Pesquisar
Close this search box.

MPMT expõe projetos em congresso nacional de tecnologia e inovação

por ANA LUÍZA

publicidade

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério Público de Mato Grosso foi um dos expositores durante a 8ª edição do ExpoJud – Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça, realizado em Brasília (DF) de 15 a 17 de outubro. O assessor de TI sênior Daniel Ribeiro Soares apresentou dois projetos que compõem o portfólio de inovações da instituição baseadas em inteligência artificial, na tarde desta quarta-feira (16).

De acordo com o chefe do DTI, Édipo Avelino dos Santos Palha, a exposição teve como tema “Inteligência Artificial no MPMT: Revolucionando a Justiça com Eficiência e Precisão”. “O MPMT apresentou o Assistente Virtual, que consiste em uma ferramenta que analisa a base de dados de processos, identifica padrões e sugere minutas de denúncias, otimizando o trabalho, aumentando a precisão e a consistência das peças produzidas, e garantindo maior eficiência e qualidade na atuação institucional”, contou.

“A outra inovação apresentada foi o Escriba, que realiza a transcrição automática de áudios e vídeos. Essa ferramenta é especialmente útil para a transcrição de depoimentos, audiências e outras gravações relevantes, permitindo que os promotores e procuradores tenham acesso rápido e preciso ao conteúdo transcrito”, acrescentou Édipo Palha. Segundo o gestor, a ferramenta utiliza técnicas de processamento de linguagem natural para garantir a precisão das transcrições, reduzindo significativamente o tempo gasto em tarefas manuais e aumentando a produtividade.

Leia Também:  Estado acata notificação do MP e exclui exigência de Papanicolau

O ExpoJud é um evento exclusivo para especialistas e autoridades do setor jurídico, voltado para a revolução tecnológica no ecossistema de justiça e sua aplicação em benefício da sociedade, criando um espaço de reflexão sobre os desafios e o futuro do setor em meio ao rápido avanço das inovações digitais. A programação do congresso inclui exposições de instituições e empresas, experiências imersivas, treinamentos técnicos, keynotes e palestras multipalco, cases de inovação na Justiça e trilhas de conteúdo.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Botão WhatsApp - Canal TI