Momento Saúde

Lucas do Rio Verde promove a 6º edição da Conferência Municipal de Saúde

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde promovem nesta quarta-feira (27) a 6ª Conferência Municipal de Saúde. A programação acontece no auditório da Câmara de Vereadores, com início a partir das 7h.

A conferência tem como tema principal “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. Estão programadas discussões sobre políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população nas três esferas governamentais.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, a conferência tem sua relevância no fortalecimento da democracia através da participação da comunidade na gestão do SUS, como direito à cidadania, tem como tema principal democracia e saúde, e nos seus eixos temáticos, saúde como direito, a consolidação dos princípios do SUS, financiamento adequado e suficiente e o quarto eixo de saúde mental. O objetivo é estabelecer diálogos com a sociedade, de modo que possam ser levantadas demandas locais e prioridades locais e formular propostas para políticas públicas”.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Salvador, o evento é uma oportunidade para levantar as demandas e necessidades na área de saúde do município e propor melhorias. “É de suma importância essa conferência, nós convidamos a todos para que participem, porque é um momento de ampliar conhecimentos, teremos palestras e importantes discussões. Convidamos todos os colegas da área de saúde e toda a sociedade para comparecer e contribuir com este trabalho”.

Leia mais:  6 dicas de como cuidar da saúde mental e relaxar sem gastar quase nada

Representante da OAB no conselho, o advogado Fábio do Nascimento explica que a conferência é um momento democrático e o debate é aberto para toda população. “Esse ano nós trabalharemos a questão da democracia, direito e saúde. É importante que a população compareça para conhecer quais são os seus direitos, muitas vezes nós sabemos o que é o direito básico da população o acesso a saúde, mas nós estamos passando por várias mudanças na legislação nesses últimos tempos, principalmente em questão a democracia, a questão financeira.

A participação da população nesse sentido de entender o que é o seu direito, de entender o que está em mudança é muito importante, então nós convocamos a população pra que venha se fazer presente, para que possa entender, o que pode ser cobrado, quais as mudanças devem ser implementadas tanto no âmbito municipal, como federal e estadual”.

Confira a programação completa:

7h – 07h30: Credenciamento
7h30 – 08h: Abertura e leitura do regimento
8h – 8h45: Palestra 1 – Financiamento adequado e suficiente para o SUS
8h45 – 9h15: Discussão do eixo e proposta
9h15 – 9h30: Coffee Break
9h30 – 10h20: Palestra 2 – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
10h20 – 11h: Discussão do eixo e proposta
13h – 13h30: Início dos trabalhos da tarde
13h30 -14h15: Palestra 3 –  Saúde como direito
14h15 – 14h45: Discussão do eixo e proposta
14h45 – 15h: Coffee Break e Apresentação Cultural
15h – 15h30: Saúde mental
15h30 – 15h45: Deliberação saúde mental
15h45 – 17h: Eleição dos delegados e encerramento
 

Leia mais:  Projeto oferece tatuagem de aréola em mulheres que tiraram a mama

Comentários Facebook
publicidade

Momento Saúde

Desnutrição pode levar à morte; entenda a condição e saiba as principais causas

Publicado

source

Minha Saúde

A desnutrição é uma condição muito comum e que pode ser fatal. Por isso, ela deve ser diagnosticada rapidamente e tratada da forma adequada. Mas afinal, o que caracteriza esse distúrbio?

Leia também: Caso de jovem que perdeu movimento das pernas expõe riscos de dieta restritiva

desnutrição arrow-options
shutterstock

A desnutrição deve ser diagnosticada em tempo hábil para evitar complicações sérias e até mesmo a morte

A desnutrição é um estado físico de nutrição desequilibrada. Quando pensamos na doença, geralmente atribuímos à falta de calorias, proteínas ou outros nutrientes. Isso ocorre frequentemente em áreas do mundo sem acesso adequado a alimentos e água potável.

No entanto, também ocorre a supernutrição. Nesse caso, o problema é causado pelo excesso de calorias sem nutrientes. Essas pessoas geralmente não consumem alimentos nutritivos na quantidade suficiente, como frutas, verduras, grãos integrais, proteínas magras, feijão, laticínios com pouca gordura, nozes e sementes.

Isso pode resultar em deficiências de vitaminas, minerais ou proteínas. Nos Estados Unidos, isso é comumente observado. Há um paradoxo no país entre a fome e o excesso de peso, que ocorre principalmente em áreas de insegurança alimentar e empobrecimento.

Leia mais:  Inscrições para Programa Mais Médicos terminam hoje

Leia também: Cinco sinais de que você está desidratado

A desnutrição em crianças, especialmente nas menores, pode levar a um crescimento atrofiado, atrasos no desenvolvimento e mais doenças, devido à má função imunológica.

Desnutrição pode ocorrer por diversos fatores

Também existem casos de desnutrição clínica, o que ocorre quando um paciente hospitalizado fica desnutrido. Há muitas razões pelas quais alguém no hospital pode não estar recebendo nutrição suficiente. Por exemplo, se o corpo requer mais nutrição do que o normal.

Ou quando o corpo não é capaz de absorver os nutrientes que ingerem. Por isso, alguns pacientes precisam receber nutrição através de um tubo inserido no estômago ou mesmo nutrição intravenosa, onde o trato digestivo é completamente contornado.

É importante que a desnutrição seja diagnosticada em tempo hábil. Quando um paciente hospitalizado fica desnutrido, seu tratamento médico e sua recuperação são afetados. Além disso, a desnutrição aumenta o risco de morte, o tempo de permanência e os custos com saúde. Sendo assim, o ideal é que os hospitais identifiquem o problema dentro de 24 horas após a admissão do paciente.

Leia mais:  Homem que sentia dor ao fazer xixi tem bala removida da bexiga após 18 anos

A desnutrição também pode ser resultado de um distúrbio alimentar . A doença pode ser causada ainda por falência de órgãos, infecção grave ou trauma físico, como um ferimento na cabeça. A desnutrição ocorre frequentemente na população idosa, especialmente naqueles com demência ou doença de Alzheimer.

Leia também: Entenda o que é a fome oculta, como pode afetar seu filho e qual o tratamento

Além disso, a perda de dentes e outros problemas dentários, a perda de apetite e o declínio funcional são fatores que contribuem para a desnutrição entre as pessoas dessa faixa etária. Com informações da Academia de Nutrição e Dietética.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Saúde

ANS suspende temporariamente a venda de 39 planos de saúde

Publicado

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 39 planos de saúde de 12 operadoras, em todo o país, devido a reclamações feitas pelos consumidores no terceiro trimestre deste ano. Esses planos já atendem a 1,4 milhão de pessoas que não serão afetadas. A proibição da venda começa a valer a partir de 9 de dezembro.

A medida, divulgada hoje (5), faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento da agência, que acompanha o desempenho do setor.

Além das suspensões, a ANS informou também que liberou a comercialização de 11 planos de saúde de sete operadoras. Eles haviam sido impedidos de serem vendidos anteriormente, mas melhoraram os resultados e, com isso, poderão voltar a ser vendidos para novos clientes a partir da próxima segunda-feira (9), desde que não estejam com a comercialização interrompida por outros motivos.

Veja aqui a lista dos planos com a comercialização suspensa.  

Acesse aqui a lista de planos reativados.

Matéria modificada às 15h37 para correção de informação. A ANS revisou de 56 para 39 o número de planos de saúde suspensos e de 15 para 11 o número de planos liberados.

Saiba mais

Leia mais:  Desnutrição pode levar à morte; entenda a condição e saiba as principais causas
Edição: Maria Claudia
Fonte: EBC Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana