Momento Cidades
Autoridades prestigiam posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da AMM
A cerimônia de posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM foi prestigiada por várias autoridades estaduais e nacionais. A cerimônia foi realizada de forma híbrida (presencial e on-line), o que possibilitou uma ampla participação de representantes dos poderes constituídos e entidades representativas q ue defenderam o fortalecimento da AMM e do movimento municipalista.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Glademir Aroldi, parabenizou a nova diretoria da AMM e destacou que os prefeitos da gestão passada enfrentaram um grande desafio com a pandemia e que as dificuldades irão continuar neste novo mandato. Aroldi defendeu a parceria com as bancadas federais para conquistar novos pleitos no Congresso Nacional, além de ampliar a articulação com o Governo Federal para assegurar novos avanços.
O dirigente destacou várias conquistas dos últimos anos, como a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, nova lei de Licitações, além da aprovação do Projeto de Lei Complementar, de autoria do senador Wellington Fagundes, que autoriza a União transferir R$ 65,5 bilhões aos estados e municípios para compensar perdas de arrecadação provocadas pela Lei Kandir. “Neurilan liderou o processo da Lei Kandir em nome do municipalismo brasileiro”, assinalou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, disse que vai trabalhar em apoio à instituição e aos municípios. “Fiquei muito honrado por ter sido escolhido para fazer parte da diretoria da AMM, como presidente de honra. Sou um deputado municipalista e temos que trabalhar para sair da pandemia”, afirmou, defendendo a união dos prefeitos e dos governos federal e estadual.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, falou em nome dos prefeitos na cerimônia. Ele destacou a importância da união dos gestores para superar problemas comuns aos municípios. “Não é fácil ser prefeito, pois são inúmeras as responsabilidades e dificuldades. É preciso a união dos municípios para dividir o peso e uma relação mais próxima para sermos ouvidos na Bancada Federal, Governo Federal e Estadual,”, frisou, ressaltando que os municípios pequenos só serão ouvidos se a AMM estiver fortalecida.
Representantes da Bancada Federal de Mato Grosso também participaram do evento. O senador Wellington Fagundes destacou a aprovação do projeto que destina R$ 65 bilhões aos municípios como reposição das perdas com a Lei Kandir e ressaltou a participação da AMM nessa importante conquista para os municípios. “O projeto é fruto do trabalho elaborado pelos técnicos da CNM e da AMM, que é uma das associações mais organizadas do país”, frisou.
Os deputados federais Rosa Neide, Emanuel Pinheiro Neto e José Medeiros destacaram a atuação da AMM para a conquista de avanços para os municípios e se colocaram à disposição para apoiar as bandeiras da instituição e do movimento municipalista. “Parabenizamos a nova diretoria da AMM, que vai ter um papel relevante para buscar recursos para os municípios”, afirmou o deputado José Medeiros.
Representando o governador Mauro Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, sinalizou para o fortalecimento da parceria entre o Governo de Mato Grosso e a AMM. “Estamos dispostos a discutir com a AMM todas as propostas que são de interesse dos municípios”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Contas, Guilherme Maluf, foi representado pelo auditor Flávio Vieira, que destacou a postura mais orientativa e pedagógica do TCE com as prefeituras. “Em 2021 vamos avançar no apoio aos municípios”, adiantou.

Momento Cidades
Confira as próximas capacitações do Programa CNM Qualifica
A programação de cursos do Programa CNM Qualifica para a segunda quinzena de janeiro e início de fevereiro inclui temas muito importantes para a gestão municipal. A Associação Mato-grossense dos Municípios está mobilizando as equipes das prefeituras para a participação nas capacitações.
Devido à pandemia da Covid-19, todos os cursos serão realizados virtualmente pelo sistema de ensino a distância, através da Plataforma EAD. Os cursos em formato de videoconferência viabilizam as participações de equipes de todas as regiões. As capacitações a distância buscam aprimorar o conhecimento das equipes que atuam nas prefeituras.
Os cursos são voltados para diferentes áreas, sendo Finanças, Planejamento, Contabilidade, Meio Ambiente, Tecnologia e administração. O programa tem como parceiro o Instituto Paulo Ziulkoski. Todas as capacitações são realizadas seguindo o horário de Brasília.
As inscrições estão abertas e são gratuitas para os municípios que são filiados, com um limite de inscrições. No portal www.cnm.org.br, o interessado confere todos os detalhes e regras que definem as gratuidades na participação de representantes de municípios.
Confira a programação:
CNM Qualifica EaD: A importância da municipalização ambiental, sua fiscalização e a estrutura administrativa de apoio ao meio ambiente
Local: Plataforma EaD
Data: 26 a 28 de janeiro
Horário: 14:00 às 17:00
Inscrições: cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/780
CNM Qualifica: Lei geral de proteção de dados
Local: Plataforma EAD
Data: 28 a 29 de janeiro
Horário: 14:00 às 17:00
Inscrições: cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/782
CNM Qualifica EaD: Controle Interno – Aspectos gerais para atuação, padronização e planejamento de ações de controle interno
Local: Plataforma EaD
Data: 01 a 02 de fevereiro
Horário: 09:00 às 12:00
Inscrições: cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/788
CNM Qualifica EaD: 10 medidas para alavancar a arrecadação a partir da Dívida Ativa
Local: Plataforma EAD
Data: 02 de fevereiro
Horário: 09:00 às 12:00
Inscrições: cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/789
CNM Qualifica EaD: Plano Diretor e Legislações urbanas – Fontes de Financiamento e Desenvolvimento Local
Local: Plataforma EaD
Data: 02 a 03 de fevereiro
Horário: 09:00 às 12:00
Inscrições: cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/787
CNM Qualifica EaD: Ações para ampliar a receita do IPTU
Local: Plataforma EAD
Data: 03 de fevereiro
Horário: 09:00 às 12:00
Inscrições: cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/790
CNM Qualifica EaD: Gestão do Agro nos municípios – Caminhos para o desenvolvimento econômico no pós-pandemia
Local: Plataforma EaD
Data: 02 a 03 de fevereiro
Horário: 14:00 às 17:00
Inscrição: cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/769
CNM Qualifica EaD: Desafios e elaboração dos planos de Mobilidade Urbana
Local: Plataforma EaD
Data: 02 a 03 de fevereiro
Horário: 14:00 às 17:00
Inscrição: cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/771
CNM Qualifica EaD: Ética: o Desafio da Atualidade – O que fazer para enfrentar os dilemas de nosso tempo
Local: Plataforma EaD
Data: 04 a 05 de fevereiro
Horário: 14:00 às 17:00
Inscrições: cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/781
-
Momento +5 dias atrás
Corpo de rapaz de 23 anos que morreu afogado em rio de Mato Grosso é encontrado pelo Corpo de Bombeiros há 15 metros de profundidade
-
Momento Economia6 dias atrás
Auxílio emergencial para nascidos em maio começa ser pago hoje
-
Momento Entretenimento7 dias atrás
Victor Belfort relembra irmã, desaparecida há 17 anos: “Volta, Priscila”
-
Momento Destaque5 dias atrás
Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e mais 10 cidades de MT voltam a ser classificadas como de risco moderado para o Covid 19
-
Momento Entretenimento5 dias atrás
Jojo Todynho se revolta com boatos de que estava morta: “Que palhaçada é essa?”
-
NACIONAL5 dias atrás
Diretor responsável pelo Enem morre por Covid-19 em meio a pedidos de adiamento
-
Momento Curiosidades5 dias atrás
Homem é flagrado urinando no metrô de Londres; assista
-
Momento Destaque6 dias atrás
Polícia inicia investigação para apurar o que motivou quebra-quebra em casamento que terminou com o assassinato do noivo