Momento Agro

Impactos da cigarrinha-do-milho nas lavouras será tema de Live

Publicados

em


Defesa Agrícola

Impactos da cigarrinha-do-milho nas lavouras será tema de Live

Pesquisador irá abordar características, disseminação e os prejuízos causados pelo inseto

06/04/2021

Com a cultura do milho em pleno desenvolvimento em Mato Grosso, o produtor rural pode se deparar com um problema: a cigarrinha-do-milho. O inseto provoca doenças conhecidas como enfezamento da planta e virose da risca, ocasionando perda de produtividade. Para tratar do assunto, a equipe técnica de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) vai promover uma Live, na próxima terça-feira (13.04), às 18h, no canal do Youtube Aprosoja MT.

O pesquisador doutor em Entomologia da Embrapa Cerrados, Charles Martins de Oliveira, vai apresentar aos telespectadores quais são as características do inseto-vetor, como se comporta e os impactos causados. “A cigarrinha está amplamente distribuída em todas as regiões produtoras de milho no Brasil. Quando uma lavoura apresenta um grande número de plantas doentes e com alta severidade, os prejuízos na produção de grãos podem ser superiores a 70%”, explicou.

Leia Também:  ALGODÃO/CEPEA: Baixa oferta no spot sustenta preço

Durante a Live, os produtores poderão esclarecer dúvidas e aprender sobre boas práticas agrícolas de manejo dos enfezamentos. “As técnicas adotadas ajudam a reduzir os prejuízos causados e permitem a convivência com essas doenças, já que dificilmente o produtor conseguirá evitar que a cigarrinha-do-milho apareça em suas lavouras”, pontuou o pesquisador.

A gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Jerusa Rech, ressaltou que a demanda pela palestra se deu por conta de várias queixas de produtores em decorrência dos danos causados pela cigarrinha. “O nosso produtor rural sempre será assistido pela Aprosoja. Quando identificamos algum problema na lavoura, temos que buscar soluções. A Live com o especialista na área será uma oportunidade para evitarmos maiores danos à lavoura e, consequentemente, prejuízos na produção”, esclareceu.

Fonte: Marcella Lírio

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Propaganda

Momento Agro

ARROZ/CEPEA: Negociações seguem pontuais; colheita ultrapassa os 80% no RS

Publicados

em


Cepea, 22/04/2021 – Temerosos quanto à dificuldade na venda do produto acabado (beneficiado) aos grandes centros consumidores – especialmente quanto aos custos –, uma parcela das unidades beneficiadoras do Rio Grande do Sul tenta adquirir arroz a valores menores. Porém, muitos vendedores estão afastados do mercado, atentos à evolução da colheita no Rio Grande do Sul, que já ultrapassa os 80% da área total. Nesse contexto, de acordo com dados do Cepea, os preços oscilaram pouco. De 13 a 20 de abril, o Indicador ESALQ/SENAR-RS (58% grãos inteiros, com pagamento à vista) caiu 0,56%, a R$ 86,66/saca de 50 kg na terça-feira, 20. Fonte: www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

Leia Também:  ALGODÃO/CEPEA: Baixa oferta no spot sustenta preço
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA