Momento Agro
HF BRASIL/CEPEA: Apesar de pandemia, exportação de frutas tem bom desempenho em 2020
Clique aqui e baixe o release completo em word.
Cepea, 10/11/2020 – Apesar dos temores iniciais, a pandemia de covid-19 trouxe poucos impactos negativos às exportações de frutas do Brasil. Em volume, todas as principais frutas exportadas superaram os envios médios dos últimos cinco anos – e a maioria, inclusive, registra performance superior à observada em 2019, que já havia sido considerado um bom ano.
Segundo pesquisadores da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, as exportações foram beneficiadas pela demanda aquecida (tendo em vista o apelo da alimentação saudável) e por problemas em alguns países relacionados à pandemia e a questões produtivas.
O dólar valorizado frente ao Real também favoreceu bastante os embarques, já que torna produtos brasileiros mais atrativos no mercado externo. A moeda norte-americana elevada permitiu que exportadores baixassem o preço médio (em dólar), sem deixar de ter boa rentabilidade em Real, mesmo em períodos pouco usuais de embarques. O Brasil, no geral, conseguiu manter sua oferta de frutas, o que estimulou as exportações à União Europeia, a qual, por sua vez, manteve firme a demanda por frutas e vegetais frescos durante a pandemia.
E a equipe da revista Hortifruti Brasil analisou, na edição de novembro da publicação, os impactos da pandemia sobre as exportações de oito frutas: banana, limões e limas, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva. Somadas, essas correspondem por 75% das exportações brasileiras na parcial de 2020 (janeiro a setembro). A edição também traz uma análise do consumo de suco de laranja (a pandemia de coronavírus trouxe um impulso ao consumo de produtos com apelo saudável) e de hortaliças processadas, como batata pré-frita congelada e polpa de tomate (presentes na mesa do brasileiro em períodos de isolamento).
Você também encontra nesta edição:
ALFACE – Clima limita oferta em SP e preço sobe
BANANA – Calorão adianta colheita de prata para outubro
BATATA – Com colheita antecipada em setembro, preço tem forte alta em outubro
CEBOLA – Aumento da oferta aproxima valores das estimativas de custo
CENOURA – Mesmo com preços em queda, rentabilidade segue positiva
CITROS – Estiagem limita qualidade, mas demanda mantém cotação em alta
MAÇÃ – Estoques restritos e demanda firme garantem alta no preço
MAMÃO –Valor do formosa dispara e o do havaí sobe com menos intensidade
MANGA – Preço da tommy fica abaixo do custo pela 1ª vez em 2020
MELANCIA – Apesar de queda em outubro, valor segue em bom patamar em GO
MELÃO – Preços elevados em meses anteriores limitam comercialização em outubro
TOMATE – Com menor ritmo de maturação, cotação sobe
UVA – Mesmo com restrições de qualidade, baixa oferta mantém cotações elevadas em Jales
Clique aqui para acessar a revista completa!
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o mercado de hortifrúti aqui e por meio da Comunicação do Cepea, com a pesquisadora Margarete Boteon: [email protected].

Momento Agro
TRIGO/CEPEA: Baixa oferta interna mantém preço em alta
Cepea, 26/01/2021 – Os preços do trigo seguem em alta no mercado brasileiro. Segundo pesquisadores do Cepea, a sustentação vem da baixa disponibilidade doméstica e do maior interesse – ainda que pontual – de compradores. Além disso, a valorização do dólar também influencia as cotações do cereal, à medida que encarece as importações. Quanto às negociações, estão lentas. No mercado de balcão, colaboradores do Cepea relataram que a sustentação vem da maior intenção de compra por parte das cooperativas, que têm como intuito estimular produtores a comercializar e, assim, liberar espaço em armazéns para a safra de soja. Já no mercado de lotes, o vendedor segue retraído, dificultando a aquisição de matéria-prima por parte dos moinhos que necessitam repor estoques. Fonte: www.cepea.esalq.usp.br
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Projeto prorroga até abril pagamento do auxílio emergencial, com valor de R$ 600
-
Momento +6 dias atrás
Adolescente de 15 anos que assassinou Isabelle Guimarães com tiro no rosto no Aphaville está isolada no presidio feminino do Pomeri
-
Momento Destaque2 dias atrás
Brutalidade: Lixo de 44 anos é flagrado tentando enforcar criança de apenas cinco anos depois de estuprá-la: populares agridem o criminoso
-
Momento Curiosidades5 dias atrás
Homem se arrisca em poço para resgatar cobras venenosas; assista
-
MULHER2 dias atrás
Mãe raspa o cabelo para apoiar filha no tratamento de câncer; veja vídeo
-
Momento Destaque2 dias atrás
Batida de ônibus em BR na manhã desta segunda-feira deixa 14 mortos e 32 feridos dos quais sete em estado gravíssimo
-
Momento Economia4 dias atrás
Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
-
Momento Entretenimento2 dias atrás
Gusttavo Lima posta foto com os filhos e Andressa Suita comenta a publicação