Momento Cidades

Ação educativa: Câmeras de videomonitoramento flagram motoristas estacionados irregularmente e agentes avisam sobre infração

Publicados

em

 

Gustavo Duarte

 

Clique para ampliar

A Central de Videomonitoramento da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)  constantemente flagra motoristas e motociclistas estacionados em locais proibidos nas ruas e avenidas da Capital. E de forma orientativa, os agentes que atuam nesta central  ligam para os motoristas que estão cometendo alguma infração no trânsito. Mas, para isso, os dados do veículo ou da motocicleta devem estar atualizado junto à pasta de Mobilidade Urbana, caso contrário, agentes de trânsito são acionados para irem notificar o condutor infrator.

Atualmente, 45  câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade com o objetivo garantir maior segurança nas vias da capital. Algumas delas possuem o sistema OCR (leitores ópticos de caracteres), que detectam veículos irregulares, inclusive roubados.  A Capital conta com mais de 150 faixas monitoradas.
“Essas câmeras, além de fazerem o registro de infrações, acidentes e algumas irregularidades, também ajudam na segurança pública da nossa cidade.  O sistema OCR ajuda a Polícia Militar a recuperar carros roubados e ações criminosas. Todas as informações são compartilhadas com a PM”, explicou o secretário de Mobilidade, Juares Samaniego. O banco de dados dos condutores devem ser atualizados no  Departamento de Trânsito do Estado de  Mato Grosso (Detran- MT).

Leia Também:  Stopa recebe embaixadora do Haiti e debate fortalecimento de políticas púbicas voltas aos imigrantes

LUCAS DO RIO VERDE

Após dois anos sem se apresentar ao público, Orquestra Sinfônica Jovem interpreta clássicos do cinema

Publicados

em

 

 

Para deixar de lado o estigma de que orquestra é sinônimo de música erudita, os jovens da Orquestra Sinfônica de Lucas do Rio Verde apresentaram ao público clássicos um tanto quanto diferentes: trilhas de grandes filmes do cinema. O concerto foi realizado na noite deste sábado (27), no Auditório do Pioneiros, e contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, além de vereadores do município.

O programa interpretado pelos 35 jovens da orquestra, alunos das oficinas da Secretária de Cultura, meio pelo qual aprenderam a tocar os instrumentos, contou com releituras de filmes de super-heróis, a magia e encanto de ficções infanto-juvenis e até longas brasileiros consagrados. 

“É uma alegria receber o público no auditório da prefeitura para uma apresentação da nossa orquestra municipal, ainda mais nesse momento, se aproximando das festas de fim de ano, do Natal. É incrível poder ter a satisfação de prestigiar aquilo que é bom, a cultura, a arte”, disse o prefeito Miguel Vaz. 

A secretária de Cultura, Luciana Bauer, contou que os jovens estavam ansiosos pelo desafio de retomar o contato com o grande público, que precisou ser interrompido durante os momentos mais severos da pandemia do coronavírus.  

“É uma noite de muita emoção para esse grupo. É uma juventude animada, comprometida com a arte. Eles estão há muito tempo focados nesse propósito de retornar a se apresentar para a comunidade. Estamos muito felizes em poder dar essa contribuição, o trabalho realizado com muito afinco pela Secretaria de Cultura”, pontuou Luciana. 

“A gente quer agradecer o apoio, confiança e dedicação também dessas famílias. Ainda há muitas produções a serem realizadas. Eles tem muita arte e criatividade para mostrar”, completou a secretária, que adiantou que o grupo marcará presença também na programação natalina.   

“Apresentamos algumas trilhas sonoras de filmes, animações, filmes de época e até alguns recentes. Estávamos ensaiando há quatro meses. Dá trabalho sim de fazer a criançada fazer uma produção legal, mas eles chegaram a um resultado lindo”, destacou a professora Roselaine Rodrigues, uma das regentes da orquestra, ao lado do também professor da Cultura, Elison Nunes.

Leia Também:  Presidente da CNM apresenta pauta municipalista e pede apoio dos prefeitos para aprovação de projetos
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA