Momento Cidades

Alunos de Várzea Grande são premiados em projeto do Ministério Público do Trabalho

Publicados

em

Cinco estudantes da rede pública municipal de Educação de Várzea Grande estão entre os 12 alunos com trabalhos premiados na etapa estadual do Prêmio “MPT na Escola” do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso. A cerimônia de entrega do Prêmio ocorreu nesta quarta (24) e foi transmitido ao vivo pelo canal do MPT no Youtube.

Foram premiados 12 trabalhos produzidos por estudantes do 4º ao 7º ano da rede municipal de ensino. A premiação encerra o Projeto “MPT na Escola 2021”, utilizando a arte para fomentar a participação de gestores municipais de educação, educadores e estudantes em ações de mobilização, conscientização, prevenção e combate à exploração do trabalho infantil e de adolescentes.

Neste ano, alunas e alunos concorreram em 4 categorias (conto, desenho, música e poesia) e foram divididos em dois grupos (Grupo 1, de 4º e 5º anos, e Grupo 2, de 6º e 7º anos). Os melhores colocados de cada categoria receberam medalhas e brindes. Os professores-orientadores e demais servidores das Secretarias Municipais de Educação receberam placas de homenagem e certificados.

Municípios – O Projeto “MPT na Escola” teve adesão de quatro municípios mato-grossenses neste ano de 2021. Apesar das dificuldades e limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, mais de 4 mil alunos e 191 educadores de 25 escolas municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso e Diamantino desenvolveram atividades visando desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais de permissibilidade e naturalização.

Em relação ao Prêmio “MPT na Escola”, apenas o município de Cuiabá não conseguiu concluir as atividades a tempo de participar da competição. Todavia, devido aos resultados positivos alcançados, também foi homenageado durante a cerimônia.

Leia Também:  Governador: "Se com logística desfavorável, MT chegou onde chegou, imagina agora com os fortes investimentos do Governo"

O potencial transformador da iniciativa é reforçado pelo procurador do MPT e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), André Canuto. “A prevenção do trabalho infantil inicia-se durante a educação e formação de cada cidadão, e o melhor lugar para se desenvolver e conscientizar pessoas é a escola. Através da participação de toda a comunidade escolar fomentamos o engajamento e fortalecemos a luta contra o trabalho infantil”, pontua. A ideia é envolver um número cada vez maior de pessoas na luta contra o trabalho infantil e incentivar a aprendizagem profissional.

Para a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, que representou Várzea Grande na cerimônia, a participação dos alunos e educadores do município foi destacada pelo alto nível das produções e resultados obtidos. “O Projeto ‘MPT na Escola’ é uma oportunidade muito valiosa para que nossos estudantes possam conhecer e compartilhar a atuação do MPT na prevenção e combate ao trabalho infantil, reforçando que lugar de criança é na escola. Nossos alunos estão de parabéns pela excelente participação neste projeto tão importante” afirmou.

Confira a lista dos trabalhos vencedores da etapa estadual:

Grupo 01 – alunos do 4º e 5º anos

Conto:

1º Lugar – “Diga não ao Trabalho infantil”

Autoria: Lauriany Vitória Aguiar dos Santos

Escola: EMEB Prof.ª Maria Joana da Silva Almeida – Município de Várzea Grande

2º Lugar – “Os Sonhos De Catarina”

Autoria: Raíssa Estevam dos Santos

Escola: Escola Municipal Castorina Sabo Mendes – Município de Diamantino

3º Lugar – “Trabalho infantil”

Leia Também:  Campanha Vacina Cuiabá - Sua Vida Cuiabá: Confira quais polos estarão abertos neste sábado (27)

Autoria: Bianca de Almeida Vieira

Escola: EMEB Antônio Gomes da Cruz – Município de Várzea Grande

Desenho:

1º Lugar – “Combate ao trabalho infantil

Autoria: Camylle Gabriele Freitas Moura

Escola: Escola Municipal São Domingos – Município de Sorriso

2º Lugar – “Ser criança, ser feliz!

Autoria: Valbert Rafael Patrocínio de Lima

Escola: Escola Municipal Castorina Sabo Mendes – Município de Diamantino

3º Lugar – “Trabalho infantil

Autoria: Eloine Estefani Batista dos Santos

Escola: Centro Municipal de Educação Básica de Sorriso – Município de Sorriso

Poesia:

1º Lugar – “Brasil Melhor

Autoria: Agata da Silva Oliveira

Escola: Escola Municipal São Domingos – Município de Sorriso

2º Lugar – “Trabalho infantil

Autoria: Maria Heloísa de Sousa Machado

Escola: Escola Municipal Castorina Sabo Mendes- Município de Diamantino

3º Lugar – “Trabalho infantil é coisa séria

Autoria: Thifany Nascimento Silva

Escola: Escola Municipal São Domingos – Município de Sorriso

Grupo 02 – alunos do 6º e 7º anos

Desenho:

1º Lugar – “Aprendizagem profissional

Autoria: Mizael Augusto da Silva Padilha

Escola: EMEB Abdala José de Almeida – Município de Várzea Grande

Poesia:

1º Lugar – “Zé Ninguém

Autoria: EvillynLorrainy da Silva Santos

Escola: EMEB Joaquim da Cruz Coelho – Município de Várzea Grande

Música:

1º Lugar – “O jovem aprendiz pode estudar e trabalhar

Autoria: Kenielly Soares Moraes

Escola: EMEB Benedita Bernadina Curvo – Município de Várzea Grande

LUCAS DO RIO VERDE

Após dois anos sem se apresentar ao público, Orquestra Sinfônica Jovem interpreta clássicos do cinema

Publicados

em

 

 

Para deixar de lado o estigma de que orquestra é sinônimo de música erudita, os jovens da Orquestra Sinfônica de Lucas do Rio Verde apresentaram ao público clássicos um tanto quanto diferentes: trilhas de grandes filmes do cinema. O concerto foi realizado na noite deste sábado (27), no Auditório do Pioneiros, e contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, além de vereadores do município.

O programa interpretado pelos 35 jovens da orquestra, alunos das oficinas da Secretária de Cultura, meio pelo qual aprenderam a tocar os instrumentos, contou com releituras de filmes de super-heróis, a magia e encanto de ficções infanto-juvenis e até longas brasileiros consagrados. 

“É uma alegria receber o público no auditório da prefeitura para uma apresentação da nossa orquestra municipal, ainda mais nesse momento, se aproximando das festas de fim de ano, do Natal. É incrível poder ter a satisfação de prestigiar aquilo que é bom, a cultura, a arte”, disse o prefeito Miguel Vaz. 

A secretária de Cultura, Luciana Bauer, contou que os jovens estavam ansiosos pelo desafio de retomar o contato com o grande público, que precisou ser interrompido durante os momentos mais severos da pandemia do coronavírus.  

“É uma noite de muita emoção para esse grupo. É uma juventude animada, comprometida com a arte. Eles estão há muito tempo focados nesse propósito de retornar a se apresentar para a comunidade. Estamos muito felizes em poder dar essa contribuição, o trabalho realizado com muito afinco pela Secretaria de Cultura”, pontuou Luciana. 

“A gente quer agradecer o apoio, confiança e dedicação também dessas famílias. Ainda há muitas produções a serem realizadas. Eles tem muita arte e criatividade para mostrar”, completou a secretária, que adiantou que o grupo marcará presença também na programação natalina.   

“Apresentamos algumas trilhas sonoras de filmes, animações, filmes de época e até alguns recentes. Estávamos ensaiando há quatro meses. Dá trabalho sim de fazer a criançada fazer uma produção legal, mas eles chegaram a um resultado lindo”, destacou a professora Roselaine Rodrigues, uma das regentes da orquestra, ao lado do também professor da Cultura, Elison Nunes.

Leia Também:  Orquestra Sinfônica CirandaMundo realiza concerto neste sábado (27)
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA