Momento Agro

Mapa realiza ações de prevenção da mosca-da-carambola no Aeroporto de Boa Vista

Publicados

em


.

 

Foto: Divulgação/Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciou nesta terça-feira (1º) o reforço nas ações de prevenção à dispersão da praga Bactrocera carambolae (Mosca-da-Carambola), com a fiscalização nas bagagens de passageiros dos voos oriundos do Aeroporto de Boa Vista (RR). A ação é realizada de forma conjunta entre os auditores fiscais federais da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR).

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a mosca-da-carambola é a principal ameaça à manutenção dos mercados de exportação já estabelecidos e em constante expansão da fruticultura.

A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância de não transportar frutos e vegetais de áreas com ocorrência da praga que, ao se dispersar, pode gerar inúmeros prejuízos para os agricultores das demais regiões.

Além das ações no aeroporto, a vigilância e o controle de trânsito nas barreiras estaduais da ADERR foram reforçados. A agência estadual é responsável pela fiscalização do trânsito interno do estado, por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Defesa Agropecuária.

Leia Também:  CITROS/CEPEA: Produtor está à espera de chuvas

Controle

No mês de agosto, o Ministério capturou um exemplar da praga da mosca-da-carambola na área urbana de Boa Vista. Foram adotadas todas as medidas previstas nos planos emergenciais de controle da praga, além da intensificação do monitoramento na área delimitada. Até o presente momento, não houve registro de novas capturas.

A mosca-da-carambola é caracterizada como praga quarentenária presente no Brasil, e sua dispersão pode causar grandes prejuízos econômicos. A praga causa danos não apenas na carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras.

O subprograma de Bactrocera carambolae (Mosca-da-Carambola) compõe o Programa Nacional de Combate às Moscas-das-Frutas (PNMF) e visa erradicar a praga no Brasil, com ações de controle de focos localizados nos estados do Amapá, Pará e Roraima.

Informações à imprensa
[email protected]

Propaganda

Momento Agro

FRANGO/CEPEA: Demanda firme mantém preço em alta

Publicados

em


.

Cepea, 18/09/2020 – As demandas internacional e doméstica pela carne de frango seguem firmes. Do lado da oferta, pesquisadores do Cepea indicam que o setor vem operando com produção controlada há alguns meses. Esse contexto tem elevado os preços da carne e, consequentemente, do animal vivo, que, neste caso, atingem os maiores patamares nominais da série histórica do Cepea em algumas regiões. Segundo relatório parcial da Secex, nos oito primeiros dias úteis de setembro, o Brasil exportou, em média, 17,3 mil toneladas/dia de carne de frango in natura, sendo 6,7% acima da média observada em agosto e ainda a segunda maior de 2020 – atrás somente da de fevereiro. Quanto ao mercado doméstico, a elevada competitividade da proteína avícola frente às principais carnes concorrentes (bovina e suína) mantém a boa fluidez das vendas. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

Leia Também:  Diretoria da Aprosoja realiza agenda positiva em Brasília
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA