Momento +

Mato Grosso tem Irã como terceiro destino de exportações

Publicado

O Irã, país em meio a tensão com o Ocidente liderado pelos Estados Unidos, fechou o ano de 2019 como terceiro maior parceiro comercial de Mato Grosso, comprando U$ 770 milhões dos produtores mato-grossenses entre janeiro e dezembro. O número é próximo ao que foi apresentado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em novembro, antes de iniciar o conflito e de o governo do brasileiro declarar-se favorável aos Estados Unidos, o que levou diplomação brasileira em reunião de queixas em Teerã.

Os U$ 770 milhões representam 4,5% da comercialização externa de Mato Grosso em 2019. O valor é 36,8% inferior do que foi destinado aos iranianos em 2018, quando gastou-se mais de U$ 1,2 bilhão em vendas e fez com que os persas fossem o segundo parceiro do Estado Mato-grossense.

Ficando atrás apenas da China, com 31% do mercado comprando U$ 5,2 bilhões, e do Vietnã, com 5% da participação e injetando U$ 851 milhões nos cofres dos produtores. Quase que, o Irã é ultrapassado pela Espanha, rendendo U$ 765 milhões aos mato-grossenses.

Leia mais:  SUÍNOS/CEPEA: Exportações até novembro são recordes para o período

Os números representam a consolidação das exportações brasileiras em 2019 e foram divulgados pelo MDIC. Em cenário nacional, o Irã diminuiu em 2,1% as compras e fechando em U$ 2,2 bilhões. As importações do Irã aumentaram em quase 200% o superávit da balança comercial entre as duas nações perdendo U$ 125 milhões desfavoráveis ao Brasil.

Dentre os produtos brasileiros mais comprados pelo Irã está o milho com 45% da representatividade. A Soja, e seus 37% de participação e a carne representando 10% das vendas. O açúcar marcando 7,5% das vendas.

Comentários Facebook
publicidade

Momento +

Compositores: Os artistas que traduzem sentimentos

Publicado

O que diferencia o homem da maquina são os sentimentos: Amor, paixão, raiva, saudade, tristeza etc; cada um reflete em nosso estado de espirito no dia-a-dia.

As canções refletem  bem esses sentimentos, as melodias nos transmitem vários outros.  Os artistas que compõe essas cancões precisam dominar técnicas, criatividade e sensibilidade. A música tem esse poder de mexer com nosso interior e o compositor quando consegue alcançar a cabeça da população com  a letra perfeitamente intercalada com o som, “cola feito chiclete” na mente das pessoas.

Nem sempre os compositores cantam suas próprias criações, na maioria dos casos ficam escondidos atrás de vozes conhecidas. Muitas vezes estão no nosso meio e a gente não sabe. Na equipe da TV Conquista não é diferente,  um dos colabores responsável por  editar as imagem também anima toda equipe com voz e violão.

Jairo Wanderson diz que desde criança sempre gostou do ramo musical  e do que a musica provoca nas pessoas. Para criar suas cancões ele se inspira no romantismo e na paixão que ronda a vida cotidiana. Claro que ele deu uma palhinha para nossa equipe confira no vídeo abaixo:

Leia mais:  Aceleramos o Toyota Mirai, modelo elétrico que dispensa recarga

Créditos da imagem: Internet

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento +

Incêndio atinge fábrica de ração da empresa BRF em Lucas do Rio Verde

Publicado

Na manhã desta sexta sexta feira(17),  a 13ª CIBM do corpo de bombeiros militar, atendeu a uma ocorrência de incêndio na empresa BRF de lucas do rio verde. Ao chegar no local a equipe identificou que o foco do incêndio se concentrava no segundo pavimento da fabrica de ração mais precisamente em uma das prensas.

O local estava coberto por fumaça prejudicando a visibilidade. Encontrado o ponto exato, foi feita a tentativa de combate usando extintores de CO2 (dióxido de carbono), mas sem sucesso. Desse modo, em seguida, realizou-se o combate por meio do sistema de hidrantes da própria empresa, tendo como agente extintor a água, mas de forma comedida e pontual, evitando causar maiores danos.

O incêndio foi extinto por volta de 8h30min.  Soldado Sena ressalta que “Vale ressaltar a importância do sistema de hidrantes em pleno funcionamento, pois sem o mesmo no local seria muito difícil realizar o combate usando apenas o sistema de bombas da viatura ABT (Auto Bomba-Tanque), pela dificuldade de acesso. ”

Leia mais:  Record TV e R7 destacam a TV Conquista pelo Oscar do Varejo 2019

Oportunamente, cumpre salientar que não houve vítimas e foram apenas danos materiais. Por outro lado, o incêndio não se propagou, ficando restrito somente em uma das prensas do segundo pavimento graças a atuação efetiva dos Bombeiros Militares.

FOTO: 13ª CIBM (Lucas do Rio Verde/MT)

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana