AMM

Mais de 25 mil casas já foram visitadas pelo mutirão

Publicado

A Prefeitura de Sinop segue realizando os mutirões de limpeza para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti da  cidade. Dados da sala de emergência mostram que, de 13 de janeiro até o dia 12 de fevereiro, 48 bairros foram visitados pelas equipes de combate a endemias.

Nesses 30 dias, já totalizam 25.517 imóveis vistoriados e, desses, 920 estavam com foco do mosquito. 492 receberam tratamento com larvicidas e 10.917 das residências estavam fechadas ou tiveram recusa do morador para a inspeção. Os dados, ainda, apontam 107 notificações, 11 multas imediatas e 50 caçambas de lixo retiradas dos quintais domiciliares.

Conforme o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, apesar de muitos não se importarem com o cenário que estamos vivendo em relação à doença, boa parte da população está abraçando a causa e ajudando nos trabalhos. “Além dos nossos mutirões, há uma mobilização por parte da comunidade, já somam 15 bairros que tiveram mutirões comunitários realizados com a iniciativa dos próprios moradores. Os canais de denúncias, também, não param. Somente pelo aplicativo Se Liga Sinop recebemos, neste período, 1.292 ocorrências”, relata o coordenador.

Entre as estratégias traçadas a Prefeitura vem realizando a limpeza de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade, priorizando-as, bem como em valas, valetões e bueiros. No entanto, para que elas se mantenham livres de sujeira e lixo, é preciso que a população não pratique descarte irregular de entulho, pois são potenciais criadouros.

Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.

ATENDIMENTO MÉDICO

Devido ao número crescente de casos de dengue no município, a prefeita Rosana Martinelli determinou que sete Unidades Básicas de Saúde tivessem horário estendido para melhor atender a população. Desta forma, o posto de saúde Violetas fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás, Maria Vindilina II, Menino Jesus, Primaveras e Oliveiras, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

Lembrando que a unidade Menino Jesus funciona como Upinha nos sábados, domingos e feriados. Além da ampliação no horário, essas unidades estão coletando sangue para a realização do exame que diagnostica a doença e entregando o resultado no período máximo de 24h.

O atendimento ao público com suspeita de dengue está sendo de forma contínua e em livre demanda e, se houver a necessidade, o paciente já deve receber, na própria unidade, a hidratação com soro.

Os laboratórios municipais localizados na Avenida dos Jacarandás (CIAMS), Jardim Umuarama II (Rua José Gonçalves) e na Avenida André Maggi (Jd. Violetas) também farão horário estendido para coleta e resultados de exames, sendo das 7h às 17h.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.

Em locais onde forem flagrados focos do mosquito e, de acordo com o grau de infestação, serão lavradas multas de imediato. Em casos considerados menos graves, uma pré-notificação dará tempo para que o morador se regularize, sob risco de ser penalizado quando da realização de uma próxima vistoria pelo poder público.

 

Fonte: AMM
Comentários Facebook
publicidade

AMM

Município será o primeiro a receber o programa de desenvolvimento sustentável no Estado

Publicado

O município de Salto do Céu, localizado na região Sudoeste do Estado, a 350 quilômetros da Capital, será o primeiro a receber o programa Parceria para Ação em Economia Verde. 106 municípios de Mato Grosso com menos de 20 mil habitantes terão o apoio do Programa internacional Page (Partnership for Action on Green Economy), para elaboração do seu Plano Diretor. Salto do Céu conta atualmente com 3.365 habitantes, segundo estimativa do IBGE.

O Coordenador do Programa Page no Estado, Eduardo Chiletto, ressalta que a  proposta é fazer com os pequenos municípios iniciem seu processo de desenvolvimento de forma sustentável, com qualidade de vida, saúde ambiental para todos e saneamento básico, com foco na geração de empregos.“O que a população julgar necessário e pertinente, uma vez que este plano diretor será participativo. Isto é, contará com a participação de toda a comunidade, tanto a urbana quanto a rural”, afirma, explicando que os municípios com população acima de 20 mil habitantes são obrigados por lei a ter o seu plano diretor.  

O mecanismo é fundamental para o planejamento e ordenamento territorial. O desafio é elaborar um plano efetivamente participativo, que contribua para a transformação equitativa e sustentável do município, com geração de empregos, redução da pobreza, preservação ambiental e melhoria do bem-estar de sua população.“Enfim, que implemente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, assinalou.

No município de alto do Céu, o processo teve início em janeiro deste ano, por meio de reuniões e oficinas de capacitação com os moradores. Já foram realizadas reuniões prévias com as lideranças, incluindo o prefeito Wemerson Prata, os secretários municipais, vereadores, empresários e líderes comunitários para definir a melhor forma de abordagem dos moradores urbanos e rurais.

Estão sendo levantadas, por meio de reuniões e visitas a assentamentos, todas as necessidades da população. Entre os temas abordados estão a infraestrutura (habitação, mobilidade e acessibilidade a equipamentos coletivos como hospitais, escolas, centros esportivos, bibliotecas e praças públicas, meio ambiente (áreas de risco e de preservação ambiental). Todas as informações farão parte do diagnóstico municipal.

Após o processo, com o levantamento das prioridades de cada setor da população, partiremos para o plano de ação. Ou seja, como implementar e onde buscar os recursos necessários para implementação do Plano Diretor. A fase final será transformá-lo em lei, junto, obviamente, com a rede de controle estadual, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas.

Raio X –  Localizado na microrregião de Jauru, no Sudoeste de Mato Grosso, o município de Salto do Céu teve sua população reduzida na última década – o censo de 2010 registrou 3.908 habitantes, enquanto pela estimativa de 2019, do IBGE, conta com 3.365 moradores. Sua densidade demográfica é de 2,23 habitantes por km2. Em 2018, de acordo com o IBGE, contava com cinco escolas (uma para o ensino infantil, outra para o ensino médio e três para o ensino fundamental) e 788 alunos matriculados (164 no ensino infantil, 465 no fundamental e 159 no médio).Em 2017, registrou o IBGE, seu PIB (Produto Interno Bruto) total era de R$ 56,857 milhões e PIB per capita de R$ 16.987,13 (respectivamente, 110º e 131º no ranking estadual. PIB formado por Administração pública (39,96%), Agropecuária (29,54%), Serviços (19,78%), Indústria (4,34%) e Impostos (6,38%).

Salto do Céu possui um rebanho bovino de 166.257 cabeças, com 4.221 vacas ordenhadas e uma produção leiteira anual de 8,396 milhões de litros. Produziu, em 2018, 162,4 toneladas de peixes, 2.100 toneladas de milho, 5.29 toneladas de soja e 650 toneladas de mandioca.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Nova Bandeirantes divulga Balanço Geral do Exercício de 2019

Publicado

A Prefeitura Municipal de Nova Bandeirantes – MT, cumprindo os dispositivos legais estabelecidos pelo § 3º do art. 31 da Constituição Federal, art. 209 da Constituição Estadual e Lei Orgânica Municipal, COMUNICA que as CONTAS ANUAIS DE GESTÃO/BALANÇO GERAL referentes ao exercício financeiro de 2019, estão à disposição para exame e apreciação dos interessados, na sede da Prefeitura Municipal de Nova Bandeirantes – MT, nos termos da Legislação pertinente vigente.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana