Momento Agro

Aprosoja alerta: atraso no Plantio do Milho pode gerar cancelamento do Seguro Agrícola

Publicados

em


Política Agrícola e Logística

Aprosoja alerta: atraso no Plantio do Milho pode gerar cancelamento do Seguro Agrícola

Milho será semeado fora da janela indicada pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático

26/02/2021

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) orienta os associados que contrataram seguro agrícola para a cultura do milho, que se atentem a janela do plantio, já que de acordo com dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o cultivo do cereal nesta safra apresenta atraso significativo se comparado a anterior, o que pode gerar prejuízos caso haja necessidade de acionar o seguro.

Conforme dados do IMEA, colheita da soja safra 2020/21 apresenta um atraso de 32% em relação ao ano anterior e boa parte do cereal que teria de estar plantado até o final de fevereiro será semeado fora da janela indicada pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), consequentemente, as apólices de seguro agrícola contratadas junto com o custeio da safra, ou à parte, tendem a não cobrir os riscos da atividade, em virtude das regras definidas nas próprias apólices.

Leia Também:  FRANGO/CEPEA: Avicultor tem pior poder de compra frente ao milho em 10 anos

Sendo assim, a Aprosoja orienta seus associados que contrataram seguro agrícola para que atentem-se a janela de plantio do seu município, de acordo com a cultivar escolhida e o tipo de solo da propriedade, e caso identifique que a semeadura ocorrerá fora da indicação do ZARC, que notifique a seguradora e instituição financeira, se for o caso, sobre o agravamento de risco da atividade.

Segundo a entidade, a notificação deve ser realizada em formulário próprio (clique aqui para baixar) e é condição obrigatória para que o segurado não perca o valor do prêmio do seguro, além de não ser indenizado em caso de sinistro. A Seguradora, após notificada, tem 15 dias para se manifestar em relação a sua decisão de cancelar a apólice ou, mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura contratada.

“Produto rural, fique atento! Somente de posse da notificação de agravamento de risco será possível solucionar eventuais conflitos relacionados à cobertura das apólices de seguro”, alerta Aprosoja Mato Grosso.

Fonte: APROSOJA

Propaganda

Momento Agro

FRANGO/CEPEA: Avicultor tem pior poder de compra frente ao milho em 10 anos

Publicados

em


Cepea, 16/04/2021 – Ainda que os preços do frango vivo registrem pequenas altas na parcial de abril, os valores do milho, importante insumo de alimentação da avicultura, apresentam elevações ainda mais intensas, contexto que vem piorando a já difícil situação do produtor de aves. Nesta semana, inclusive, os valores do milho renovaram os recordes reais em muitas praças acompanhadas pelo Cepea. Diante disso, o atual poder de compra do avicultor paulista frente ao cereal é o mais desfavorável em 10 anos. Levantamento do Cepea mostra que, considerando-se a média do frango vivo comercializado nas regiões do estado de São Paulo e a do milho na praça de Campinas (SP), o avicultor de corte consegue comprar, nesta parcial de abril (até o dia 14), apenas 2,93 quilos do cereal com a venda de um quilo de frango, 2,7% a menos que em março e, ainda, a menor quantidade desde julho/11. Fonte: www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

Leia Também:  Setor produtivo pede a AL novo estudo do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA