamento precoce.

“Hoje nas nossas UTIs as pessoas chegam normalmente com 50%, 60%, 70%, do pulmão comprometido. Temos mais pacientes em UTIs do que nas enfermarias. Isso significa que as pessoas procuram ajuda quando já está muito grave e aí fica muito difícil salvar a vida delas”, lamentou.

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, disponibilizar os medicamentos para o tratamento inicial já na atenção básica é uma estratégia que tem dado resultados, pois se o paciente recebe a prescrição médica e consegue o medicamento já na UPA ou policlínica, pode iniciar de imediato o tratamento, reduzindo as chances de a doença de agravar.

“O Governo está fazendo sua parte e eu digo que acredito como cidadão. Não posso dar receita, mas eu posso dar a minha experiência pessoal e de centenas de casos relatados, além das experiências bem-sucedidas em Belém, e no Amapá, onde adotaram esse procedimento de distribuir esses remédios. As pessoas tomaram no início e teve grande sucesso”, ressaltou.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento +

Prefeitura homenageia e resgata a história dos símbolos de Tapurah

Publicado


.

Após realizar um trabalho de resgate do Brasão oficial da cidade, a Prefeitura de Tapurah resgata agora outro símbolo, o Hino Municipal, pouco conhecido pela população. Além dos símbolos, os criadores da Letra do Hino, Brasão e Bandeira são homenageados pela Administração. A publicação e a apresentação do hino são parte dos presentes pelos 32 anos de Tapurah, comemorado em 04 de julho de 2020. 

“Entendo que é de máximo interesse da administração pública, zelar pela valorização da memória histórica da cidade, de uma nação, e prover a sociedade de recursos que possibilitem o conhecimento, reconhecimento e perpetuação de sua memória. Resgatar a história é, portanto, resgatar o coração e a alma de um povo”, escreve o prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz.

Hino municipal de Tapurah

A composição de Clarisse Guerra e Edson Júnior Ritter, datada de 2015, teve seu instrumental feito pela primeira vez e foi gravada com partituras e melodia. O trabalho de resgate do hino foi coordenado pelo Prefeito Iraldo Ebertz com o apoio Assessoria de Comunicação e seus autores, que participaram na melodia e aprovaram o resultado final e está disponível nas mídias sociais e no portal da prefeitura de Tapurah.

Brasão oficial

Em 2017, a Prefeitura de Tapurah resgatou o Brasão Oficial da cidade como ícone e marca da administração municipal. O desenho possui elementos que simbolizam a identidade de Tapurah. Criado por Roberto Krause em 1989, o brasão é representado por um escudo branco, no centro uma cabeça de bovino, na parte superior uma peça de látex extraído da seringueira e na parte inferior uma lavoura plantada, ainda na parte superior contém o sol e na parte inferior do lado de fora um trator.

A coroa simboliza a sabedoria do seu território, as árvores representam a vegetação abundante, as hastes de soja e arroz representam à base da economia, a espada representa a lua perseverante do seu povo na conquista de Tapurah em pleno cerrado virgem mato-grossense, a peça de látex representa os grandes reflorestamentos com seringueira, a cabeça do bovino representa a bovinocultura e o sol, estrela magnânima e esplendorosa que ilumina e dá brilho a tudo o que há neste chão. 

Bandeira do município de Tapurah

A nossa bandeira foi criada por Elisiane Márcia Marcondes Moraes, é o símbolo visual de soberania do município, por muitas vezes conseguimos identificar Tapurah por olhar a bandeira. Temos cores e figuras com um significado especial.

A base retangular verde representa a abundancia vegetal do cerrado e da mata, já o amarelo da faixa representa a agricultura e grãos, base da economia municipal e o sol ilumina o dia-a-dia, o branco representa a paz, a coragem e a fraternidade entre homens e o azul representa a imensidão do horizonte do planalto brasileiro.

Ambos podem ser conferidos no site da prefeitura que apresenta a história da cidade.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana